Meu irmão foi diagnosticado com depressão, e esta tomando antidepressivo e calmante para dormir a 4

9 respostas
Meu irmão foi diagnosticado com depressão, e esta tomando antidepressivo e calmante para dormir a 4 dias. Ele passa o dia todo dormindo e quando acorda, percebemos que ele esta rindo sozinho. Perguntamos a ele do que esta rindo e ele diz de nada. Disse que é o efeito do remédio. Estamos preocupados.
Pelos sintomas que descreve no seu texto, entendo que seria demasiadamente importante buscar nova consulta ou retorno ao Psiquiatra que acompanha o paciente. Sono excessivo e as demais percepções informadas acima deveriam ser relatadas e reavaliadas pelo profissional que o acompanha, bem como, que receitou os medicamentos, para possíveis outras avaliações diagnósticas e de dosagem medicamentosa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O corpo precisa de um tempo para se adaptar às novas substâncias advindas da medicação e esse período leva em torno de 15 dias.
O tratamento antidepressivo medicamentoso passa inicialmente por um período em que apenas os efeitos colaterais aparecem. Isso porque o corpo precisa se acostumar e absorver os novos estímulos que o remédio traz e, durante essa adaptação o corpo fica "confuso" e reage de forma exagerada. Enquanto seu irmão estiver presente, conversando, se sentindo bem e não se incomodar com o excesso de sono, pode ficar tranquila. Caso ache necessário, converse com o medico responsável e tire suas dúvidas.
Costumo dizer que não somente o paciente deve ser cuidado, mas também os familiares. Sugiro a você, refletir e escrever todas as suas dúvidas sobre as medicações e o que esperar do comportamento de seu irmão com este tratamento. Conversar com o médico que o atende e explicar sua necessidade de segurança. O familiar tem uma tendência a estar tão fragilizado quanto o paciente, principalmente quando a doença é do comportamento.
Olá. Tudo bem? Quatro dias é muito pouco tempo para avaliar o resultado dos remédios. As medicações para tratamento de depressão precisam de um tempo para fazerem efeito (como a colega já falou anteriormente) e por enquanto tudo pode acontecer - desde nada mudar, como aparecerem efeitos colaterais e, com sorte, alguma sensação de melhora. Em parceria com o tratamento medicamentosos, é indicado psicoterapia porque é ela que ensina lidar com esses sintomas, entendê-los e considera mudanças - a medicação ajuda a "preparar o terreno" para tais mudanças. Com essa parceria - psicoterapia + tratamento médico, os resultados tendem a ser mais eficazes e até mais rápidos em alguns casos. Boa sorte pro seu irmão. Um abraço!
É importante perguntar ao seu irmão como ele está se sentindo com o uso dessa medicação. Quatro dias é pouco tempo para que o antidepressivo tenha efeito, ao contrário do calmante. Se a medicação estiver dando algum efeito negativo ele irá perceber. Nesse caso é importante voltar ao médico e relatar o que está havendo. Friso que é muito importante no caso de depressão que o paciente também faça psicoterapia. Pesquisas mostram que assim o tratamento tem resultados melhores.
E muito difícil ser efeito dos remédios mesmo que os calmantes já estejam fazendo algum efeito. O importante para os familiares e pessoas próxima e de ficarem atentos com as mudanças que possam ocorrer tanto pelo uso da medicação como pela própria doença. E quando possível relatar ao médico para que este melhor avalie estas mudanças junto com o paciente.
A medicação leva um determinado tempo para fazer efeito , em relação ao que está sendo tratado.
O mais importante neste momento é deixar que seu irmão sinta-se a vontade em conversar com você. Esteja a disposição para conversar com seu irmão, sem julgamentos.
Para melhor possibilidade de sucesso no tratamento da depressão é muito importante que faça psicoterapia , pois de certa forma a medicação interfere nos sintomas , mas o motivo de instalar a depressão a psicoterapia pode ajudar a compreender.
É muito interessante pensar que mesmo comportamentos que aparentemente são positivos (como o riso) quando se apresenta em um contexto que não se espera chama a atenção de quem vê, e você está correta em atentar-se para comportamentos que normalmente seu irmão não apresentava. Para que o bem estar da saúde dele e dos relacionamentos com amigos e familiares possam se equilibrar a orientação é que ele também receba um acompanhamento psicoterapeutico (psicológico) para que, em conjunto com a medicação receitada pelo psiquiatra ele possa reestabelecer o seu bem estar, sobretudo o social que é muito relacionado aos comportamentos.
Apesar de ter poucos dias do uso de medicação, é aconselhável o retorno ao médico, relatar o que ele tem sentido, para uma melhor avaliação. Abraços.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.