Meu irmão foi diagnosticado com TDAH por um psiquiatra aos 40 anos de idade e outro psiquiatra como

2 respostas
Meu irmão foi diagnosticado com TDAH por um psiquiatra aos 40 anos de idade e outro psiquiatra como esquizoafetivo. O que fazer?
Divergências de percepção são comuns na psiquiatria, na maioria das vezes uma consulta não é suficiente para se fechar um diagnóstico e a impressão diagnóstica pode mudar ao longo do tempo e da evolução do paciente.
É muito importante o acompanhamento longitudinal, para que o profissional possa acompanhar o paciente ao longo do tempo, bem como sua resposta a tratamentos.
Há também a possibilidade de um paciente apresentar dois transtornos psiquiátricos.
Para o TDAH existe a avaliação neuropsicológica, que pode ser feita com um neuropsicólogo.
Sugiro que apresente seus questionamentos a um profissional no qual tenha confiança, ele certamente vai poder responder os motivos pelos quais tende mais a um diagnóstico do que ao outro.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Receber diagnósticos diferentes de profissionais diferentes pode ser confuso e preocupante. O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o Transtorno Esquizoafetivo são condições muito distintas com implicações terapêuticas diferentes. Aqui estão alguns passos que você pode considerar para lidar com esta situação: consultar outro aspecialista, avaliação detalhada com histórico de sintomas e exames como neuropsicológico. Se possível, permitir que os profissionais de saúde envolvidos na assistência ao seu irmão se comuniquem ou compartilhem informações pode ajudar a chegar a um consenso ou plano de tratamento mais coerente. É fundamental que seu irmão continue a trabalhar com profissionais de saúde mental para chegar a um entendimento claro de seu diagnóstico e plano de tratamento. A colaboração entre especialistas e o apoio contínuo da família são fundamentais neste processo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.