Meu marido tem 55 anos e foi diagnosticado etravés de biópsia em julho/2017 com câncer de próstata

3 respostas
Meu marido tem 55 anos e foi diagnosticado etravés de biópsia em julho/2017 com câncer de próstata Gleason 8 (4/4). em 02/18 foi realizada a prostatectomia radical videolaparoscópica, apresentou progressão da doença, fez o PET CT, fez a linfadenectomia retroperitonial e o PSA alto. O que fazer?
Pela historia que voce conta ele esta em acompanhamento com um bom oncologista. Em permanecendo o PSA alto após tantos procedimentos o paciente tem no minimo doença bioquímica (só o PSA elevado e agora outros exames de imagem negativos), mas isso reflete, na minha opiniao sobre a evolução rápida deste caso, doença metastática (lembrando que se linfonodos estavam acometidos já se considera estadio IV). Portanto estamos enfrentando provavelmente doença metastática, incurável mas tratável, sendo o próximo passo bloqueio hormonal. Mesmo que exames de imagem negativos, mas PSA elevado, neste caso recomendaria bloqueio hormonal. Ainda, outros testes genéticos/ IHQ tem papel neste caso de paciente jovem com ma evolução, Converse com seu oncologista, que sabe bem dos detalhes da doença e deve estar bem aconselhando a familia. Abracos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,

Pelo que conta seu marido está com uma recidiva bioquímica precoce (aumento rápido do PSA sem doença identificada), levando em consideração que o resultado da biópsia mostrou uma doença mais agressiva (G 4+4), estamos diante de uma provável doença metastática microscópica e o bloqueio hormonal pode ser uma boa opção.
A oncologia vem em constante evolução e cada vez mais temos novas drogas para tratamento do câncer de próstata converse com seu urologista/oncologista!
É um caso de recidiva bioquímica com provável doença micrometastática. Seria interessante uso de hormonioterapia.Inclusive para pacientes com antecedente de doença cardiovascular isquêmica ( infarto , AVC ) há opções mais seguras como Degarelix.

Especialistas

Carlos Petto

Carlos Petto

Urologista

Rio de Janeiro

Mauro Calzolari Borges

Mauro Calzolari Borges

Urologista

Londrina

Márcio Molinari

Márcio Molinari

Urologista

Campo Grande

Kauy Martinez Faria

Kauy Martinez Faria

Urologista, Cirurgião geral

São Paulo

Rayner Dias

Rayner Dias

Oncologista

Muriaé

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 513 perguntas sobre Câncer de próstata
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.