Meu filho tem nove anos é super inteligente na escola em relação aos conteúdos .mas não tem muita it

22 respostas
Meu filho tem nove anos é super inteligente na escola em relação aos conteúdos .mas não tem muita iteração com as outras crianças só quer brincar sozinho diz q ninguém gosta dele e brinca com os dedos será q é autismo
Olá, é impossível dar qualquer diagnóstico de TEA baseado apenas em seu breve relato. Sugiro que busque um psicólogo ou psiquiatra que possa fazer uma avaliação e dar algum diagnóstico.

Depois da consulta com o Médico é possivel que ele peça uma Avaliação Psicológica com enfoque neuropsicológico. Procure um psicólogo com essa especialização, onde será observado o comportamento da sua criança, personalidade e cognição. Através de entrevistas, questionários, relatórios da escola, observação clinica do profissional o médico poderá dar um diagnóstico. Em relação a interação dele, busque uma terapia cujo parecer desse profissional também será importante para completar o laudo neuropsicológico. Quanto mais cedo vc buscar esses procedimentos, melhor para seu filho. Um abraço
Olá! Espero que essa mensagem lhe encontre bem. O autismo é uma condição que merece atenção e que pode ser diagnosticado e acompanhado desde a infância. No entanto, o que tenho percebido em minha prática clínica é que trata-se de uma hipótese diagnóstica muito frequente nos últimos anos. Culturalmente, particularidades de algumas infâncias têm sido erroneamente entendidas enquanto traços de autismo.
É característico do autismo a dificuldade de socialização por parte da criança ou adulto com essa condição. No entanto, este não é o único fator. Portanto, caso essa impossibilidade de interagir com os demais esteja sendo uma preocupação sua e/ou da escola, sugiro procurar um psicólogo ou psicanalista para escutar a você e seu filho e assim definir qual o melhor direcionamento. Abraços.
Olá, tudo bem? A sua preocupação é baseada apenas pela preferência dele em brincar sozinho? Talvez existam outros fatores que estejam afastando seu filho das brincadeiras em grupo. Brincar sozinho as vezes pode ser um comportamento e/ou uma escolha momentânea, uma fase passageira. De qualquer forma sugiro que siga observando e, se achar pertinente, busque por um profissional. Espero ter contribuído com sua dúvida. Fique bem!
Olá
As características que você traz não concluem um diagnóstico de autismo.
O ideal é fazer uma avaliação psicológica para compreender as causas das quais fazem seu filho se sentir melhor brincando sozinho e evitar a interação social. Diversos fatores podem gerar tal comportamento e a intervenção e a psicoterapia infantil pode auxiliar bastante.
Fique bem
Olá, uma criança comunica e expressa tudo que sente através do comportamento, elas não tem ainda habilidades de comunicação como os adultos. Eu te convido a avaliar como anda a sua saúde emocional e mental, como está a "saúde" da família, dentro de casa há harmonia? Como é o relacionamento entre vocês, há tempo de conexão e de qualidade? Você já procurou conversar com a psicopedagoga ou professora da escola para procurar entender? Já se questionaram se é a escola em si? Ele pode simplesmente ser uma pessoa mais tímida, pode estar se sentindo inseguro, será que na escola o tratam bem (os amiguinhos)? Hoje a tendência é procurar diagnósticos, mas há que questionar/avaliar uma série de coisas antes, diversos fatores podem levar ele a ter esse comportamento. Procure fazer uma avaliação psicológica ou levá-lo ao neurologista. sinta-se abraçada. Fiquem bem, qualquer coisa estou à disposição.
Olá!! Não conseguimos prevê nenhum diagnóstico com tão poucas informações. Seu filho se comporta assim somente na escola ou em outros espaços sociais? Como é o comportamento dele em casa e com pessoas mais próximas?
Seu filho pode ter alguma dificuldade de se relacionar com outras pessoas e acaba se isolando. Se é uma questão que vem causando angustia e sofrimento sugiro procurar por um psicólogo e realizar uma avaliação mais criteriosa. A psicoterapia é uma ferramenta para trabalhar várias questões e oferecer bem estar e qualidade de vida.
Olá, tudo bem? Inúmeros fatores além do autismo podem estar ocasionando esse comportamento. Você está relatando uma dificuldade de interação com os pares que é um dos sintomas do autismo, mas não é o único, podem ser altas habilidades (superdotação), déficit nas habilidades sociais, timidez, entre várias coisas. Talvez valha a pena leva-lo a um neuropediatra ou psicologo para fazer uma avaliação e se for necessário para fechar qualquer tipo de diagnóstico uma avaliaçao neuropsicológica.
Olá! Como vai?
Para haver algum diagnóstico certeiro de se há ou não um caso de autismo, é necessária uma avaliação com um médico psiquiatra ou um psicólogo, de preferência, ambos, com alguma especialização em autismo.
Em ambos os casos, seria interessante seu filho ter o acompanhamento de algum psicólogo ou terapeuta ocupacional para avaliar motivações da baixa interação com colegas de escola.
Olá,
Acredito que a avalição de um psiquiatra infantil e de um neuropsicólogo podem avaliar seu caso e compreender melhor o que está acontecendo com você e te ajudar a compreender melhor o que está acontecendo e então, te ajudar a receber a ajuda necessária.
É preciso levar em consideração uma série de questões. Uma avaliação psiquiátrica e um neuropsicólogo poderiam te ajudar.
Boa tarde! Mãe, para fazermos uma avaliação de TEA precisamos de vários dados. Existem escalas muito específicas e avaliação clínica. Alguns exames também são necessários, para investigar o autismo e fazer um diagnóstico diferencial de outras questões médicas.
O primeiro e principal passo é levar à profissionais capacitados e experientes para uma boa avaliação.
Após isso será realizado uma proposta de tratamento.
Estou a disposição para tirar suas dúvidas.
Olá, tudo bem? Como vai?

