Meu marido é bipolar e adicto e após sucessivas brigas pediu a separação. Ele toma medicação, mas
9
respostas
Meu marido é bipolar e adicto e após sucessivas brigas pediu a separação. Ele toma medicação, mas esta alterado. Ambos fazemos terapia com profissionais distintos. Ele está em depressão e recorre à bebida e às drogas. Pediu pra eu me afastar. Como posso ajudá -lo?
Queremos ajudar as pessoas que amamos e que sabemos que precisam de ajuda, mas se elas não querem ser ajudadas, nada podemos fazer. Existem duas coisas que você mencionou que deixam claro que ele não quer ajuda (ou não quer a SUA ajuda) - ele pediu a separação e pediu para que você se afaste. Talvez você não possa fazer nada por ele, mas pode fazer por você, e está fazendo (sua terapia). Seu/sua terapeuta deverá ajudá-la a aceitar essa situação (dando o espaço que seu marido necessita) e a seguir em frente e priorizar a sua vida. Mesmo assim, você pode deixar claro para ele que quer ajudá-lo e que está disponível para isso, caso ele queira ou necessite.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Minha sugestão é que vocês façam uma psicoterapia de casal, e individual com o mesmo profissional. Sendo assim, vocês poderão trabalhar os conflitos relativos ao relacionamento a dois, bem como questões e conflitos individuais que interfere no casamento, dificultando o relacionamento do casal.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
Dra. Cirene Valadão Psicóloga/ Neuropsicóloga/ Psicoterapeuta de Casal e Família.
Minha sugestão é que vocês façam uma psicoterapia de casal, e individual com o mesmo profissional. Sendo assim, vocês poderão trabalhar os conflitos relativos ao relacionamento a dois, bem como questões e conflitos individuais que interfere no casamento, dificultando o relacionamento do casal.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
Dra. Cirene Valadão Psicóloga/ Neuropsicóloga/ Psicoterapeuta de Casal e Família.
Sugiro tratamento integrado com acompanhamento intensivo. Informe-se com a PACTO. Ele terá todo apoio.
Penso que se ambos estão fazendo terapia, o importante é você dividir essa situação para o seu Psicólogo, que melhor dará um aconselhamento, pois está envolvido em toda a sua situação. Desejo boa sorte!
Concordo com a Fabrícia... e acrescento que talvez a sessão de casal juntos consiga ajuda-los melhor. Por tratarão as mesmas coisas ao mesmo tempo.
Uma outra alternativa poderia ser de você tentar conversar com o/a terapeuta dele, pois talvez ele/ela consiga te nortear melhor sobre como agir, ok?! Desejo melhorar. Abç
Olá! Na cidade onde você vive existe alguma instituição que trabalha com usuários de drogas e familiares? Se sim, quem sabe você não poderia tentar alguma ajuda? Talvez na instituição você encontre profissionais adequados para orientá-la. Acredito que não só o seu marido precisa de ajuda para lidar com as dificuldades dele, imagino o quanto esta situação é difícil pra você também.
Olá! Talvez ele já tenha desenvolvido comorbidade psiquiátrica (depressão + alcoolismo), uma combinação bastante perigosa. Não se afaste. Procure incentivar ao tratamento: psicólogo e psiquiatra. Informe a família dele sobre o problema. Escolha frases do tipo: "Tudo vai melhorar", "Conte comigo", "Como se sente hoje"?
O mais adequado e procurar ajuda especializada multiprofissional para tentar persuadi-lo a retomar o tratamento.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Bom dia! Estou tomando velija 30 mg há 3 dias, durante o dia fiquei muito sonolenta, mas a noite não consigo dormir, fico acordando a noite toda. Gostaria de saber se isso vai melhorar com o uso...
- Já fis vários exames do coração holter eletrocardiograma ecocardiograma e ñ deu nda mais continuo sentindo uma pausa no coração uma atrás da outra, eu so ansiosa tenho muinto medo de morrer a qualquer momento, eu estou tomando cetralina e torest, me ajudem o que eu faço?
- O lítio é um inibidor seletivo (ISRS/IRSN) ou da classe dos tricíclicos?
- Fui diagnosticada com depressão com sintomas psicóticos. O antipsicótico é tomado direto para a vida toda?
- estou tomando zetron 300mg e voextor 10mg todo dia após o almoço, porém sinto um sono absurdo durante o dia e uma indisposição também, é normal?
- Já está fechando um mês que estou tomando 40mg de paroxetina e até agora não melhorei, tenho depressão e ansiedade, será que devo procurar meu psiquiatra para aumentar a dose?
- Estava a 15 dias sem tomar desvenlafaxina, senti os sintomas de retirada todos. Agora consegui renovar minha receita, posso voltar a tomando a mesma dose que estava tomando anteriormente?
- Já faz algumas semanas que tenho problemas para dormir, meu sono só vem às 4 horas da manhã e acabo acordando às 13 horas da tarde. Mesmo dormindo por 9 horas, me sinto cansada e exausta o tempo todo. Eu já conversei com um psicólogo e ele percebeu que é possível que eu tenha depressão. Qual especialista…
- Não sei como sair disso sozinha, achei que conseguiria mas quase um ano se passou desde que perdi o emprego que eu mais amava. Agora sinto pânico absoluto, crises de ansiedade, boca seca, tremores e até pressão alta já tive só de pensar em voltar. Não sinto vontade de nada, só levanto da cama porque…
- Estou fazendo tratamento para depressão, ansiedade e síndrome do Pânico há um pouco mais de 1 ano. Tomo sertralina, amitriptilina e risperidona. Há algumas semanas estou com oscilações no meu humor. Vai desde me sentir deprimida, sem vontade de nada, e horas q estou super bem e disposta. Pode ser recaída,…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1148 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.