Meu filho tem esquizofrenia, já tomou vários medicamentos, cada um coM efeito indesejável,principalmente

3 respostas
Meu filho tem esquizofrenia, já tomou vários medicamentos, cada um coM efeito indesejável,principalmente insônia. Agora foi prescrito Haldol 5 mg e 2mg Risperidona. Essa medicação é muita? E será que dará sono? Hoje segundo dia e ele está sem sono
Os medicamentos indicados para esquizofrenia não são isentos de efeitos adversos/colaterais.
Alguns possuem efeitos mais ou menos sedativos.
O haloperidol (Haldol) é um medicamento muito indicado para estes casos. A associação com risperidona permite a utilização de doses menores de ambos os medicamentos, afim de reduzirem os efeitos adversos de ambos.
Uma característica destes medicamentos é a possibilidade de sedação.
É comum a necessidade de ajuste de dosagem quando se inicia o uso de qualquer medicamento. Certamente seu médico psiquiatra o orientará de forma adequada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Tanto o haloperidol quanto a risperido não posseam ação sedativa pronunciada. Ainda assim algumas pessoas mais sensíveis a este tipo de efeito colateral podem relatar sonolência excessiva.
Nenhum dos dois está em dose alta: a risperidona pode ser progredida até 8mg/dia e o haloperidol até 20mg/dia (dependendo da referência bibliográfica utilizada).
Normalmente não se usa a combinação desses dois juntos.
Tanto o Haloperidol quanto a Risperidona podem ter efeitos colaterais indesejáveis, porém a sonolência excessiva é mais comum que a insônia. O paciente com esquizofrenia pode sofrer de insônia pelo próprio surto psicótico, e se o esquema atual não estiver promovendo sono regular, deve ser associado com outra medicação que o ajude a dormir à noite. O sono regular é importante na manutenção e na recuperação da saúde mental. Eu usaria apenas um dos antipsicóticos, aumentando a dose até atingir resposta terapêutica satisfatória, e associando a uma medicação anticolinérgica como a prometazina para minimizar possíveis efeitos colaterais caso surjam, do antipsicótico de escolha.

Especialistas

Vinicius Eloi

Vinicius Eloi

Psicólogo

Fortaleza

Agnes Aline Ferreira

Agnes Aline Ferreira

Psiquiatra

Campo Belo

Yuri Gouveia Ribeiro

Yuri Gouveia Ribeiro

Psiquiatra

Goiânia

Eduardo Vieira Filho

Eduardo Vieira Filho

Psiquiatra, Médico do trabalho

São Paulo

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.