Meu filho tem 6 meses e nasceu com mielo, é possível fazer a neuroendoscopia ao em vez da dvp? No ho
1
respostas
Meu filho tem 6 meses e nasceu com mielo, é possível fazer a neuroendoscopia ao em vez da dvp? No hospital que ele faz encaminhamento só colocam a válvula e eu tenho medo das complicações dessa cirurgia.. Ele tem o desenvolvimento muito bom, super feliz e ativo, o único sintoma da hidrocefalia foi a cabeça um pouco maior por causa do líquido
Sim, em alguns casos de hidrocefalia associada à mielomeningocele, a neuroendoscopia pode ser uma alternativa viável à derivação ventrículo-peritoneal (DVP), especialmente quando se considera o procedimento de terceiro ventriculostomia endoscópica (ETV) com ou sem cauterização dos plexos coroides. No entanto, a indicação depende de fatores específicos de cada caso, como o grau de hidrocefalia e a anatomia do sistema ventricular do cérebro da criança. Entretanto, a endoscopia em geral é indicada em casos de estenose de aqueduto ou alguma obstrução entre o terceiro ventrículo e quarto ventrículo. A ETV com cauterização dos plexos coroides (ETV-CPC) é uma técnica que pode reduzir a produção de líquido cefalorraquidiano e favorecer a drenagem interna, evitando a necessidade de um sistema de derivação externo como a DVP. Esse método é mais eficaz em alguns tipos específicos de hidrocefalia. No entanto, é importante que essa decisão seja tomada pelo neurocirurgião, que avaliará se as características individuais do caso permitem uma boa resposta à neuroendoscopia. Em alguns casos, a DVP ainda pode ser a melhor opção, especialmente se houver fatores que comprometam a eficácia da neuroendoscopia.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.