meu filho tem 6 anos e nao consegue pronunciar palavras com R muitas vezes nao consigo entender uma frase
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meu filho tem 6 anos e nao consegue pronunciar palavras com R muitas vezes nao consigo entender uma frase completa do que ele fala,ele chupa dedo desde bebe tentei muita coisa pra que ele nao fizesse isso mas nao consegui pode ser esse o motivo ?
Olá. Seu filho necessita de uma avaliação fonoaudiológica, onde serão observados todos os aspectos que podem estar referindo na articulação correta, desse fonema /r/.
Pode estar relacionado a uma dificuldade na força e/ou mobilidade da língua e na percepção e produção do fonema. Algumas crianças podem o adquirir principalmente no encontro consonantal (PR -prato, BR -braço) , por volta dos cinco ou seis anos, pode também está relacionado a um encurtamento do frênulo lingual (membrana que se encontra abaixo da língua) - a popular língua presa e também deve ser considerado que a sucção digital (hábito de chupar dedo) acarreta alterações oromiofuncionais, podendo afetar tônus das musculatura orofacial, postura de língua, conformação de arcada dentária e a realização das funções de respiração, sucção, mastigação e fala de maneira adequada.
Procure uma avaliação fonoaudiológica que o profissional irá avaliar detalhadamente o caso e saber qual a conduta mais adequada.
Boa sorte!
Pode estar relacionado a uma dificuldade na força e/ou mobilidade da língua e na percepção e produção do fonema. Algumas crianças podem o adquirir principalmente no encontro consonantal (PR -prato, BR -braço) , por volta dos cinco ou seis anos, pode também está relacionado a um encurtamento do frênulo lingual (membrana que se encontra abaixo da língua) - a popular língua presa e também deve ser considerado que a sucção digital (hábito de chupar dedo) acarreta alterações oromiofuncionais, podendo afetar tônus das musculatura orofacial, postura de língua, conformação de arcada dentária e a realização das funções de respiração, sucção, mastigação e fala de maneira adequada.
Procure uma avaliação fonoaudiológica que o profissional irá avaliar detalhadamente o caso e saber qual a conduta mais adequada.
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Até os 4a6m a criança está apta para falar todos os sons, inclusive os mais complexos omo /PR/, /TR/, /CR/, ETC. Alguns fatores atrapalham o desenvolvimento da fala, como respiração oral, sucção de dedo ou chupeta, alterações de arcada dentária, questões emocionais como a fala infantilizada. Alguns destes problemas às vezes podem interferir na aprendizagem, atrapalhando a vida escolar da criança. Procure um fonoaudiólogo para uma avaliação, este profissional vai orientar e definir a melhor conduta para o caso de seu filho.
Oi, tudo bem?
Sei que isso deve te angustiar muito.
O idela para que essas trocas não aconteçam é você buscar o auxílio de um fonoaudiólogo. Ele será o profissional indicado para trabalhar com seu filho.
Aos seis anos seu filho já deveria estar falando o R de arara e o R de rato.
O uso de chupeta e mamadeira vai piorar a produção de fonemas linguais.
Como ele irá para alfabetização ou está na alfabetização é muito importante que comece um processo de intervenção para que as dificuldades orais não se aplique na aprendizagem escrita.
Espero ter ajudado, um abraço.
Sei que isso deve te angustiar muito.
O idela para que essas trocas não aconteçam é você buscar o auxílio de um fonoaudiólogo. Ele será o profissional indicado para trabalhar com seu filho.
Aos seis anos seu filho já deveria estar falando o R de arara e o R de rato.
O uso de chupeta e mamadeira vai piorar a produção de fonemas linguais.
Como ele irá para alfabetização ou está na alfabetização é muito importante que comece um processo de intervenção para que as dificuldades orais não se aplique na aprendizagem escrita.
Espero ter ajudado, um abraço.
