Meu irmão é alcoólatra ta numa clínica de reabilitação a 4 dias da na fase de abstinência teve

4 respostas
Meu irmão é alcoólatra ta numa clínica de reabilitação a 4 dias da na fase de abstinência teve convulsões é normal mesmo tomando remedio para isso?
As convulsões não são raras em casos de abstinência de álcool, principalmente nos casos mais graves de alcoolismo. Geralmente elas surgem nos primeiros dois dias após a interrupção do consumo.
Este é um dentre outros sintomas que caracterizam a Síndrome de Abstinência alcoólica sendo necessário um manejo clínico adequado.
É importante ressaltar que a internação somente não se constitui enquanto a única intervenção terapêutica para o alcoolismo. Faz-se necessário acompanhamento posterior preferencialmente em equipe multidisciplinar, que inclua psicoterapia, grupos de apoio ao paciente e a seus familiares.
Os vínculos sempre devem ser considerados nos quadros de alcoolismo, sendo assim, a escolha por tratamentos que beneficiem também a família têm efeitos positivos na recuperação e reabilitação do alcoolista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. É normal que isso aconteça sim. O corpo está se adaptando a uma nova realidade, a de abstinência, e isso é muito sofrido no início. Se você acredita que ele está sendo bem acompanhado na clínica, procure ficar informado(a) de todo o tratamento. Sugiro que você busque o grupo Al-Anon (Grupo para familiares e amigos de alcoólicos), se ainda não o fez, pois eles têm muita experiência no assunto. Isso poderá ajudá-lo(a) a passar pelo processo de forma mais equilibrada. Boa sorte.
Possível sim, mas se ele realmente está fazendo uso das medicações prescritas na internação isso não deveria estar acontecendo uma vez que, um dos objetivos da internação nesses casos consiste em evitar efeitos da abstinência, o que inclui crises convulsivas. Sugiro uma conversa com a equipe responsável para avaliar melhor o que pode realmente estar acontecendo.
Olá. Vou tentar explicar didática, sem usar termos técnicos, ok? Quando o paciente faz uso de álcool por longo período de tempo, existe uma alteração no "balanço" dos neurotransmissores do cérebro. Como o álcool tem um papel de "inibir" a função cerebral, o neurotransmissor que ativaria o mesmo sistema se mantém sempre "aumentado" para que o nível de consciência seja mantido. Quando o álcool é retirado de forma abrupta, ocorre a retirada da sustância que "inibia" o sistema. Nessa balança, acaba sobrando em grande quantidade o neurotransmissor que ativa o cérebro, levando a inúmeros sintomas da crise de abstinência, inclusive a crise convulsiva. Para isso as medicações que atuam de modo "semelhante" ao álcool, ou seja, no mesmo local de ação, são os que precisam ser usados para evitar as convulsões, não resolvendo apenas utilizar anticonvulsivantes tradicionais. Espero ter ajudado.

Especialistas

Felipe Arruda

Felipe Arruda

Psiquiatra

São Paulo

Alexandre Fonseca Santos

Alexandre Fonseca Santos

Médico clínico geral, Médico do trabalho

Brasília

Danielli Orletti

Danielli Orletti

Especialista em medicina preventiva, Nutrólogo

São Paulo

Charles Rodrigues

Charles Rodrigues

Psiquiatra

Sorocaba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 98 perguntas sobre Alcoolismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.