Meu filho tem dois anos e um mês, e fala quase nada. Só fala "mama" "Pai/papa" "Vovó", às vezes ele

4 respostas
Meu filho tem dois anos e um mês, e fala quase nada. Só fala "mama" "Pai/papa" "Vovó", às vezes ele pede água. Sei que cada criança tem seu desenvolvimento mas em até que ponto devo me preocupar?
Olá, Uma avaliação com uma fonoaudióloga e se necessário a solicitação de alguns exames é valido para te orientar, pois com essa idade a criança deveria falar mais do que ele está falando. A terapia juntamente com o trabalho feito em casa com certeza ajudará no desenvolvimento da fala.

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É de suma importância que você leve seu filho para realizar uma avaliação fonoaudiológica. Embora cada criança siga seu próprio ritmo de desenvolvimento, existem marcos de referência que podem nos orientar nesse processo. Em geral, por volta dos dois anos de idade, esperamos que a criança tenha adquirido um vocabulário que varie entre 200 e 450 palavras. Recomendo buscar o atendimento de uma fonoaudióloga especializada em crianças para identificar as necessidades específicas do seu filho.
Oiê! Tudo jóia? Por volta dos 12 meses o bebê já deve estar imitando gestos simples como: "dar tchau" e "mandar beijo", normalmente eles ainda não conseguem falar, mas brincam bastante de emitir sons! O mais comum é algumas palavrinhas aparecerem entre 12 e 18 meses, aos 2 anos a criança pode estar com um vocabulário de entre 50 e 100 palavras. Normalmente a partir dos 15 meses, o bebê começa a juntar 2 palavrinhas e identificar algumas partes do corpo. Acho muito importante você ter essa conversa com a sua pediatra e ela te direcionar para um profissional que auxilie você e o seu bebê nessa fase. Enquanto isso aqui vai uma dica importante, quando ele emitir sons e apontar para as coisas, sempre diga o nome do objeto pra que o bebê associe o nome à função e possa aumentar o seu vocabulário. Espero ter ajudado! Um grande abraço.
Lembrando que: as orientações não substituem uma consulta com um profissional de saúde e não se destina a fornecer segundas opiniões em relação a casos específicos.
Olá! Tudo bem?
De imediato sugiro o início da avaliação e intervenção fonoaudiológica.
Cada criança tem seu tempo sim, mas este "tempo" está atrelado aos marcos esperados para idade, as crianças podem variar mais ou menos esse tempo. Porém, pelo seu relato, é preciso investigar melhor e intervir para não atrasar os Marcos posteriores.
Fico a disposição!

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