Meu filho tem crises de eplepsia (6anos) e agora em fase escolar está com dificuldade na escola. Não

4 respostas
Meu filho tem crises de eplepsia (6anos) e agora em fase escolar está com dificuldade na escola. Não consegue ter atenção e se concentrar nas atividades. Será necessário mudança na medicação? Há tratamento associado?
Boa tarde, sua dúvida é extremamente relevante e importante. Uma das preocupações durante o uso de anticonvulsivantes é justamente a interferência no desempenho escolar e cognitivo. Algumas medicações podem sim interferir e uma avaliação criteriosa ajuda a definir qual será a melhor apropriada e com menor risco de efeito colateral. Sugiro sim uma avaliação o quanto antes.

sugiro conversar com o medico assistente sobre necessidade de avaliaçao com equipe multidisciplinar como psicopedagogia , psicologia para avaliar em conjunto essa dificuldade de aprendizagem.
A Epilepsia pode vir acompanhada com outros transtornos, que chamamos de comorbidades.
Sugiro definir qual era o comportamento do seu filho previamente ao uso da medicação. Caso fique evidente que houve uma queda de desempenho escolar após inicio da medicação ou de um possível aumento da dose, há necessidade de rever o tratamento porque ele poderia estar apresentando efeito colateral que compromete a qualidade de vida.
O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade é bastante frequente em associação com Epilepsia.
Sugiro que você converse com o neuropediatra que acompanha seu filho sobre o problema atual.
Atenciosamente.
Marilis Tissot Lara
A dificuldade de atenção e concentração pode estar relacionada à própria epilepsia ou a outros transtornos como o TDAH, por exemplo. É importante avaliar com o médico que acompanha o seu filho para determinar a causa do problema. Às vezes, pode ser necessário mudar a medicação ou associar um tratamento específico para a atenção e concentração, como a terapia comportamental ou o uso de medicamentos específicos para o TDAH. De qualquer forma, é importante que o acompanhamento escolar seja realizado por profissionais especializados que possam ajudar na adaptação e aprendizado do seu filho, e que a escola esteja ciente da condição do seu filho para que possam trabalhar juntos em prol do seu desenvolvimento. Recomendo que você discuta essas questões com o médico do seu filho e que busque orientação com profissionais especializados em educação inclusiva. Espero ter ajudado! Além disso, saiba que é possível marcar uma teleconsulta com um neuropediatra experiente e bem avaliado nesta plataforma para obter mais informações e orientações personalizadas para seu filho!

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800