Meu gênero é feminino, e desde que nasci atuo como uma mulher. Porém, não consigo me imaginar relaci

7 respostas
Meu gênero é feminino, e desde que nasci atuo como uma mulher. Porém, não consigo me imaginar relacionando amorosamente/sexualmente com alguém tendo esse corpo, pois não gosto dele, tenho certas inseguranças. Mas com um corpo masculino me sinto segura pensando nisso. Isso pode indicar que eu seja uma pessoa trans?
Explorar a sua identidade de gênero é um processo pessoal e íntimo. Pode ser que você se identifique como trans, ou pode ser algum outro tipo de questão relacionada ao seu corpo no momento, mas apenas você pode chegar a essa conclusão, porém muitas vezes a juda de um profisional pode ser de muito valor. Sentir-se mais confortável com a ideia de ter um corpo masculino pode ser um indicador, mas a identidade de gênero é algo que envolve muitos fatores além do corpo físico.

Procurar orientação de um psicólogo especializado em questões de gênero pode ajudar a esclarecer esses sentimentos. Conversar com outras pessoas que passaram por processos semelhantes ou participar de grupos de apoio também pode ser muito útil.

Não há pressa. O mais importante é que você se permita entender e respeitar suas próprias emoções e desejos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, acredito que uma análise pessoal pode te ajudar no processo de reflexão sobre a origem dessas inseguranças, bem como auxiliar a escutar mais seus desejos e desenvolver a capacidade de validar suas escolhas pessoais.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, pode indicar sim. Vivemos em uma sociedade em que o padrão heteronormativo ainda é muito dominante e há preconceito (explícito ou velado) com pessoas transgêneros. Imagino que o primeiro passo é o autorreconhecimento de quem você é e de qual seu desejo. Daí aos poucos você ganha a firmeza interna para se colocar no mundo de uma forma mais autêntica e para ter relações de mais sentido para você.
Os rótulos (cis, trans, não binário..) são importantes, mas vale pensar também sobre quem você é para além deles, a sua singularidade, que pode ultrapassar as possibilidades de identificação de gênero existentes. A psicoterapia é um bom lugar para cuidar de inseguranças e dos traumas, o que queremos é que você se sinta bem, confortável com quem você é, com o que busca e como se expressa. Aumentando a validação interna, diminui-se a necessidade de validação externa.
Vamos lá! Como você trouxe inicialmente, para podermos clarear, o sexo biológico é o feminino, é uma questão biológica, genética e morfológica. Considerando sexo temos as designações masculino e feminino inicialmente e as pessoas que são intersexo, onde temos um espectro ampliado com relação ao sexo e são pessoas que biologicamente apresentam características diferentes do extremo masculino e feminino. Em segundo lugar temos o gênero, que é uma questão psicossocial, como você vai se identificar frente a sociedade, é parte da sua identidade e é construída ao longo da vida. Consideramos homem e mulher inicialmente, levando em consideração um binarismo. Pessoas que não se identificam com o sexo biológico e o gênero atribuído a este são considerados transgêneros. E por último temos a Orientação Sexual, estamos nos referindo ao desejo afetivo/sexual, que é por quem você irá sentir atração, que pode ser Heterossexual (sexos diferentes), Homossexual (mesmo sexo) ou Bissexual (ambos sexos). Posto isso, vamos olhar pra você, quando traz a questão de não se identificar com o corpo feminino, mas sim com o masculino temos a definição do ser trans. Quando consideramos a vivência da sexualidade é muito importante termos em mente que ela não é estanque, mas sim fluída. Acredito que seja de extrema importância olhar para essas inseguranças corporais, perceber, sentir, vivenciar as diferentes possibilidades de existir e se relacionar. Buscar um auxílio profissional em um ambiente acolhedor e afetivo, sem julgamentos é um primeiro passo para trabalhar essas inseguranças e possibilitará a vivência mais fluída e conectada da sua sexualidade.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 170
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
o ideal seria vc buscar a terapia conjuntamente com um sexólogo para se autoconhecer .
Olá! O ideal é você buscar ajuda psicológica que tem como um dos objetivos o trabalho de autoconhecimento que contribuirá para você entender as suas inseguranças em relação ao seu corpo, sua orientação sexual e poder fazer as suas escolhas de maneira segura. Fico à disposição para contribuir.
Olá! Somente um processo terapêutico poderá fazer com que possa investigar e consequentemente encontrar respostas para essa pergunta, diante disso, aconselho que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível, acolhimento, investigação e avaliação para essa questão. Espero ter ajudado, estou á disposição!

Especialistas

Paulo Cesar Teixeira Ribeiro

Paulo Cesar Teixeira Ribeiro

Psicanalista

São Paulo

Paulo Cesar T Ribeiro

Paulo Cesar T Ribeiro

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Jacson Souza

Jacson Souza

Psicanalista, Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Rafael Oliveira Gomes da Silva

Rafael Oliveira Gomes da Silva

Psicólogo

Rio de Janeiro

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Ravena Arcanjo

Ravena Arcanjo

Psicanalista

Sobral

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 63 perguntas sobre Incongruência de gênero
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.