Meu filho toda vez que vê uma pessoa fantasia ele fica com muito medo ele corre não importa onde ele

21 respostas
Meu filho toda vez que vê uma pessoa fantasia ele fica com muito medo ele corre não importa onde ele esteja e depois do medo ele fica com vontade de vomitar isso é normal
Olá,
Não é normal, seria importante procurar fazer uma avaliação psicológica com o intuito de aprofundar e trabalhar essa questão que gera tanto desconforto.
Boa sorte

Independente da idade da criança, não é normal. Sentir medo é um mecanismo de defesa do ser humano o qual necessitamos para nossa sobrevivência. A questão é a intensidade. Associado com sintomas orgânicos (suor excessivo, tremores, vômitos, tonturas) merece uma atenção ainda maior. A avaliação Psicológica com crianças utiliza recursos lúdicos (brinquedos, desenhos) para que ela possa expressar o que não consegue dizer. Com isso pode surgir esse medo assim como outras questões que ela não demostrou de forma bem clara. Uma entrevista com os pais para acolhimento e averiguar todo o desenvolvimento da criança desde a gestação até os dias atuais faz parte do processo. Depois, uma terapia para que ele possa criar recursos emocionais para lidar com essa e outras situações ou questões. Um abraço!
Olá !
Esse comportamento não é normal e pode trazer diversos prejuízos para o seu filho.
Procure um psicólogo infantil para fazer uma avaliação e identificar o que representa esse medo de fantasias.
O acompanhamento adequado pode ajudar o seu filho a se expressar de forma mais assertiva e com isso lidar melhor com a situação.
Realmente, parece estar ultrapassando o limiar do medo e chegando à fobia. Eu ratifico as recomendações de procurar um psicólogo infantil para iniciar uma terapia para seu filho.
Este medo provavelmente está relacionado a algum trauma. Quando o gatilho deste trauma é ativado através de situações como as citadas por você, o corpo irá funcionar como uma consequência natural do que se passa na mente “expulsando” o que não é possível de lidar no momento. Identificando e tratando o(s) trauma(s) e as vias das dores expressas pelo corpo, há grandes chances do seu filhote ficar bem. Esta é uma linha que pode ser enriquecida obviamente via tratamento. Um grande abraço!
Quando chega ao nível físico, projetado pra fora do limiar consciência, se torna um possível problema.
Olá! Que tal procurar uma consulta psicológica?
Esses comportamentos já indicam prejuízo significativo na interação com o estímulo citado (pessoa fantasiada[?]). Seria interesse levá-lo a um psicólogo comportamental que atenda público infantil para avaliar se já se trata de uma fobia. No mais evite que ele se exponha a situações inesperadas do tipo com os estímulos que antecedem o estresse e medo.
A vontade de vomitar pode ser ocasionada por várias coisas e é preciso entender o que o leva a fazer isso, se é ver alguém fantasiado ou outras coisas.
O ideal seria aprofundar a escuta e entender mais sobre o medo do seu filho. Uma possibilidade é fazer uma sessão com um psicoterapeuta para entender melhor sobre esse medo. Crianças sinalizam muitas vezes no corpo quando tem algo que precisa ser cuidado, os vômitos podem ser esse sinal de que algo não está bem e por isso é importante investigar melhor.
Boa tarde! Esse medo não está mais dentro de um patamar normal. É importante que busque por psicoterapia infantil, pois através do lúdico será possível entender o que está se passando com o seu filho e está por trás desse medo todo e acaba sendo sinalizado inclusive por uma via física quando ocorrem os vômitos.
Espero ter ajudado.
Fico à sua disposição para possíveis dúvidas.
Abraços.
Olá. Isso é sinal de que, no seu inconsciente, ele está fazendo uma associação equivocada entre o que ele vê (pessoa fantasiada) e a repetição de um evento traumático. É um medo fóbico, assim como pessoas que tem um medo irracional de aranhas, altura, cachorros, etc. Supondo que seja uma criança, aconselho que busque um psicólogo infantil. Esse tipo de questão não é acessível pela fala direta. Não basta conversar com a criança, é preciso entender a sua própria linguagem e universo psíquico. Algo que um especialista da área está preparado para fazer. Abraço!
