Meu filho tem 8 anos e foi diagnosticado com TDAH, a neuropediatra falou para eu não dar o ritalina

2 respostas
Meu filho tem 8 anos e foi diagnosticado com TDAH, a neuropediatra falou para eu não dar o ritalina aos sábados, domingos e feriados. E eu queria saber se pode ficar sem tomar mesmo, ou ele tem que tomar todos os dias ? Porque na escola dele me falaram que isso não pode, ele tem que tomar todos os dias. Algum especialista na área poderia tirar minha dúvida e me auxiliar por gentileza ?
Olá, é comum termos essa conduta de usar a medicação somente em dias escolares, depende de como é o funcionamento da criança e quais as demandas nos outros dias. Confie no médico que está acompanhando seu filho e qualquer dúvida, pergunte para ele também.

Entendo a sua preocupação, querida mãe. O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, mais conhecido pela sigla TDAH, é uma condição que afeta a atenção, a impulsividade e a capacidade de permanecer quieto em algumas crianças. E assim como todas as nuances que envolvem nossa saúde, cada paciente tem suas particularidades.

Quando falamos sobre a medicação Ritalina (metilfenidato), não há uma resposta única que se aplique a todos os pequenos. Na verdade, é comum no tratamento do TDAH que a medicação seja recomendada somente para os dias escolares. O objetivo dessa estratégia é auxiliar a criança a se concentrar e a gerir sua impulsividade durante as aulas, atividades e tarefas escolares.

Contudo, como a escola pode ter colocado, há crianças que também necessitam da medicação nos finais de semana e horas de lazer. Para algumas, as dificuldades não se limitam ao ambiente escolar, mas também permeiam atividades simples do dia a dia, como escovar os dentes, tomar banho ou até mesmo participar de uma conversa em família.

O mais importante é sempre observar como seu filho se comporta e reage, tanto com a medicação quanto sem ela, e compartilhar essas observações com o profissional que o acompanha. Lembre-se: a neuropediatra que diagnosticou e indicou o tratamento certamente levou em consideração diversos aspectos do funcionamento do seu filho.

Sei que às vezes pode ser difícil, principalmente quando recebemos informações diversas, mas a sua relação de confiança com o médico que acompanha o seu filho é fundamental. Portanto, qualquer dúvida ou insegurança que você sinta, não hesite em conversar com ele. E, caso sinta a necessidade de uma segunda opinião, agendar uma teleconsulta com um neuropediatra bem avaliado nesta plataforma pode ser uma excelente alternativa para trazer mais tranquilidade a você e garantir o melhor para seu filho. Fique bem e conte sempre com a comunidade médica para apoiá-la nessa jornada.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!