Olá, imagino que esta dificuldade pode estar refletindo não só na comunicação eficiente de seu filho, mas também na socialização escolar. Algumas crianças se tornam retraídas diante da falta de compreensão de sua fala. Nesta idade ele já está apto a articular todos os fonemas de nossa língua , como já foi citado, há duas possibilidades. Ele pode não conseguir articular corretamente devido ao mal posicionamento da língua e falta de força, por chupar o dedo ou pode não perceber os traços sonoros deste fonema. O ideal é que faça uma avaliação fonoaudiológica. neste caso os resultados são perceptíveis rapidamente.
Boa sorte. Estou à disposição para maiores esclarecimentos.
Boa sorte. Estou à disposição para maiores esclarecimentos.
Necessita ser submetido a uma avaliação fonoaudiológica para receber a orientação adequada para ele. Esse hábito gera uma série de comprometimentos no sistema orofacial da pessoa inclusive estimula a respiração oral que pode comprometer na articulação da fala, a sucção do dedo interfere na anatomia do palato e nas arcadas dentárias, assim como no mau posicionamento lingual podendo interferir na deglutição, mastigação e repouso lingual adequado. Um profissional fonoaudiólogo, dará uma orientação adequada.
sugiro que procure por um fonoaudiólogo para que avalie seu filho .
nesta idade já é esperado que a criança consiga produzir todos os fonemas da língua portuguesa.
ela também vai avaliar os aspectos da motricidade oral e ajudá-la para a eliminação do hábito de sucção digital.
nesta idade já é esperado que a criança consiga produzir todos os fonemas da língua portuguesa.
ela também vai avaliar os aspectos da motricidade oral e ajudá-la para a eliminação do hábito de sucção digital.
Olá!! No desenvolvimento normal, a criança a partir de 6 anos não apresenta mais trocas , distorções ou omissões de sons na fala.
É importante seu filho passar em consulta com uma Fonoaudióloga para se verificar o real problema e iniciar tratamento pois qualquer troca na fala pode interferir na aquisição da escrita. Abs
É importante seu filho passar em consulta com uma Fonoaudióloga para se verificar o real problema e iniciar tratamento pois qualquer troca na fala pode interferir na aquisição da escrita. Abs
Olá! o hábito de chupar dedo , a sucção digital, é chamado de hábito deletério, justamente porque acaba alterando as estruturas da fala. Esse hábito constante pode influenciar na presença e persistência de trocas, principalmente em fonemas que requerem maior tensão da língua para serem executados normalmente.
No entanto, sugiro realizar avaliação fonoaudiológica para averiguar se há de fato uma alteração muscular e se, além disso, existe outras alterações, como a da percepção do som (processamento auditivo central)
No entanto, sugiro realizar avaliação fonoaudiológica para averiguar se há de fato uma alteração muscular e se, além disso, existe outras alterações, como a da percepção do som (processamento auditivo central)
Olá! O uso da chupeta é prejudicial aos dentes e musculatura responsável pela articulação da fala e quanto mais tempo a criança faz o uso da chupeta pior é a fala . O ideal é parar o uso e realizar uma avaliação fonoaudiólogica. Abs
Olá, indico avaliação fonoaudiológica e orientação, conseguimos na maioria das vezes a descontinuidade do hábito de chupar o dedo.E quanto a troca é uma troca comum que com poucas sessões de terapia é sanada. Lembrando que em época de quarentena o atendimento on-line é feito com sucesso.
Olá, o ideal é fazer uma avaliação fonoaudiológica de linguagem e de motricidade orofacial para verificar se há algum componente estrutural para a não produção do fonema /R/, pois os motivos podem ser vários, como por exemplo hipotonia de língua, hábitos deletérios (chupar o dedo), frênulo lingual...etc. Além da avaliação, o profissional pode fazer algumas orientações e intervir para que essa alteração de linguagem possa ser resolvida. Boa sorte!!
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