Meu joelho saiu do lugar, está muito inchado, o ortopedista disse que é uma luxaçao femoropatelar

4 respostas
Meu joelho saiu do lugar, está muito inchado, o ortopedista disse que é uma luxaçao femoropatelar e encaminhou para um especialista em joelho, mas ja disse que é caso de cirurgia. Será necessario mesmo e como é essa cirurgia?
Cada caso é diferente. O especialista examinara você e analisará seus exames para ver se é ou não caso de cirurgia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Inicialmente, melhor fazer uma RNM para confirmar o diagnóstico e descartar outras lesões associadas (LCA, menisco, corpo livre intra-articular, etc).
Caso seja realmente luxação femoropatelar, se for o primeiro episódio, tenta-se fisioterapia para analgesia e fortalecimento do Vasto Medial Oblíquo.
Se não for o primeiro episódio, fazer uma TC pelo Protocolo de Lyon e realizar o tratamento cirúrgico de acordo com as alterações encontradas na TC pelo Protocolo de Lyon.
Considerando que o seu caso é realmente uma luxação, a indicação absoluta de cirurgia vem a partir da reincidência/recorrência. Num primeiro episódio, pôde-se tentar tratar conservador. A fisioterapia pode auxiliar na condução do caso de maneira conservadora, cuidando não só da inflamação em si, mas trabalhando fatores de risco mecânicos que possam predispor à lesão, como pronação excessiva dos pés, aumento da rotação interna e adução do quadril (movimentos que favorecem o valgo dinâmico do joelho e aumentam as forças lateralizantes sobre a patela), encurtamento da banda iliotibial e retinaculo lateral da patela, fraqueza dos gluteos e do quadríceps... é necessária uma avaliação. Exames por imagem podem demonstrar lesões associadas (como edema ósseo) e também a presença de outros fatores de risco não-modificáveis, como a displasia da tróclea, uma alteração óssea que, se presente, reforça a maior necessidade de tratamento cirúrgico.
A avaliação clínica é soberana.

Em geral quando é a primeira luxação do joelho não há necessidade de cirurgia, caso o ligamento patelofemoral não tenha sido rompido em sua totalidade. Uma boa reabilitação com Fisioterapia especializada deve reduzir as chances de novos episódios. Porém se as luxações ocorrerem mais vezes então a cirurgia é mesmo o melhor tratamento.

Especialistas

Antônio Guilherme

Antônio Guilherme

Fisioterapeuta

Santa Maria

Rogério Prà

Rogério Prà

Fisioterapeuta

Caxias Do Sul

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Luciane Vitorio da Silva

Luciane Vitorio da Silva

Fisioterapeuta

São João de Meriti

Aurélio Santos

Aurélio Santos

Fisioterapeuta

Juazeiro Do Norte

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 89 perguntas sobre Traumatismos Do Joelho
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.