Meu marido está em tratamento c/ um Psiquiatra p/tratar transtorno do humor e TDAH. Por indicação

8 respostas
Meu marido está em tratamento c/ um Psiquiatra p/tratar transtorno do humor e TDAH. Por indicação médica, procurei um terapeuta cognitivo comportamental, porém após um tempo de conversa (comigo), ele informou que é MUITO raro uma pessoa ter esses 2 casos juntos.É verdade?Qual melhor tipo de terapia?
Não, não é raro que alguém tenha os dois transtornos. Como a colega disse, devido a prejuízos causados pelo TDAH (problemas no trabalho, na família, etc.) é possível que ocorram transtornos de humor, como a depressão, por exemplo. Ter o acompanhamento psicoterápico junto com o medicamentoso traz ótimos benefícios. Acredito que o tipo de terapia mais indicado seria a Terapia Cognitivo Comportamental, mas o terapeuta, após avaliar o caso como um todo, pode fazer a indicação com mais precisão. Converse sempre com o psiquiatra e tire todas as suas dúvidas. Espero ter ajudado. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na verdade é bastante comum, levando em consideração que o humor e a atenção são processos psicológicos que se relacionam. Busque ajuda de um profissional neuropsicólogo, um psicólogo comportamental ou cognitivo-comportamental. É importante que vocês se sintam seguros com o processo terapêutico.
Em virtude das dificuldades oriundas do transtorno TDAH na vida de uma pessoa que são na área profissional, social, relacionamentos interpessoais, afetivos, nos estudos é possível que o indivíduo apresente transtorno de humor como depressão. A terapia cognitivo comportamental é muito eficaz nestes casos. O terapeuta trabalha elaborando um plano de tratamento individualizado para que o indivíduo tenha melhora dos sintomas apresentados e que este possa ter uma melhor qualidade de vida.
Olá, o TDAH é um transtorno que causa prejuízos em várias áreas da vida de uma pessoa. Ele afeta trabalho, relacionamentos sociais, conjugais, realização profissional, dentre outras. Diante de todas essas dificuldades, pode ocorrer que a pessoa desenvolva algum transtorno de humor como depressão e ansiedade em decorrência da percepção dos problemas advindos do TDAH. Além disso, um dos sintomas do TDAH é a dificuldade de exercer controle emocional,
o que gera a impulsividade, que por si só traz prejuízos. Acredito que o melhor tipo de terapia seja a Terapia Cognitivo Comportamental. É necessário que o psicólogo desenvolva um plano de tratamento adequado para cada uma das dificuldades apresentadas pelo seu marido.
Olá,
Raro não é, pode ocorrer sim. Cada indivíduo tem suas particularidades e pode ocorrer como no caso do seu marido se for diagnosticado. Atendo crianças que são TDAH e tem oscilações de humor e traços de bipolaridade. Isso depende do ambiente, das situações de estresse e uma série de fatores. Acredito que a terapia vai ajudar muito seu marido. Uma equipe multidisciplinar pode sim ajudar vocês nesse processo.
Beijos e boa sorte. ????
Não é raro, na verdade é bastante comum. São patologias que muitas vezes andam juntas. Procure um psicólogo com a terapia que mais se identifica para te ajudar criar estratégias emocionais para lidar com os tais.
Abraços.
Bom dia! Em complemento à algumas informações já apresentadas pelos demais colegas, destaco que é muito importante ter o acompanhamento com um Psiquiatra da confiança de seu marido, para que ele se sinta a vontade em fazer perguntas, principalmente em relação ao diagnóstico e tratamento. Com relação à Técnica Cognitivo Comportamental, não há nenhuma comprovação científica de que possui melhor prognóstico em casos de TDAH, isso é mito. O importante é que ele seja, da mesma forma, acompanhado por uma Psicóloga (o) em quem confie, se sinta acolhido, respeitado e à vontade; independente da linha de segmento da (o) profissional.
Espero ter podido contribuir.
À disposição.
Não é raro.
É bem comum. Melhor reavalia-lo.

Especialistas

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Solange Heckler

Solange Heckler

Psicólogo

Carlos Barbosa

Thais Hernandes Kiesel

Thais Hernandes Kiesel

Psicólogo

Taboão Da Serra

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 441 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.