Meu marido é bipolar e adicto e após sucessivas brigas pediu a separação. Ele toma medicação, mas

9 respostas
Meu marido é bipolar e adicto e após sucessivas brigas pediu a separação. Ele toma medicação, mas esta alterado. Ambos fazemos terapia com profissionais distintos. Ele está em depressão e recorre à bebida e às drogas. Pediu pra eu me afastar. Como posso ajudá -lo?
Queremos ajudar as pessoas que amamos e que sabemos que precisam de ajuda, mas se elas não querem ser ajudadas, nada podemos fazer. Existem duas coisas que você mencionou que deixam claro que ele não quer ajuda (ou não quer a SUA ajuda) - ele pediu a separação e pediu para que você se afaste. Talvez você não possa fazer nada por ele, mas pode fazer por você, e está fazendo (sua terapia). Seu/sua terapeuta deverá ajudá-la a aceitar essa situação (dando o espaço que seu marido necessita) e a seguir em frente e priorizar a sua vida. Mesmo assim, você pode deixar claro para ele que quer ajudá-lo e que está disponível para isso, caso ele queira ou necessite.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Minha sugestão é que vocês façam uma psicoterapia de casal, e individual com o mesmo profissional. Sendo assim, vocês poderão trabalhar os conflitos relativos ao relacionamento a dois, bem como questões e conflitos individuais que interfere no casamento, dificultando o relacionamento do casal.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
Dra. Cirene Valadão Psicóloga/ Neuropsicóloga/ Psicoterapeuta de Casal e Família.
Sugiro tratamento integrado com acompanhamento intensivo. Informe-se com a PACTO. Ele terá todo apoio.
Penso que se ambos estão fazendo terapia, o importante é você dividir essa situação para o seu Psicólogo, que melhor dará um aconselhamento, pois está envolvido em toda a sua situação. Desejo boa sorte!
Concordo com a Fabrícia... e acrescento que talvez a sessão de casal juntos consiga ajuda-los melhor. Por tratarão as mesmas coisas ao mesmo tempo.
Uma outra alternativa poderia ser de você tentar conversar com o/a terapeuta dele, pois talvez ele/ela consiga te nortear melhor sobre como agir, ok?! Desejo melhorar. Abç
Olá! Na cidade onde você vive existe alguma instituição que trabalha com usuários de drogas e familiares? Se sim, quem sabe você não poderia tentar alguma ajuda? Talvez na instituição você encontre profissionais adequados para orientá-la. Acredito que não só o seu marido precisa de ajuda para lidar com as dificuldades dele, imagino o quanto esta situação é difícil pra você também.
Olá! Talvez ele já tenha desenvolvido comorbidade psiquiátrica (depressão + alcoolismo), uma combinação bastante perigosa. Não se afaste. Procure incentivar ao tratamento: psicólogo e psiquiatra. Informe a família dele sobre o problema. Escolha frases do tipo: "Tudo vai melhorar", "Conte comigo", "Como se sente hoje"?
O mais adequado e procurar ajuda especializada multiprofissional para tentar persuadi-lo a retomar o tratamento.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1148 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.