Meu irmão de 21 anos,esta desempregado e fica a maior parte do tempo na internet. Vive triste e calado.

13 respostas
Meu irmão de 21 anos,esta desempregado e fica a maior parte do tempo na internet. Vive triste e calado. Agora disse que quer ir embora para um estado onde n temos parentes ou conhecidos. Disse que nunca foi feliz na vida dele. E que quer ir embora. Não sabemos mais o que fazer. Não quer ir ao medico
Dada a preocupação familiar, sugiro ser importante um dos familiares mais próximos marcar uma consulta psiquiátrica ou com psicólogo para avaliar a gravidade da situação e realizar possíveis encaminhamentos.

Tente se aproximar do seu irmão e entender melhor o que ele está sentido. É importante que ele confie em você na hora que for falar para buscar ajuda. Infelizmente algumas pessoas rejeitam ajuda por crenças pessoais em respeito ao tratamento com o psicólogo ou psiquiatra. Ter alguém de confiança pra lhe mostrar o contrário é super importante.
Olá. Realmente seu irmão está precisando de ajuda e nestas horas a família tem um papel fundamental. Mas cuidado, pois o que seu irmão menos precisa é de censuras ou recriminação. Ele deve estar passando por um momento delicado de transição e falta de perspectivas. Tente se aproximar dele demonstrando confiança e apoio nas decisões que ele por ventura possa tomar. Quanto mais confiança ele tiver em vocês, mais seguro ele vai estar. Caso necessite, busque ajuda de um profissional que poderá auxilia-los a conduzir o processo da melhor maneira. Tente e seja feliz.
É possivel que seu irmão esteja precisando de ajuda.
No entanto, é necessário que ele tenha o desejo de ser ajudado. É natural que você queira fazer algo para aliviá=lo, deste sofrimento. Sugiro que neste momento converse com ele sobre a importancia de buscar ajuda, se colocando de uma forma compreensiva e acolhedora.
No entanto, a decisão de mudança ou não, cabe somente a ele. E deve ser respeitada, se isso não envolve risco de morte.

Por fim, qualquer forma de ajuda profissional , somente poderá ter sucesso se ele assim desejar.
Boa sorte!
Parece existir alguma dificuldade importante no campo do enfrentamento. O processo psicoterápico o ajudara nesta caminhada; concordo ser importante o familiar tentar aumentar o vínculo com ele, a fim de tornar mais confortável e amigável as relações apartir do lar
É possível que não tenha dado prosseguimento a nenhum objetivo que tenha traçado, pois não havia um interesse genuíno por eles. Ou porque algo esteja te impedindo de ir em busca de seu desejo. Há muitas possibilidades, o importante é fazer um trabalho psicológico para compreender o que acontece, independente de diagnóstico e traçar estratégias para conquistar seus objetivos pessoais e profissionais.
Sem dúvidas sem irmão está precisando de ajuda médica e psicológica com urgência, porém, a aproximação com o familiar as vezes é importante que não seja tão incisiva assim já falando na obrigação que ele tem que ir ao médico. Quando uma pessoa está nesse ponto, o desgaste psíquico e físico é tamanho que pensar em ir até algum desconhecido contar coisas que nem ele sabe direito racionalmente é realmente difícil. Então, aproxime se dele tentando ser empática como irmã e até, conversando sobre o que e porque ele pensa que ir para outro lugar resolveria. Tente não se opor e ficar argumentando, acolha e, por fim, fale da necessidade de ajuda profissional quando sentir maior abertura dele. Precisar ele precisa, mas infelizmente se essa vontade não partir dele não tem o que fazer, a menos que ele demonstre estar em risco para si, como demonstrando ou falando em suicídio por exemplo, o que implicaria numa avaliação de internação, o que não parece ainda ser o caso. Espero ter ajudado.
Olá Boa noite!
Primeiramente antes de procurar qualquer ajuda profissional, procure dar carinho e atenção a seu irmão. O fato de ele estar dizendo que queria ir para algum lugar que não tivesse ninguém conhecido é porque ele deve estar se sentindo não acolhido pela família dele e um pouco de atenção e carinho vai fazer com que ele se sinta mais confiante. E a família é a base de tudo! O fato dele estar desempregado aos 21 anos pode ser umas das respostas para o problema enfrentado, mas com isso vem a sensação de inutilidade e possivelmente cobranças dos familiares e amigos. Dai, vem a sensação de que, estando em outro lugar onde ele não precisa ser aceito, é que ele acha que poderá ter mais força para seguir em frente. O que muitas vezes não é verdade! O fato dele não querer ir ao médico, é porque muitas vezes se associa, ir a médico com estar doente! Aconselhe a procurar uma psicoterapia, pois só ele com apoio da familia é que pode ajudar a conseguir qualquer coisa que ele queira.
O mais importante nesse momento é despertar no seu irmão o desejo de conversar com alguém.
Alguém em quem ele confie pode ajudá-lo a entender que será bom pra ele, procurar ajuda terapêutica, mas é essencial que ele sinta vontade de se tratar.
Vai dar tudo certo.
Abraço
Olá, seu irmão precisa de ajuda. É importante conversar com ele de forma carinhosa e mostrando compreensão do momento difícil que ele está passando. Se ele se sentir mt criticado (e nesse momento várias pessoas entendem tudo como crítica!) pode ficar na defensiva e não querer ouvir o que os outros tem a dizer. Acredito que a família esteja preocupada com esta situação e mostrar isso para ele é uma forma de mostrar carinho. Talvez ele se sinta um peso para todos neste momento e seria bom se pudessem mostrar justamente o contrário e então convencê-lo a procurar ajuda. Espero ter ajudado!
Ele já demonstra um indício que algo não está bem , que há um desconforto.
Indico algum familiar, mais próximo tentar uma aproximação para que possa persuadi-lo a procurar um especialista no caso um psicólogo.

Att : Roberta Araújo
Psicóloga/ Psicanaista
Compreendo a dificuldade que devem passar de convencê-lo a buscar ajuda, já que aparentemente ele se encontra em um quando depressivo e não se prontifica buscar nem aceita a ajuda que oferecem. Reitero a necessidade do encontro entre seu irmão e um profissional: psiquiatra ou psicólogo, para que consigam tirá-lo desta prostração e para que seja possível, o início de um tratamento psicológico contínuo que o ajude a encontrar saídas e novas possibilidades.
Em função da resistência do seu irmão em buscar um médico, converse com ele e sugira que marque uma consulta com um psicólogo. A terapia é uma espaço de escuta sem julgamentos e talvez lá ele se sinta mais confortável para falar sobre seus sentimentos e suas queixas e encontre um direcionamento para a sua vida.