Meu filho tem 6 anos e começou a fazer coco nas calças com frequência, ao questionar ele diz não

7 respostas
Meu filho tem 6 anos e começou a fazer coco nas calças com frequência, ao questionar ele diz não sentir, li a respeito da encoprese e ele se encaixa, sendo a mãe como.proceder? Posso marcar um consulta direta com o psicólogo ou primeiro com um pediatra?
Agende uma avaliação com um psicólogo. Normalmente a encarece tem causas emocionais e o quadro responde bem às técnicas da terapia cognitivo comportamental.
Vale ressaltar que, apesar do desconforto da situação, procure não gerar mais estresse à criança quando de sua ocorrência , pois há a consciência de que há algo de errado, e portanto, vergonhoso.
Forte abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ir ao pediatra para um acompanhamento é adequado, mas geralmente o quadro de encoprese está relacionado a aspectos emocionais relacionados ao momento do desenvolvimento que seu filho está. Recomendo a procura por psicólogo e/ou psicanalista para entendimento do quadro.
Olá. Encoprese possui fortes determinantes psicológicos e emocionais. É adequado procurar um psicólogo para iniciar a psicoterapia junto ao seu filho, bem como passar orientações sobre como os pais devem proceder. Dada a idade, o mais indicado seria ludoterapia (método dentro de psicoterapia) em abordagem comportamental, que exibe resultados bastante satisfatórios.
Sugiro que manque com ambos paralelamente, o pediatra precisa descartar algum problema físico, o que talvez não tenha, pois pelo que você escreve, parece que já havia o controle antes. O psicólogo trabalhará questões emocionais que podem ter desencadeado isso, poderá te orientar e te ajudar a refazer o treino de controle. Verifique se ele não está carente de sua atenção...
Olá!
Procure um psicólogo infantil, a encoprese tem fortes indícios emocionais.
Boa noite!
Sugiro, que busque uma consulta com o pediatra, para que possa fechar um diagnóstico com precisão. Sendo o diagnóstico encoprese, é válido que busque um profissional psicólogo e de preferência um psicólogo capacitado para atender o público infantil. Abraço.
Em primeiro lugar você pode buscar um gastropediatra para que ele realize uma avaliação física (exames) em seu filho para descartar dificuldades orgânicas. Após descartada qualquer problema orgânico, é importante buscar ajuda de um psicólogo infantil que tenha experiência com outros casos de encoprese.
É importante uma avaliação das questões emocionais do seu filho e a participação da família toda neste processo para que vocês possam ajudar essa criança.

Especialistas

Karla Fabro

Karla Fabro

Psicólogo

Curitiba

Carolina Terezinha De Mattos

Carolina Terezinha De Mattos

Psicólogo

Itapevi

Niriane Nascimento

Niriane Nascimento

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 42 perguntas sobre Encoprese
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.