Meu irmão é alcoólatra ta numa clínica de reabilitação a 4 dias da na fase de abstinência teve

4 respostas
Meu irmão é alcoólatra ta numa clínica de reabilitação a 4 dias da na fase de abstinência teve convulsões é normal mesmo tomando remedio para isso?
As convulsões não são raras em casos de abstinência de álcool, principalmente nos casos mais graves de alcoolismo. Geralmente elas surgem nos primeiros dois dias após a interrupção do consumo.
Este é um dentre outros sintomas que caracterizam a Síndrome de Abstinência alcoólica sendo necessário um manejo clínico adequado.
É importante ressaltar que a internação somente não se constitui enquanto a única intervenção terapêutica para o alcoolismo. Faz-se necessário acompanhamento posterior preferencialmente em equipe multidisciplinar, que inclua psicoterapia, grupos de apoio ao paciente e a seus familiares.
Os vínculos sempre devem ser considerados nos quadros de alcoolismo, sendo assim, a escolha por tratamentos que beneficiem também a família têm efeitos positivos na recuperação e reabilitação do alcoolista.

Olá. É normal que isso aconteça sim. O corpo está se adaptando a uma nova realidade, a de abstinência, e isso é muito sofrido no início. Se você acredita que ele está sendo bem acompanhado na clínica, procure ficar informado(a) de todo o tratamento. Sugiro que você busque o grupo Al-Anon (Grupo para familiares e amigos de alcoólicos), se ainda não o fez, pois eles têm muita experiência no assunto. Isso poderá ajudá-lo(a) a passar pelo processo de forma mais equilibrada. Boa sorte.
Possível sim, mas se ele realmente está fazendo uso das medicações prescritas na internação isso não deveria estar acontecendo uma vez que, um dos objetivos da internação nesses casos consiste em evitar efeitos da abstinência, o que inclui crises convulsivas. Sugiro uma conversa com a equipe responsável para avaliar melhor o que pode realmente estar acontecendo.
Olá. Vou tentar explicar didática, sem usar termos técnicos, ok? Quando o paciente faz uso de álcool por longo período de tempo, existe uma alteração no "balanço" dos neurotransmissores do cérebro. Como o álcool tem um papel de "inibir" a função cerebral, o neurotransmissor que ativaria o mesmo sistema se mantém sempre "aumentado" para que o nível de consciência seja mantido. Quando o álcool é retirado de forma abrupta, ocorre a retirada da sustância que "inibia" o sistema. Nessa balança, acaba sobrando em grande quantidade o neurotransmissor que ativa o cérebro, levando a inúmeros sintomas da crise de abstinência, inclusive a crise convulsiva. Para isso as medicações que atuam de modo "semelhante" ao álcool, ou seja, no mesmo local de ação, são os que precisam ser usados para evitar as convulsões, não resolvendo apenas utilizar anticonvulsivantes tradicionais. Espero ter ajudado.