Meu marido tem cardiomiopatia dilatada. Ele tem 35 anos, fizemos vários exames, porém não descobriram

3 respostas
Meu marido tem cardiomiopatia dilatada. Ele tem 35 anos, fizemos vários exames, porém não descobriram nada do vírus que o atacou. Atualmente o tratamento é com remédios, restrição de líquidos e sem exercícios. Existe algum especialista nesta doença? Há algum tratamento experimental em São Paulo?
Todo cardiologista estaria apto, em tese, a tratar a miocardiopatia dilatada. A dele deve ser idiopática, sem causa específica. Uma ressonância pode mostrar se houve focos de lesão viral.
Os medicamentos atuais são muito eficientes e, raramente, o paciente precisa de transplante ou suporte mecânico, como o heartmate.
Os medicamentos são varios obrigatórios e alguns opcionais. Obrigatoriamente, ele deve atingir dose máxima de vasodilatadores (enalapril, losartana, etc), às vezes combinados. Deve suportar doses altas de beta-bloqueadores de terceira geração (carvedilol ou metropolol), associados a ivabradina (Procoralan) se a frequencia cardiaca mantiver acima dos 70bpm. Espironolactone em dose baixa 25mg é consenso. Digitálicos só tem colocação se o ritmo de base do paciente for fibrilação atrial.
Diuréticos são sintomáticos, não mudam sobrevida. Têm utilidade quando o paciente retem liquido nos pulmões ou nas pernas.
Investigação coronária é compulsório.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O tratamento clínico para cardiomiopatia dilatada atualmente avançou muito. Temos um arsenal medicamentoso que podemos lançar mão para manter os pacientes estáveis e com excelente qualidade de vida. Alia-se também a reabilitação cardíaca que é fundamental na melhora da performance cardíaca com excelentes ganhos em capacidade funcional. Um cardiologista experiente pode orientar os melhores caminhos a seguir.
Infelizmente uma boa parte das vezes não se consegue chegar à uma causa definida apesar de investigação extensa. Denomina-se miocardiopatia dilatada idiopática.
O especialista é o Cardiologista Clínico. Existem nos grandes hospitais, serviços especializados nesses casos e na busca por novas alternativas de tratamento.

Especialistas

Leandro Portela

Leandro Portela

Cardiologista

Tianguá

Bárbara Liss

Bárbara Liss

Cardiologista

Fortaleza

Álvaro Augusto Vedana Filho

Álvaro Augusto Vedana Filho

Cardiologista

Lages

Marcelo Lameirão

Marcelo Lameirão

Cardiologista

Rio de Janeiro

Joaquim David Carneiro Neto

Joaquim David Carneiro Neto

Cardiologista

Fortaleza

Tainá Peral Molina

Tainá Peral Molina

Cardiologista

Salvador

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 74 perguntas sobre Cardiomiopatia Dilatada
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.