Meu marido está com um grande problema com a libido, ja foi em dois médicos, os exames de testosterona

11 respostas
Meu marido está com um grande problema com a libido, ja foi em dois médicos, os exames de testosterona e prolactina, estão normais, ficamos sem saber o que está acontecendo, alguem pode nos ajudar?
Bom, partindo do pressuposto que já fizeram exames para buscar uma causa orgânica para tal problema e que nada foi encontrado, pode se tratar de alguma questão psicológica que esteja em evidência, a ponto de tirar a libido e o desejo pelo ato sexual. Nesse sentido, pode ser de grande valia buscar um acompanhamento psicoterápico. A escuta psicanalítica tem muito a oferecer para esse tipo de demanda, podendo, a longo prazo, restabelecer esse elo que aparentemente está rompido nesse momento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Existem muitos motivos que podem causar a perda da libido. Como vocês já eliminaram as possíveis causas orgânicas, acho interessantíssimo que vocês mudem a direção... O que eu quero dizer: vcs já pensaram me psicoterapia? Existem terapias que trabalham exatamente com a perda de libido. Recomendaria que ele buscasse terapia cognitivo-comportamental pois os ganhos são muito notáveis!
Enfim, basicamente a terapia irá ajuda-lo a identificar os pensamentos, emoções, crenças e reestruturá-las!
Espero que vocês consigam superar essa dificuldade!
Qualquer dúvida me escreva por mensagem ou whatsapp!
Bjs!
Descartadas possíveis razões orgânicas, é indicado uma escuta do casal. A libido não desaparece como algumas pessoas pensam. Ela apenas troca de objeto. Sexo é desejo. O sujeito vivi a angustia do objeto que sempre está no outro. Quanto maior é a diferença, maior é o desejo. O sexo é instintivo. O casamento hoje perde o desejo pelo fato de amarem o igual. Faça uma psicoterapia e salve o seu casamento. Abraço
Acredito que um olhar sistêmico em torno da relação do casal é muito importante. O ritmo e o estilo de vida agregado à rotina de trabalho, tomando em conta o nível de estresse laboral pode ser determinante. Um processo terapêutico com Coaching de relacionamento pode ajudar ao desenvolvimento de novos comportamentos, rotinas e hábitos que proporcione uma vida integrada e harmoniosa. À disposição. Um abraço. Você merece ser Feliz.
Olá,
De fato a inibição sexual pode ter relação com questões psicológicas. Em alguns casos isso é até normal pelo foco que a pessoa tem, por exemplo, destinando todo o seu "tesão" para outra coisa da sua vida, como para a arte. Nesses casos é possível o desinteresse sexual, ainda que a pessoa esteja funcional, por assim dizer. Mas aparentemente o caso dele é outro, uma vez que está procurando alguma resposta médica para isso.
A psicoterapia de fato pode auxiliar em lidar com essa questão.Ele precisa estar disposto a investir tempo e seus medos nesse processo. Algo pode sair disso. E, talvez, seja o retorno da libido pela compreensão de algo que no momento ele não compreende (ou compreende pouco).
Atenciosamente.
Concordo com que os colegas escreveram acima e só complemento que um sexólogo pode auxiliar também nesse momento.
Apenas reiterando o que os colegas lhe responderam acima: quando estamos fisiologicamente aptos para determinadas funções, nos resta prestar mais atenção ao que é da ordem psicossomática, ou seja, buscar Psicoterapia para trabalhar as questões que, por ventura, possam estar afetando o desenvolvimento psicossexual do sujeito.
Enquanto casal sugiro que ambos busquem a Psicoterapia:
*Você para saber como lidar e obter informações à cerca da temática em questão.
*Ele para desenvolver autoconhecimento e, consequentemente, encontrar a origem do Sintoma que se apresenta com a "perda libidinal".

Abraços,
Sexo é desejo. Se já foi descartada a possibilidade de ser um problema orgânico podemos considerar a partir do relato que as condições psicológicas podem ser investigadas. Busque a ajuda com foco.A terapia individual associada a terapia de casal seriam alternativas para se investigar esse campo em angústia e melhorar a qualidade de vida de ambos. Quando falamos da condição de objeto nos referimos a fantasia, lugar paralelo do inconsciente. Muitas vezes nos adaptamos a esse objeto de amor. Somos sujeitos de falta e instintivos.Mas por inúmeros motivos que só uma terapia alcançará reprimimos o nosso objeto de amor e a dor somática nos alcança por todas as vias possíveis.
A avaliação hormonal é uma necessidade mas não a única! Deve marcar um andrologista para avaliar as outras causas e assim propor o tratamento adequado! Att
O problema de perda de libido nem sempre está ligado a um fator exclusivamente orgânico. Com um psicólogo pode ser feito um acompanhamento em que haverá uma visão mais sistêmica da problemática, muitas vezes a ansiedade se apresenta devido a falta da libido, também com isso muitos fatores como medo, angustia, afastamento da relação se tornam um agravante para a situação. Com o processo terapêutico é possível averiguar e reaver o prejuízo causado.
Olá! Várias podem ser as causas para a redução ou inibição do desejo sexual. Nesses casos, é sempre importante fazer exames médicos para descartar possíveis causas físicas. Como os exames já foram feitos e os médicos disseram que está tudo normal do ponto de vista físico, isso significa que o problema é psicológico. Algumas questões como, por exemplo, dificuldade de comunicação do casal, assim como estados emocionais de conflito ou estresse podem causar esse problema. É comum que essa dificuldade ocorra como parte de um quadro depressivo. Há várias outras possíveis razões, que podem ser identificadas e tratadas por um psicoterapeuta que trabalhe com foco em sexualidade. Sugiro que ele procure um profissional para fazer uma avaliação inicial. Após isto, um plano de tratamento poderá ser elaborado, com o objetivo de resolver o problema. Espero ter ajudado. Boa sorte!

Especialistas

Carlos Petto

Carlos Petto

Urologista

Rio de Janeiro

Mauro Calzolari Borges

Mauro Calzolari Borges

Urologista

Londrina

Márcio Molinari

Márcio Molinari

Urologista

Campo Grande

Felipe Gonçalves Moreira

Felipe Gonçalves Moreira

Urologista, Cirurgião geral

Curvelo

Kauy Martinez Faria

Kauy Martinez Faria

Urologista, Cirurgião geral

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 473 perguntas sobre Disfunção erétil (impotência)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.