Meu filho tem três laudos de autismo ! Mas as terapeutas deles acham que ele não é. Queria saber qua

2 respostas
Meu filho tem três laudos de autismo ! Mas as terapeutas deles acham que ele não é. Queria saber qual passo devo seguir agora, pq pra mim ele é
Ele já melhorou muito com as terapias, visto de uma criança que chorava por mais de duas horas quando alguém falava oi pra ele. Eu devo procurar outro neuro e levar em consideração os relatórios antigos e os novos?
Bom dia. O diagnóstico de TEA, assim como demais transtornos, é eminentemente clínico. Existem critérios diagnósticos que são descritos no Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5.ª edição (DSM-V) e que devemos avaliar os comportamentos e déficits em diferentes contextos, não atribuí-los a deficiência intelectual ou atraso global do desenvolvimento e considerar o impacto social dos sintomas.
No geral, é muito comum essa discordância de opiniões, pois o conhecimento e experiência em torno do transtorno faz total diferença não somente no diagnóstico, mas principalmente no tratamento multidisciplinar, visto que as características pessoais de cada paciente que irão guiar o diagnóstico. Não existe check-list ou receita de bolo, nenhum paciente será considerado igual (por isso o tempo espectro).
Espero que você mesma consiga responder a sua pergunta, após a minha resposta. Porque infelizmente, somente você saberá julgar se poderá confiar nas informações passadas pelos outros e se realmente compreendeu o que seu filho tem. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Entendo a sua preocupação com o diagnóstico do seu filho. É importante ressaltar que o diagnóstico de TEA é realizado com base em critérios clínicos e, como cada paciente é único, é possível que haja discordância de opiniões. É recomendável que você converse com o neuropediatra que realizou os laudos anteriores e leve em consideração também as opiniões das terapeutas que estão em contato direto com o seu filho. Se necessário, pode ser indicado procurar outro especialista para uma nova avaliação. A terapia é uma ferramenta importante no tratamento do TEA, e é ótimo saber que seu filho está respondendo bem a elas, mesmo com a falta de concordância da equipe quanto ao diagnóstico. Uma teleconsulta com um neuropediatra experiente e bem avaliado nesta plataforma pode ser uma opção para esclarecer suas dúvidas e ajudá-la a decidir o próximo passo. Lembre-se de que cada caso é único e requer uma avaliação individualizada. Espero ter ajudado! Fico a sua disposição para mais esclarecimentos!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.