Meu marido recentemente suspeitou que tem asperger, me falou que possuía muitas características que

5 respostas
Meu marido recentemente suspeitou que tem asperger, me falou que possuía muitas características que ele viu em uma pesquisa que ele fez sobre a síndrome. Se procurar um diagnóstico melhorará a vida dele, pois, não existe cura nem tratamento para asperger, estou muito confusa em relação a isto? o que fazer
Sugiro que procure a ajuda de um psicólogo com experiência em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) para confirmação (ou não) do diagnóstico, orientação e tratamento para minimização dos sintomas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Como já disse a colega, o primeiro passo é buscar ajuda profissional para o desenvolvimento de uma hipótese diagnóstica. O diagnóstico diferencial deve ser feito por no mínimo dois profissionais, psicólogo e psiquiatra.

Se confirmada a hipótese, ele pode começar a fazer psicoterapia, não para se curar, mas para melhorar a qualidade de vida.

De qualquer forma, mesmo que Aspenger não seja a hipótese diagnóstica, se seu marido está sofrendo com alguns comportamentos, por que não procurar ajuda psicológica para minimizar a angústia?

Cordialmente,


Fabiana Villas Boas
Sim é importante a procura por um profissional especializado, e se confirmado o diagnóstico, ajuda muito. Pois poderá entender alguns de seus comportamentos, assim como diminuir alguns dos sintomas, através de um tratamento adequado.Também percebo que seria bom para ti esclarecer algumas dúvidas. Um abraço.
Primeiramente devemos tomar cuidar ao acreditar que todo sintoma de algo é um doença que temos. Corriqueiramente pessoas sentem alguns sintomas e procuram no Google e sempre ficam piores psicologicamente por acreditar que têm algo super grave. Avaliação de um profissional é importante tanto para a detecção da patologia como para o acompanhamento se ela for constatada.
Acho que sempre é bom receber um diagnóstico, isso pode fazer com que passe a entender melhor o seu jeito de ser e até a forma de se relacionar com as pessoas próximas. Tenho pacientes que receberam o diagnóstico adultos e se sentiram aliviados, mas cada caso é um caso. De qualquer forma ter algumas caracteristicas não significa ser do espectro. Sugiro passar com psiquiatra e fazer uma avaliaçao neuropsicologica.

Especialistas

Ana Carolina Praça Cirino

Ana Carolina Praça Cirino

Psicólogo

Rio de Janeiro

Denise Achutti

Denise Achutti

Psicólogo

Porto Alegre

Maria Cristina Grupi

Maria Cristina Grupi

Psicólogo

São Caetano do Sul

Fabiana Loureiro de Araújo

Fabiana Loureiro de Araújo

Terapeuta complementar

Juiz de Fora

Herbeth Almeida

Herbeth Almeida

Terapeuta complementar

Macapá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 211 perguntas sobre Síndrome de asperger
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.