Meu fillho 1 ano 3 mês está 12 quilo ma alimentação,ele recusa os alimentos mas mesmo assim está eng

6 respostas
Meu fillho 1 ano 3 mês está 12 quilo ma alimentação,ele recusa os alimentos mas mesmo assim está engordando o que faz pra ajudá-lo ?
É importante a avaliação profissional do estado nutricional, da composição corporal e do consumo alimentar do seu filho desde o nascimento, durante a amamentação, introdução alimentar até hoje. Por isso uma consulta é imprescindível, pela particularidade do caso. Sem dúvidas, é uma fase que precisa de cuidados por ser momento de crescimento, desenvolvimento do paladar, hábitos, etc. O que eu posso te indicar é: sempre que possível ofereça a maior variedade de alimentos, entenda quais texturas e sabores ele mais gosta, sente-se na mesa para uma refeição juntos, tenha horário para as refeições e que sejam momentos de prazer e leveza. É importante oferecer um cenário de boa relação com os alimentos!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É importante entender se a oferta que ele aceita não é de alimentos ricos em calorias e, também, se não há algum problema de saúde envolvido. Vale buscar auxílio clínico e nutricional, se possível.
Olá tudo bem?
É importante procurar ajuda profissional do nutricionista para avaliarmos o caso clínico geral do seu filho.
Tem alguns pontos a serem observados num primeiro momento: ele faz natação para criança? Ele só aceita alimentos mais calóricos? Mesmo recusando alimentos, o que ele come é em quantidade?
Como afirmei acima, é importantíssimo procurar auxílio profissional pois seu filho está na fase de desenvolvimento de paladar e hábitos.
Espero ter ajudado, abraço
Olá…a partir de 1 ano de idade as crianças apresenta uma desaceleração no crescimento, e passa a desenvolver habilidade cognitivas, portanto a necessidade calórica é automaticamente ajustada. A preferência por alimentos que saciam, e tem uma absorção mais rápida (alimentos calóricos) está em evidência. Desta maneira, é importante observarmos as necessidades da criança e desenvolver uma rotina alimentar para tais necessidades. Dar opções de preparações que irão ajudar nessa saciedade, ofertar opções diferentes de líquidos, como suco, água e leite, estabelecer horários de mamadas, e estimular a criança para o desenvolvimento motor e atividades que utilizam as habilidades corporais. O nutricionista irá desenvolver estratégias parentais para que esse peso fique estagnado e o ajuste calórico seja consciente! Espero ter te ajudado! Um abraço da Nutri
Olá! Avaliando pelo Gráfico de crescimento da OMS, peso para idade, ele se encontra em sobrepeso, porém o ideal seria passar em consulta com um nutricionista, pois vários parâmetros precisam ser avaliados como quais alimentos estão sendo oferecido, de que forma estão sendo preparados, qual a rotina alimentar da família, se existe alguma questão sensorial envolvida,... Espero ter ajudado!
Se o seu filho está ganhando peso de forma saudável, mesmo que recuse alguns alimentos, isso pode ser menos preocupante. No entanto, é sempre bom garantir que ele receba uma dieta equilibrada para promover um crescimento e desenvolvimento saudáveis. Aqui estão algumas sugestões para ajudar a melhorar a alimentação do seu filho:

Ofereça Variedade de Alimentos: Tente oferecer uma variedade de alimentos nutritivos em cada refeição. Inclua frutas, vegetais, proteínas magras, laticínios e cereais integrais. Isso ajuda a garantir que ele obtenha uma ampla gama de nutrientes.

Seja Criativo na Apresentação: Às vezes, a apresentação dos alimentos pode influenciar o apetite das crianças. Experimente fazer pratos coloridos e atraentes para tornar as refeições mais interessantes.

Envolva a Criança no Processo: Permita que seu filho participe na escolha e preparação dos alimentos sempre que possível. Isso pode aumentar o interesse dele pela comida.

Horários Regulares de Refeições: Tente manter horários regulares para as refeições e evite lanches frequentes entre as refeições. Isso ajuda a criar uma rotina alimentar saudável.

Evite Forçar a Alimentação: Forçar uma criança a comer pode criar associações negativas com a comida. Respeite os sinais de fome e saciedade do seu filho.

Consulte um Pediatra ou Nutricionista: Se você estiver preocupado com a alimentação do seu filho, é sempre uma boa ideia consultar um pediatra ou um nutricionista. Eles podem fornecer orientações específicas com base no crescimento, desenvolvimento e necessidades individuais da criança.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.