Meu maior desejo é deixar de tomar clonazepan, mas se fico sem tomar os efeitos são devastadores, como

6 respostas
Meu maior desejo é deixar de tomar clonazepan, mas se fico sem tomar os efeitos são devastadores, como uma pessoa que fica sem a droga acredito eu, pois não consigo andar , não enxergo direito, a boca fica cheia de água, tenho medo da minha própria sombra. como devo fazer?
Olá! Em primeiro lugar, você precisa conversar com seu médico psiquiatra a respeito do uso ou não desta medicação e seguir corretamente a orientação dele. Depois disto, seria importante o apoio de um psicólogo que lhe ajudará a identificar a causa das suas preocupações e medos e como superá-los.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Inicialmente você deve procurar seu psiquiatra para conversar com ele sobre a dosagem de sua medicação e expressar o desejo de deixar de tomar. Provavelmente vai diminuir as dosagens aos poucos até que seu organismo ir se acostumando. Atrelado a isso te indicaria fazer terapia com Psicólogo para entender o por que de sua dificuldade em dormir, o que sente, quais seus medos, ansiedade e etc. Uma boa terapia te ajudará a entender questões que te trazem preocupação e pode te ajudar a resolver problemas que te fazem perder o sono. Espero ter ajudado.
Olá. É importante você conversar com seu psiquiatra para ver "desmame" da medicação, pois deve ser gradual, aos poucos, para que o organismo vá se acostumando com a nova dosagem. Seu organismo está acostumado com uma dosagem X, então diminuir causa efeitos colaterais. Mas atrelado a isso é fundamental você fazer psicoterapia! Através do trabalho com um psicólogo você pode ir trabalhando suas angustias, ansiedades, medos, e isso auxiliará no tratamento.
O Clonazepam é uma medicação da classe dos Benzodiazepínicos. A suspensão abrupta destas medicações pode causar diversos sintomas como os que foram citados. Para evitar-los o ideal é que isto seja feito de forma programada, após avaliação do Psiquiatra.
Melhoras.
Olá, infelizmente o uso do clonazepam e similares ainda é muito comum no Brasil, indo além do que realmente deveria. Essas medicações, como você relata, causam dependência, abuso e tolerância. A pessoa vai precisando de mais doses para obter o mesmo efeito, e quando tenta parar, surgem sintomas como agitação, tremores, ansiedade, palpitação, sudorese e até pensamentos ruins.

A ajuda de profissional especialista é importante para orientar o desmame ou a troca por outro remédio mais adequado.
Olá, a terapia cognitiva-comportamental pode auxilia-lo nesse processo do desmame do medicamento em conjunto com a conduta dada pelo psiquiatra; trabalhando com sua resiliência e capacidade de enfrentamento dos sintomas de abstinência. Att

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1653 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.