Meu irmão fez cirurgia retirou um Glioblastoma pode voltar?

7 respostas
Meu irmão fez cirurgia retirou um Glioblastoma pode voltar?
Na verdade, vai voltar sim. Infelizmente o glioblastoma é uma doença difusa, sendo o tumor mais maligno do corpo humano. Com as mais modernas tecnologias ainda é um tumor incurável, cuja sobrevida após o diagnóstico varias de 3 a 12 meses. É necessário seguimento com equipe multidisciplinar para conferir conforto e qualidade de vida ao paciente apesar da evolução inexorável.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Concordo com a colega. Consulte o mais brevemente possível com um oncologista clínico e um radioterapeuta, levando todos os exames já realizados, a fim de iniciar o tratamento adjuvante.
Infelizmente pode sim. Esse tipo de tumor tem uma capacidade de voltar relativamente grande. Dependendo do caso, recomenda-se completar o tratamento com radioterapia em combinação com temozolamida, porém ainda assim o risco de retornar é alto.
Na verdade, dificilmente a exérese foi completa, ainda que macroscopicamente ela tenha sido, na maioria das vezes ficam células tumorais microscopicas e que portanto acabam crescendo novamente. Necessita de acompanhamento oncológico para tratamentos complementares bem como acompanhamento neurocirurgico com exames de imagem.
Sim! O glioblastoma multiforme é considerado um dos tumores mais agressivos do sistema nervoso central, e mesmo após todos os tratamentos, ele ainda pode retornar!
O Glioblastoma é o tumor primário do sistema nervoso mais comum e também o mais agressivo com alta taxa de recidiva. É importante o tratamento complementar com quimio e radioterapia para controle da doença.
Glioblastoma é um tumor malígno. Pode recidivar.

Especialistas

Tiago Carvalho

Tiago Carvalho

Neurocirurgião

Blumenau

Alexandre Augusto Ramos Cruzeiro

Alexandre Augusto Ramos Cruzeiro

Neurocirurgião

Rio de Janeiro

Thaís Melo de Paula

Thaís Melo de Paula

Neurocirurgião

Uberlândia

Gustavo Bandeira Santos

Gustavo Bandeira Santos

Neurocirurgião

São Paulo

Vinicius Ricieri Ferraz

Vinicius Ricieri Ferraz

Neurocirurgião

São Paulo

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Glioblastoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.