Meu filho tem 9 anos, ele tem DPAC, TDAH e Dislexia. Durante todo o ano de 2019, ele tomou dois comp

2 respostas
Meu filho tem 9 anos, ele tem DPAC, TDAH e Dislexia. Durante todo o ano de 2019, ele tomou dois comprimidos de 10mg de Metilfenidato (1 de manhã e outro após o almoço), melhorou muito a concentração na escola. Todavia, este ano a escola aumentou a carga horária, e o efeito do medicamento estava acabando antes da aula terminar. Sendo assim, a neuropediatra indicou o Concerta 18mg, pelo fato de ter o efeito prolongado, o comportamento do meu filho está normal (mesmo efeito da Ritalina genérica), porém, em 15 dias de uso do Concerta, ele perdeu 3 quilos!!!!! O medicamento tira o apetite, mas será que depois que organismo adaptar com a medicação a perda de peso para ou continua?????
Vai depender muito do paciente. Um grupo de pacientes vai se adaptar e melhorar o apetite e outro grupo não. O ideal é retornar seu médico assistente para avaliar em comum acordo a próxima etapa a ser seguida.

Entendo sua preocupação com a perda de peso do seu filho. De fato, o Concerta pode ter como efeito colateral a redução do apetite e, consequentemente, a perda de peso. Porém, é importante destacar que cada organismo pode reagir de maneira diferente à medicação. Alguns pacientes podem se adaptar e a perda de peso pode diminuir ou até mesmo parar com o tempo, enquanto outros podem continuar com essa reação adversa.

É fundamental que você converse com o médico que prescreveu o Concerta para o seu filho sobre essa questão. O médico poderá avaliar a necessidade de ajustar a dose da medicação ou até mesmo de prescrever outra opção que não tenha como efeito colateral a perda de peso.

Lembre-se também de incentivar o seu filho a se alimentar bem, oferecendo refeições saudáveis e nutritivas. Em alguns casos, o acompanhamento com um nutricionista pode ser recomendado.

Para uma avaliação mais completa e individualizada, recomendo que você agende uma consulta com um neuropediatra por meio da nossa plataforma de teleconsulta. Temos diversos profissionais bem avaliados que poderão esclarecer todas as suas dúvidas e acompanhar o tratamento do seu filho de perto. Estamos à disposição para ajudá-la no que for preciso.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800