Meu filho tem 9 anos o dente molar dele está doendo para sair e normal essa dor?

3 respostas
Meu filho tem 9 anos o dente molar dele está doendo para sair e normal essa dor?
Olá, tudo bem? O nascimento dos dentes é caracterizado por uma inflamação local fisiológica. Sendo assim, é comum ter sinais como: aumento da temperatura local e dor. Embora seja comum, é importante relatar ao odontopediatra que acompanha ele para exclusão de outras condições. Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Até certo ponto, é comum o relato de incomodo na região em que um dente está nascendo. Porém em alguns casos, a gengiva em determinada região é mais fibrosa (mais durinha) para o dente conseguir nascer, havendo uma maior resposta inflamatória e consequente um maior incomodo. O ideal é passar pelo dentista para avaliar a necessidade de um "empurrãozinho" para esse dente nascer.
Sim, é normal que o processo de erupção dos dentes permanentes, como os molares, possa causar algum desconforto ou dor na criança. Quando um dente permanente está prestes a erupcionar, ele pode causar leve inflamação ao redor da gengiva e pressionar os tecidos vizinhos, o que pode resultar em dor ou sensibilidade.

Para aliviar o desconforto do seu filho durante esse período, você pode seguir algumas recomendações:

Alimentos frios ou gelados: Ofereça alimentos como sorvetes, iogurtes gelados ou frutas frescas para ajudar a diminuir a inflamação e aliviar a dor.

Massagem suave na gengiva: Usar um dedo limpo para massagear suavemente a área ao redor do dente pode ajudar a aliviar o desconforto.

Analgésicos infantis: Se a dor for mais intensa e contínua, você pode considerar administrar um analgésico adequado para crianças, seguindo as orientações do pediatra.

Normalmente, a dor associada à erupção dentária não é severa e tende a diminuir assim que o dente completa sua erupção. No entanto, se a dor persistir por um longo período, se houver sinais de inflamação grave (como inchaço intenso, vermelhidão ou febre), ou se o dente estiver demorando muito para erupcionar, é aconselhável consultar um dentista pediátrico para uma avaliação mais detalhada e orientações específicas para o caso do seu filho.

Especialistas

Jean Raphael Hora

Jean Raphael Hora

Dentista

Aracaju

Rodrigo Salum

Rodrigo Salum

Dentista

Belo Horizonte

Sérgio Murilo Coelho

Sérgio Murilo Coelho

Dentista

Florianópolis

André Heringer

André Heringer

Dentista

Nova Friburgo

Lorena Molinos

Lorena Molinos

Dentista

Rio de Janeiro

Sarah Cristina Montesino

Sarah Cristina Montesino

Dentista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 57 perguntas sobre Gengivite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.