Meu marido fez RTU de próstata há 17 dias (estava bem grande - cerca de 98grs). - ficou com sonda por

2 respostas
Meu marido fez RTU de próstata há 17 dias (estava bem grande - cerca de 98grs). - ficou com sonda por 9 dias. Após retirada da sonda arde ao urinar e agora está apresentando incontinencia urinária e continua tomando os remédios de antes da cirurgia (unoprost). essa Incontinencia é passageira?
A cirurgia de RTU (ressecção trans uretral) de próstata, consiste em extrair a parte interna da próstata por via endoscópica (por dentro do pênis). Apesar de não notarmos qualquer “corte” na pele do paciente, internamente existe uma grande “ferida” realizada na operação. Esta área demanda tempo para cicatrização e os sintomas de ardência e leve dor são totalmente esperados para o caso, podendo durar aproximadamente 3 meses. Sobre a incontinência existem vários fatores a serem analisados, sendo difícil de citarmos neste pequeno texto, mas normalmente são transitórios e relacionados a um comportamento inadequado da bexiga (hiperatividade detrusora) que deveria existir previamente, mas acaba se tornando aparente no pós-operatório após a desobstrução da próstata. Em raros casos pode ser permanente, mas esta análise deve ser feita no consultório durante o seguimento com o médico que realizou a operação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A cirurgia de RTU causa alguns incômodos no pós operatório, sobretudo em próstatas com volume bastante aumentado (como no caso do seu marido), porém eles são passageiros. A bexiga estava acostumada a fazer um esforço muito grande para expulsar a urina, pois havia uma próstata obstruindo o canal. Agora essa resistência não existe mais, porém a bexiga faz o mesmo esforço de antes, podendo levar à pequenas incontinências. Com o tempo haverá um remodelamento da bexiga com melhora das perdas urinárias. Em geral não há necessidade de manter o uso do unoprost, porém alguns colegas mantém o uso após a cirurgia para alívio de sintomas.

Especialistas

Igor Franklin

Igor Franklin

Urologista

Teresina

Andre Berger

Andre Berger

Urologista

Porto Alegre

Gustavo Falcão Guimarães

Gustavo Falcão Guimarães

Urologista

Rio de Janeiro

Claudio Amorim

Claudio Amorim

Urologista

Belém do Pará

Matheus Vieira dos Santos

Matheus Vieira dos Santos

Urologista

São Paulo

Daniel Pinheiro Ferreira

Daniel Pinheiro Ferreira

Urologista

Uberaba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 633 perguntas sobre Hiperplasia prostática benigna
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.