Meu marido sofreu traumatismo cranioencefálico o ano passado e ficou vegetando por 6 meses, ele voltou
11
respostas
Meu marido sofreu traumatismo cranioencefálico o ano passado e ficou vegetando por 6 meses, ele voltou do coma e quando vamos sair ele não sabe qual caminho ele fez, sendo assim não sabe voltar para casa. Neuropsicologia ajuda nesse aspecto?
Em primeiro lugar deve fazer uma avaliação neurológica e neuroimagens cerebrais. A neuropsicologia funciona como uma "fisioterapia" de reabilitação. Mas esse processo precisa também de uma ajuda da Psicologia comportamental.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, bastante. Mais importante realizar uma avaliacao neuropsicologica para verificar funcoes cognitivas com possiveis prejuizos e, consequentemwnte, encaminhamentos adequados a um bom funciobamento diario para seu esposo. Estou a dispisicao.
Sem dúvida um neurologista é o profissional adequado para tratar e acompanhar seu esposo. Deverá ser feita análise das sequelas às lesões e iniciar a compensação medicamentosa.
Boa sorte e forte abraço
Boa sorte e forte abraço
Através da avaliação neuropsicológica será possivel identificar o funcionamento cognitivo de seu esposo e ajudar a traçar um tratamento de reabilitação. Em paralelo é importante fazer acompanhamento com neurologista.
O TCE é associado a perdas cognitivas, e a memória é uma das funções cognitivas mais prejudicadas. A avaliação neuropsicológica vai mapear as forças e fraquezas cognitivas e como os déficits afetam o comportamento. A partir daí eh possível fazer um planejamento de treinos cognitivos adequados ao quadro clínico.
A avaliação neuropsicológica assim como a reabilitação Neuropsicológica tem como principal objetivo ajudar pacientes como seu marido. Identificando as sequelas para a melhor estratégia de tratamento.
A neuropsicologia é uma interface entre a psicologia e a neurologia, que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento. Visa compreender como as lesões, malformações, ou qualquer outro agravo que afete o sistema nervoso causam alterações em diversas áreas do comportamento e da cognição do paciente. Através da avaliação neuropsicológica é possível mapear as habilidades cognitivas preservaras e prejudicadas do paciente e então estabelecer intervenções multidisciplinares eficientes, a fim de melhorar, compensar ou mesmo promover adaptações do paciente às suas limitações específicas, resultando em melhor qualidade de vida.
Pode ser que com o tempo ele consiga evoluir, sugiro que você busque além do médico quero trata, um Acompanhante Terapêutico, para que ele reaprenda, as coisas mais básicas.
Espero que tenha lhe ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Espero que tenha lhe ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Varios profissionais podem contribuir para verificar o melhor desenvolvimento do paciente, neste caso, terapeuta ocupacional, neurologista, neuropsiquiatra, acompanhamento psicoterapêutico dentro outros.
Olá
A Neuropsicologia através de Avaliação específica irá mapear quais as funções mentais (memória, orientação espacial e temporal, raciocínio...) preservadas e as que se encontram com déficits. Uma vez feita a Avaliação Neuropsicológica, o neuropsicólogo poderá montar um plano de reabilitação e/ou de Estimulação Cognitiva, que sim poderá ajuda-lo muito. Naturalmente o seu marido deve ter o acompanhamento de um Neurologista.
Me coloco a sua disposição.
Boa sorte
Um abraço.
A Neuropsicologia através de Avaliação específica irá mapear quais as funções mentais (memória, orientação espacial e temporal, raciocínio...) preservadas e as que se encontram com déficits. Uma vez feita a Avaliação Neuropsicológica, o neuropsicólogo poderá montar um plano de reabilitação e/ou de Estimulação Cognitiva, que sim poderá ajuda-lo muito. Naturalmente o seu marido deve ter o acompanhamento de um Neurologista.
Me coloco a sua disposição.
Boa sorte
Um abraço.
Olá, sugiro que ele faça uma avaliação com neuropsicólogo.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Psicólogo pode indicar o uso de abafador ou deverá encaminhar para um médico neurologista?
- E normal eu não gostar de ter conta físico com minha mãe?
- Olá, ultimamente quando vou a um lugar, ex o supermercado... e tem muita gente, não me sinto bem, me sinto perdida e quando tem barulho (principalmente da moça falando ao microfone) tenho vontade de colocar a mão no ouvido e abaixar .... meus olhos ardem, sinto muito cansaço e quando alguém fala, não…
- Tenho dificuldade em me concentrar, memória ruim, agitação das pernas e as vezes da mão, devo ir num psicólogo primeiro ou psiquiatra?
- Durante o meu Dia a Dia eu fico trabalhando e imaginando coisas.. na minha cabeça tipo vivendo uma vida diferente.. é tipo (exemplo) estou empilhando produtos é vendo o que estou imaginando com os olhos! Mais como eu continuo fazendo o trabalho sem errar.. sendo que naquele momento eu não estou praticamente…
- Quando devo procurar ajuda ao psicólogo(a)?sou muito ansiosa e estressada presiso procurar ajuda ?.
- Ando com uma tristeza que não sai, não durmo direito e só quero está em casa e quando fico só tenho pensamentos ruins, não sinto mais nenhum tipo de alegria, devo ir num psicologo ou psiquiatra?
- Bom dia! Fui diagnosticada com ansiedade e depressão profunda, depois de situações estressantes, estou em tratamento com medicação e terapia a mais ou menos 3 meses, o sintoma principal é a anedonia (não sinto prazer em estudar e trabalhar e em demais atividades que eu gostava muito) parece que a vida…
- Oi tenho 13 anos e vim desabafar aqui e descobri que tenho tdah e eu me culpo muito por isso as vezes penso até em me matar eu queria ter nascido normal queria ser um menino normal mas infelizmente tenho dificuldade de fazer amizades e coisas do cotidiano não uso drogas mais sou viciado em pornografia…
- Olá! Eu tenho uma amiga que há algum tempo atrás a mente dela começou a criar situações/mentiras coisas que ela nunca fez como se fossem fatos e ela acaba ficando desesperada porque não sabe se é verdade ou mentira,o que pode ser?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 111 perguntas sobre Avaliação psicológica
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.