Bom dia, você não disse qual a idade do seu filho, eu particularmente não gosto muito desta palavra "normal", o que pode ser normal para um não é para o outro, agora claro se isso o afeta de uma forma que o impede de participar de algumas atividades seria interessante buscar uma terapia para ver o porque deste medo, agora eu tenho 48 anos e tenho PAVOR de barata kkkk
Espero ter ajudado!
Abraços!
Olá! Importante entender primeiramente a idade da criança. O medo é normal, mas tem que cuidar quando ele está afetando a vida da criança. Seria interessante entender mais profundamente o que está ocorrendo com seu filho. Sessões de terapia podem ajudar a criança e a família a superar esse obstáculo. O vômito, significa uma somatização do aspecto psicológico que ele está enfrentando que é o medo exacerbado. Sugiro terapia! Espero ter ajudado!
Olá! Não é um comportamento normal. Mas, preciso perguntar: Quantos anos tem seu filho? De qualquer forma, o melhor seria consultar um profissional para melhor avaliação do comportamento.
Bom dia. Obrigado pela pergunta. Bem, se o sentimento de medo aparece, é importante que isso seja acolhido pelos pais. A razão por esse comportamento pode ser as mais variadas possíveis na verdade... Se isso é algo que se repete no dia-a-dia e é algo impeditivo para a criança, a psicoterapia é recomendada. Não sei qual é a idade de seu filho, mas dependendo da faixa-etária, esse medo pode ser algo "esperado" para sua idade. Enfim, dependeria de uma investigação mais próxima.
Até mesmo é importante perguntar: Como tem sido para você lidar com essa situação do seu filho?
Espero te ajudado. Grande abraço!
Olá! É preciso fazer uma consulta para avaliar melhor esse caso, mas esse medo pode estar relacionado a sintomas de ansiedade. Se constatado isso, é fundamental para criança ter o acompanhamento psicológico adequado.
Olá! O medo faz parte da natureza humana. É um estado emocional que ativa os sinais de alerta do corpo diante dos perigos e uma importante etapa do amadurecimento afetivo. No entanto, baseado no seu relato, seu filho tem sentido um medo exagerado, causando somatização (vômitos). A falta de medo expõe a criança ao risco e o excesso dele faz com que ela se feche, numa espécie de prisão sentimental. Identificar a origem ou mesmo a existência do medo infantil exige dedicação. O ideal é procurar ajuda de um Psicólogo para entender o que está se passando com seu filho. Estou à disposição para qualquer dúvida. Espero ter ajudado.
Olá
Provavelmente o seu filho está sofrendo ansiedade, o vomito é um dos sintomas da ansiedade. Ele deve ter associado a fantasia ao perigo, sente que está em risco, ou que aquilo é ruim. Diante da situação então "pessoa de fantasia", ele apresenta pensamentos negativos "ela vai me pegar, estou em perigo" e sintomas ansiosos ( enjoo e vomito). Seria interessante trabalhar em terapia essa dificuldade, visto que não adianta os pais, ou outras pessoas próximas afirmarem que "não é perigoso", ou que é "só um homem fantasiado", a criança vai precisar desconstruir esse pensamento por ela mesma, o profissional mais indicado é o terapeuta cognitivo comportamental.
Me coloco a disposição para ajudá-la com outras dúvidas.
Seu filho pode estar vivenciando algum tipo de situação de ansiedade associada com a pessoa que veste fantasia. A fantasia em si pode ser o foco principal (medo de palhaços, por ex) ou apenas uma representação simbólica da criança. Tudo isso pode ser investigado nas sessões de ludoterapia, onde através do "brincar" a criança expressa suas emoções e sentimentos de maneira mais natural sem criar maiores resistências.
Bom dia. O medo é um sentimento inerente ao homem, no entanto quando acontece em excesso dever ser verificado as causas. Sugiro uma avaliação com um profissional qualificado. Abçs!