Meu filho tomará a primeira dose da vacina da Influenza aos 6 meses. Verifiquei que o intervalo míni

2 respostas
Meu filho tomará a primeira dose da vacina da Influenza aos 6 meses. Verifiquei que o intervalo mínimo para a segunda dose é de 3 semanas. Agora gostaria de saber qual é o intervalo máximo, visto que ele fará um exame com sedação que possui uma orientação de não se vacinar nem 20 dias antes, nem 7 dias depois.
Muito obrigada.

Então, em resumo:
Qual é o intervalo máximo entre as 2 doses da primeira aplicação da vacina Influenza, aos 6 meses?
O esquema de vacinação em duas doses com intervalo de 4 semanas é para garantir um melhor efeito imunológico na resposta da vacina, na primeira dose. Não existem estudos que comprovem que se o intervalo for maior do que 4 semanas, haveria esse efeito de estimulo. No caso do seu filho o melhor seria melhor atrasar a primeira dose e vacinar depois do procedimento que necessita de sedação e fazer as duas doses nesse intervalo de 4 semanas. Não teria problema em atrasar nesse caso, considerando o risco de efeito colateral da vacina interagindo com a sedação e o risco de não ter uma resposta vacinal adequada se o intervalo for maior do que 5 semanas entre as doses.

Não há um intervalo máximo estritamente definido, mas é recomendado que a segunda dose seja administrada o mais próximo possível do intervalo mínimo para garantir uma proteção adequada.

Dado que seu filho fará um exame com sedação, você pode esperar até que seja seguro vaciná-lo novamente. Planeje a segunda dose logo após o período recomendado de espera, após a sedação e recuperação.