meu filho tem um ano e 10 meses, faz contato visual significativo,responde quando é chamado,porém não

15 respostas
meu filho tem um ano e 10 meses, faz contato visual significativo,responde quando é chamado,porém não interage com outras crianças mesmo indo pra creche todos os dias, brinca e ri com os pais,mas fala apenas palavras isoladas e aponta para as coisas,é muito ativo,estou muito aflita o que pode ser?
Acredito que poderia buscar um Neuropsicólogo para uma avaliação mais específica.

Att. Daniel Lataro De Robbio

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Ser muito ativo é tão relativo. A princípio é normal que uma criança dessa idade seja bem ativa, está no auge do conhecimento das coisas que a cerca.

Sugestão quanto à fala: quando ela pedir algo, estimule-a a dizer o que ela quer no lugar de ir direto e dar solução. Mostre figuras com desenhos simples, grandes e coloridos (bola, boneca, dedo, meia, etc), fale a palavra e peça para ela repetir. Se você fizer isso durante um mês todos os dias (aproximadamente) e não notar NENHUMA evolução, aí sim, procure um profissional.
Abs
Olá minha senhora!Procure um profissional que trabalhe com a clinica da antecipação do sujeito, que tem foco psicanalitico.Seu bebê precisa urgente desse olhar clínico. Antes que esses sinais se instalem definitivamente inviabilizando o desenvolvimento de um sujeito saudavel!Aqui em Fortaleza temos alguns profissionais que são psicanalistas que podem lhe ajudar. Esqueça esse nome hiperatividade!
Para uma criança de 1 ano e 10 meses o que apresenta me parece ser normal. Antes dos 3 anos não existe socialização, isso quer dizer que a criança brinca sozinha. Responde quando é chamado, faz contato visual, é ativo, o que entendo que se interessa pelo mundo ao seu redor, ri, se comunica por meio de palavras isoladas (o que é normal para idade!). Seria interessante você se atentar aos motivos que lhe fizeram ficar aflita: a partir de quais indícios você se pautou? Vivemos num mundo de extrema competição e rótulos. Fique atenta para não se deixar levar... Recomendo que busque leituras sobre o que é comum a cada faixa etária. Converse também com o pediatra de seu filho, ele é um profissional capacitado para conversar sobre essas questões.
Olá! Essas características citadas não são suficientes para que seja possível dizer se há algo de errado ou não com seu filho. Pode ser que seja o tempo dele para desenvolver certos aspectos, da mesma forma que pode ser alguma dificuldade no desenvolvimento que exija acompanhamento profissional. Para que você se tranquilize, seria muito bom levá-lo a um profissional especialista em desenvolvimento infantil, tal como um neuropediatra ou psicólogo infantil. Esses profissionais poderão avaliar o caso e, se necessário, fazer os encaminhamentos para um trabalho multiprofissional. Além de um olhar atento para o desenvolvimento do seu filho, esses profissionais poderão auxiliar a família na melhor forma de lidar com a criança no dia a dia, sempre pensando no bem estar e no desenvolvimento adequado para as condições dele.
Tomando esses cuidados, você ficará menos aflita e terá a tranquilidade necessária para cuidar de seu filho. Espero ter ajudado, um abraço!
Olá
Em primeiro lugar vc deve observar o comportamento diário dele ( rotina em casa e na creche) peça pra profa. Anotar o dia da cca e anote vc tb.. assim vc terá uma noção melhor do q está acontecendo.
Cada criança tem seu próprio ritmo ... mas como ele.tem apenas 1 ano e meio recomendo que procure um especialista para q seja feita uma avaliação global onde serão analisados todos os aspectos e sintomas apresentados pela criança.
Vale a pena lembrar que existem vários profissionais especialistas em desenvolvimento infantil, procure um q vc goste (neuropsicologo ou neuropsicopedagogo ).A avaliação e intervenção são de suma importância nesse caso.

