Meu irmão tem esquizofrenia, tomou grandes dosagens de haldol durante alguns anos, mas começou a apr

3 respostas
Meu irmão tem esquizofrenia, tomou grandes dosagens de haldol durante alguns anos, mas começou a apresentar paralisia, suspendemos o haldol, mas só piorou...
O que podemos fazer? Nenhum médico que vimos, resolve...
Boa tarde! Tudo bem? O que piorou? Os sintomas da esquizofrenia ou a paralisia? O tratamento de pacientes esquizofrenicos e da própria psicose quando em associação de sintomas motores pela medicação realmente pode ser desafiador para paciente e médico. Basicamente a medicação reduz a "dopamina que está elevada"da esquizofrenia, mas "dopamina baixa" pode causar dificuldades importantes no movimento. Estou simplificando porque tem os receptores específicos. Mas nesses casos é preciso considerar antipsicóticos de segunda geração ou mais novos que possuem ação mais específica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Sinto em saber do sofrimento de seu irmão. Primeiramente deve ser delimitado o que está chamando de paralisia. O uso de Haloperidol pode ocasionar distúrbios de movimento agudos (como distonias, rigidez muscular, alterações de movimentos de boca, deglutição e fala, dificuldade a marcha, entre outros) e crônicas (como discinesia tardia). Para analisar esse caso, deve ser feito um apanhado do histórico psiquiátrico e todas medicações já utilizadas para tratamento (antipsicóticos) e para tratar sintomas extrapiramidais (efeitos colaterais descritos anteriormente).
Teria que avaliar melhor essa paralisia que seu irmão está apresentando. O uso de Haldol por longa data pode causar discinesia tardia, que costuma ser mais como movimentos de mão, de boca, de pescoço. O uso agudo de Haldol em uma dose relativamente alta pode causar o que chamamos de acatisia, que é uma sensação de travamento, cansaço, mandíbula travada, girar dos olhos para cima, e muita angústia. Ambas as situações quererem tratamento adequado, muitas vezes não adiantando apenas suspender o medicamento.

Outra situação que causa paralisia é por causa da doenca, quando o paciente evolui com catatonia, também requerendo tratamento específico.

Especialistas

Lucas Henrique Barros Gomes

Lucas Henrique Barros Gomes

Psicólogo

Londrina

Marcel Vella Nunes

Marcel Vella Nunes

Psiquiatra

São Paulo

Tamires  Aquino

Tamires Aquino

Psicanalista

Brasília de Minas

Luciane Denti

Luciane Denti

Psiquiatra

Erechim

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 477 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.