Psicoterapia e Hipnoterapia podem ajudar, tanto no diagnóstico, como no tratamento.

Trabalho com a TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), Psicanálise, Psicologia Positiva, Hipnose (Hipnoterapia Clássica), PNL (Programação Neurolinguística) e Mindfulness (atenção plena, focada no aqui e agora/momento presente).

Vamos agendar uma consulta?

Qualquer dúvida estou a disposição!

Att,

Psicóloga
Vanessa C. M. Bifano
CRP 06/124299
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), Psicanálise, Psicologia Positiva, Hipnose (Hipnoterapia Clássica), Mindfulness (Atenção Plena, foco e concentração) e Programação Neurolinguística (PNL)

Não é possível diagnosticar autismo com base em uma descrição. É importante que você procure um profissional de saúde qualificado para avaliar seu filho e determinar se ele tem algum transtorno do espectro autista (TEA). O diagnóstico de autismo é feito com base em uma avaliação detalhada de sintomas, comportamentos e habilidades sociais.
O comportamento que você descreve pode ser um sinal de autismo, mas não necessariamente significa que a criança tenha o transtorno. O autismo é um espectro, o que significa que existem muitos graus de severidade, e cada pessoa com autismo pode apresentar diferentes combinações de sintomas.

É importante que você procure um profissional especializado em avaliação diagnóstica de autismo para avaliar seu filho. O diagnóstico deve ser feito por um profissional de saúde mental qualificado, como um psicólogo, psiquiatra ou neurologista, que irá realizar uma avaliação clínica completa, incluindo entrevistas com os pais e observação direta da criança em diferentes situações.

Se seu filho for diagnosticado com autismo, existem diversas abordagens terapêuticas que podem ajudá-lo a se desenvolver e se integrar socialmente. A intervenção precoce é fundamental para o melhor prognóstico, então não hesite em buscar ajuda profissional o mais cedo possível.
Te convidamos para uma consulta: Avaliações para diagnostico tea (autismo) crianças; adolescentes e adultos - R$ 450
Ola!! para realização de um diagnostico é necessário uma avaliação de um profissional da saúde especialista na área. Somente com esses dados que você mencionou fica impossível afirmar se ele é ou não . Sugiro que procure um neuropediatra, um psicólogo especialista em ABA para avaliar seu filho .
Impossível dar um diagnóstico baseado apenas nesse breve relato. O autismo necessita de outros tipos de avaliações. por exemplo a neuropsicológica. Porém também este relato pode ser apenas uma característica da criança. Procure um médico e um psicólogo para tirar suas dúvidas.
Olá! É impossível afirmar a causa desse comportamento apenas por esse breve relato. Vale ressaltar que problemas de socialização não é algo exclusivo do autismo, a causa pode ter diversas origens. Se isso esta trazendo prejuízo e/ou sofrimento para ele, aconselho buscar um profissional capacitado para auxiliar vocês. Um bom profissional pode ajudar a identificar a origem desde problema e, o mais importante, pode auxiliar em como lidar com essa dificuldade, visando trazer bem estar para seu filho em todos locais que ele venha frequentar.
Não é possível dar um diagnóstico através da resposta a uma pergunta. Esse comportamento tem relação autismo, mas é apenas uma suposição com dados superficiais. É preciso fazer uma avaliação com profissional especialista.
Se você tem preocupações em relação ao comportamento dele, o melhor caminho é buscar um profissional especializado em psicodiagnóstico. Lembre-se de que cada criança é única e pode ter características individuais diferentes. Nem todos os comportamentos atípicos indicam necessariamente um diagnóstico de autismo. Um profissional qualificado será capaz de fazer uma avaliação completa e fornecer as orientações adequadas para o caso específico do seu filho.
Olá. As informações que você traz não são suficientes para pensar em autismo. Acredito que diferentes cenários podem levar até a situação que você relata de seu filho. Talvez fazer algumas perguntas possam te ajudar a pensar em como ajudá-lo. Por que você acha que ele não tem interação com outras crianças? Você acha que existe uma timidez ou algum tipo de preferência por parte dele de ficar sozinho? Como ele é em casa? Ele está dizendo que ninguém gosta de brincar com ele, aconteceu alguma coisa na escola? Conversar com professores e coordenadores escolares pode ajudar a ter uma visão da socialização em sala de aula e recreio e em como tem sido a interação com os colegas, pois isso é muito importante para uma criança. Se continuar sentindo que ele está passando por dificuldades, não exite em procurar ajuda de psicólogo(a) ou de um(a) psicanalista.
Olá, entendo que como mãe você se preocupa e o que eu te indico é procurar um(a) profissional que seja especialista em atendimento infantil para que uma investigação ne inicie, pois isso pode sim ser indicativos de autismo, mas também pode até mesmo ser um resposta emocional a um possível bullying então o que eu te aconselho é buscar uma investigação para que tenha certeza do causador dessa situação. Espero que você e seu filho fique bem <3.