Estimule mto seu filho .. qdo ele pedir algo somente apontando para o objeto ..fale o nome do objeto e peça para q repita (mesmo q errado) fale sempre .o nome de tudo q estiver ao redorbda criança .. nunca tente adivinhar o q ele está pedindo sempre peça para q fale o q deseja...
Muito perigoso definir como déficit de atenção nesta idade pois pode até ser um comportamento normal. Mais importante seria ter uma observação mais atenta, incluindo exame físico e comportamental por mais tempo, talvez com parecer de especialistas (fonoaudiólogo, por exemplo).
E muito cedo para diagnosticar uma doença, concerteza o seu filho está muito estimulado, por isso ele está mais agitado, tente propiciar um ambiente mais calmo para ele, e ver se ele fica mais tranquilo.
Primeiramente, eu não compreendi o porque de levantar a hipótese de TDAH para uma criança de 10 meses. O termo está sendo usado aleatoriamente devido à sua grande divulgação, mas não quer dizer que todas as crianças tenham, muito menos tão novas. A interação, pelo seu relato, não ocorre apenas na escolinha, mas será que o ambiente ainda não está familiar para ele? Antes de rotular seu filho observe o seu desenvolvimento cuidadosamente e sem interferência da expectativa dos pais em relação ao filho. Ele não apresenta sequer os sintomas de autismo, sendo assim, para que não continue na dúvida, eu sugiro que procure por neuropediatras que poderão fazer exames e deixá-la mais tranquila.
Com ás informações que a senhora relatou é difícil dizer se há algo com seu filho ou não, por que cada criança tem seu ritmo e interação, porém te aconselho a procurar um auxílio de algum profissional de confiança.
Para ser retirada todas as suas dúvidas e que você entenda e se tranquilize.

Obrigada.
Procure um neuropediatra sério e de confiança. Ele fará uma avaliação clínica, com observação, entrevista e solicitação de exames pertinentes, além de solicitar a avaliação de outros profissionais, como fonoaudiólogos e neuropsicólogos. É necessário entender o funcionamento de toda a dinâmica da família, da criança, conhecer o desenvolvimento infantil e fazer exames para entender o que está acontecendo com seu filho.
Como a criança apresenta atraso na fala, primeiramente indico que procure um FONOAUDIÓLOGO para realizar avaliação e os encaminhamentos necessários.
Calma mãe! Tranquilize-se! Seu filho ainda é um bebe e terá todo o tempo para desenvolver suas habilidades.
Continue observando, mas sabendo que cada um tem o seu tempo.
Espere até os 3 anos para buscar ajuda de profissionais. Enquanto isso, estimule-o bastante a falar o nome das pessoas, brinquedos, necessidades como: água, papa, suco.. palavras pequenas com seus significados mamãe, papai, vovó, titia.... enfim....
Brincar também desenvolve muito. Utilize brinquedos de empilhar, montar, bola, carrinho...
Brinque muito com ele, estimulando-o e também dê muito carinho e atenção. Converse sempre com o pediatra caso perceba algo diferente no seu desenvolvimento.
Sugiro também, que vc leia livros que te oriente nessa arte tão difícil que é educar e, que poderá ajudá-la muito nessa missão.
Gosto muito dos autores Içami Tiba e Tânia Zagury
Bjo e curta bastante seu filho, pois esse é um presente de Deus.
Penso ser interessante você buscar um neuropsicólogo para que, além de checar se o desenvolvimento de seu filho está dentro dos padrões de normalidade para a idade, tranquilizar você e diminuir sua ansiedade e preocupação. Se tiver algum déficit poderá ser feita intervenção precoce, o que será excelente. Considero ótimo você se preocupar e estar atenta, pois isso pode fazer uma grande diferença para um bom desenvolvimento de seu filho, parabéns! Repito, procure um bom neuropsicólogo o quanto antes (sugiro pedir indicações a profissionais ou conhecidos).
Olá. Um diagnóstico de hiperatividade nesta idade, onde a criança está conhecendo o mundo que a cerca é precipitado.
A falta de interação com outras crianças pode estar envolvendo vários sinais que só um especialista pode definir e te orientar.
Procure um pediatra com especialização em transtornos neurológicos ou vá direto ao neurologista e fonoaudiólogo.
Eles podem te orientar com segurança.

Especialistas

Andressa Lehmann

Andressa Lehmann

Psicólogo

Rio de Janeiro

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 440 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.