Meu filho tem 9 anos e faz uso do medicamento Exodus, toma 6 gotas à noite, seu psiquiatra indicou p

9 respostas
Meu filho tem 9 anos e faz uso do medicamento Exodus, toma 6 gotas à noite, seu psiquiatra indicou p/ ansiedade. Esse medicamento seria muito forte pra sua idade?
Olá... Boa noite.
A medicação é exatamente para o controle da ansiedade.
Se está desconfortavél para o menor e lhe causa preocupação, converse novamente com médico, ele vai orientar.
Caso o desconforto continue procure uma nova opinião médica.
Gratidão!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O escitalopram é bem comprovado no tratamento de depressão em pessoas acima de 12 anos. Como, entretanto, a maioria das medicações psiquiátricas tem poucos ou nenhum estudo em crianças pequenas, frequentemente o médico acaba usando as mesmas drogas usadas em adultos, por falta de opção melhor. Outra questão é que tipo de ansiedade o paciente apresenta -disto também vai depender a medicação a ser usada. Em alguns tipos como, por exemplo, as fobias, muitas vezes é possível o tratamento não medicamentoso, através de psicoterapia, sendo a cognitivo-comportamental a mais demonstrada.
Existem formas bem melhores de resolver essa ansiedade, menos químicas e mais naturais: fitoterapia, homeopatia, acupuntura, práticas esportivas, reiki, entre muitas outras. Reduza o tempo na frente das telas (televisão, celular, tablet e videogame), essa é uma das causas da ansiedade. Insira atividades físicas na rotina dele e algum tipo de terapia. Não recomendo criar numa criança de 9 anos dependência de medicação psiquiátrica, sugiro que procure um bom terapeuta homeopata ou especialista em medicina chinesa. Ansiedade tem cura e as ferramentas estão cada vez mais acessíveis.
Em relação ao medicamento e sua dosagem você pode conversar melhor com o médico dele. Porém, a ansiedade, além de seus sintomas fisiológicos tem sempre um componente psicogênico, ou seja, ela tem uma raiz psicológica. No meu entender, as providências a serem tomadas são duas: certificar-se de que a medicação e a dosagem estão corretas e cuidar da parte emocional do problema. Espero ter ajudado.
Boa noite é interessante saber se seu filho está fazendo psicoterapia para entender as causas da sua ansiedade, e se na avaliação do psiquiatra ha necessidade de utilizar com a criança esse medicamento mais indicado por uso adulto.
Se ainda não está em tratamento psicoterapêutico sugiro com carinho de leva-lo a um psicologo/a para entender o que está causando tanta ansiedade numa criança se 9 anos, e encontrar formas mais lúdicas para baixar o grau de sua ansiedade. Espero ter ajudado.
Com certeza. Este medicamento é ministrado como ansiolítico, porém trata-se de uma antidepressivo que trabalha com recaptação de serotonina. Não existe farmacêutico que cure ansiedade. Os remédios usados são paliativos, geralmente antidepressivos ou anticonvulsivantes benzodiazepínicos. Não é possível com exatidão, por aqui, sendo cada caso um caso, aferir se há necessidade ou não de suporte medicamentoso, mas com certeza medicar sem tratamento clínico é a pior forma de se tratar ansiedade.
Sim, é um medicamento forte para uma criança, e na grande maioria dos casos, dispensável, mesmo quando ministrados em adultos, pois geram inúmeros efeitos colaterais.
Cuide bem de seu filho, procure um tratamento clínico, resolve sem medicação.
A medicação usada concerteza está de acordo com a visão médica, mas se está preocupado (a) procure uma nova opinião médica, além de um psicólogo para acompanhar a criança nas crises de ansiedade
Segundo meu conhecimento este medicamento não é RECOMENADADO para crianças. Por favor volte ao seu médico com URGÊNCIA e informe se um destes sintomas aparecer: Hostilidade, raiva, pensamentos suicidas. Sugiro que procure alternativas menos agressivas para o tratamento desta ansiedade busque uma terapia, sessões de psicanalise entre outras. A longo prazo nada se sabe dos efeitos deste medicamento. E por fim leia a bula, entendera ao que me refiro.
Os psiquiatras receitam remedios e tem as suas contribuicoes. Contudo um famoso psiquiatra disse em sua palestra publica que REMEDIOS NAO CURAM CONFLITOS. Saude mental e emocional atualmente envolve procurar um profissional competente na area da Psicoterapia para tratar da cura do que esta gerando este excesso de ansiedade. Ache um profissional competente na area de Psicoterapia. Existe cura.

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1037 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.