Meu filho tem 6 anos a uns 6 meses começou a falar que as vezes gostaria de ser uma menina a imitar
10
respostas
Meu filho tem 6 anos a uns 6 meses começou a falar que as vezes gostaria de ser uma menina a imitar alguns trejeitos a gostar bastante dos personagens femininos dos desenhos ele adora os carrinhos, o videogame e a escolinha de futebol, rejeita os brinquedos femininos e tem muitos amigos o q pode ser?
Será que um menino não pode gostar de fazer algumas coisas ditas de "menina"? Além disso, acredito que poderia se fazer essa pergunta para ele. Seria interessante pensar nas hipóteses que os pais fazem e colocarem a analisar o desejo deles e o desejo do próprio filho. Nesse sentido, que tal os pais se colocarem em análise?
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
É importante avaliar o contexto onde a criança está inserida, pessoas significativas para ele, entendendo de forma cuidadosa o real motivo de sua identificação. Não necessariamente há indícios de opção sexual. O ideal é que procure um profissional para ajudar a criança a entender melhor suas emoções.
Alguns pontos têm que ser avaliados: 1) Seu filho tem tido acesso a filmes e novelas adultos cujas cenas e temáticas são homens vestidos de mulher ou o homossexualismo como escolha adequada nesses programas?; 2) Seu filho tem contato com quais tipos de crianças (meninas)? ou quais tipos de adutos?; 3) Você conversou com ele sobre a razão por que tem se comportado desse modo dizendo para ele que pode confiar em você (mãe dele)?; 4) Você o levou para uma avalição a um psicólogo? Obs.: Não existe transtorno de identidade sexual ou de gênero na infância). Tal transtorno ocorre no final da adolecência ou fase adulta onde os órgãos sexuais estão desenvolvidos e a linguagem está inserida. Crianças estão inserindo a linguagem e não possuem ideia clara sobre a distinção entre homens e mulheres e sobre o comportamento típico de ambos. Respondidas a todas estas questões sugiro encaminhá-lo a um psicólogo.
Não me parece ser nada de muita importância, só mesmo uma descoberta por coisas diferentes e etc..., de qualquer forma seria de bom tom levar a um especialista, para avalia-lo, é sempre importante até para saber como lidar com a situação.
Att
Sayonara Machado
Att
Sayonara Machado
Para se caracterizar algum transtorno de comportamento, é necessário haver grau de prejuizo funcional ou sofrimento significativos (como o Transtorno de Identidade Sexual na Infancia). A preferencia e/ou identificacao sexual por si só nao deve ser considerada disturbio. Eu ainda orientaria avaliacao psiquiatrica para exclusao de sintomatologia psicotica ou outro transtorno associado.
Nesta fase se inicia a formação da identidade sexual. É importante que seu filho tenha uma boa convivencia com o pai ou outro homem que sirva de modelo de identificação. Procure por um psicologo(a) para uma melhor orientação e possível psicodiagnóstico.
Conforme a demanda apresentada, sugiro que você e/ou a família procure o atendimento psicológico ao qual terá suporte profissional e será esclarecida sobre a constituição do sujeito-o seu filho; o levantamento das suas expectativas - como mãe; o enquadramento familiar e social. O psicólohgo, tendo em vista a necessidade de um acompanhamento mais acurado sobre este caso, tem competência profissional para solicitar uma abordagem multidisciplinar caso identifique a necessidade.
Converse com o seu filho, ouça o que ele tem a dizer, sem expectativas e sem ideias pré concebidas. Não parece ser um problema mas um momento de descoberta.
A formação da identidade sexual se inicia por volta dos 5 anos e nesse período, assim como nos demais, as crianças tendem a reproduzir comportamentos que são habituais em seu meio. Talvez sua criança esteja precisando de uma boa conversa, no sentido de poder se expressar o que de fato levou à esse comportamento. É importante ressaltar que a televisão, os desenhos, as brincadeiras reforçam comportamentos em todos nós. Por isso é importante estar atento e se possível, faça um acompanhamento com psicólogo ou psicopedagogo, estes profissionais poderam ajudar e inclusive propor medidas de intervenção para a quesão que você abordou.
Procure o psicólogo para que avalie o seu filho, porque a infância é um período de descobertas. Por enquanto não procure o psiquiatra..
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá , rudo bem ! Então meu filho 04 anos , ele tem comportamento como se não tivesse educação, não quer obedecer ele é agitado quer todo no tempo ,mas agora deu de gritar com os olhos fechados , e as vezes quanto vou repreende não quer ouvir e colocar a mão na cabeça reclamando que cabeça dói e está…
- Olá,bom dia! O meu filho,tem 6 anos,ele está com comportamento estranho,dorme pouco,muito nervoso e fica correndo de um lado para o outro,fazendo um barulho estranho com a boca,na mesma hora que ele está bem,já se irrita e fica bravo,qual médico eu devo procurar?
- Meu filho de 7 anos sempre foi muito nervoso desde bebe...ainda mais qd não dorme o bastante.. Fica irritado c TD...sem controle e encontra-se numa fase muito complicada de perfeccionista..TD dele tem ki sair perfeito e tem sempre ki estar em primeiro em TD.. E qd não acontece ele sofre...fica nervoso…
- Minha filha tem 4 anos de idade ultimamente ela dorme de bunda para cima e fica fazendo vai e vem e depois se mija todinha isso é normal?
- Meu filho tem 3 anos e está muito nervoso, se contrariado grita e chora, também insiste muito quando quer algo e não aceita que fale não para ele, tudo tem que ser como ele quer no momento ou vira uma crise de birra enorme. Qual especialista devo procurar?
- Meu filho de 1 ano e 4 meses, tá com a mania de colocar pano na cabeca como se fosse cabelo, e faz como se estivesse penteando o cabelo. Isso está me deixando preocupada, ele faz igualzinho noz mulheres quando vai pentear o cabelo. Não aguenta ver um pano, que coloca no cabeça, falo pra ele que não pode,…
- Oi, bom dia! Meu filho de 8 anos ultimamente vive com muitas histórias na cabeça. Outro dia acordou chorando porque pensou em uma mãe beijando o filho na boca em baixo do lençol. E chorou e ficou com isso na cabeça. Também percebo que ele tudo me conta as coisas dela . Ah mamãe, peguei no meu peitos.…
- Boa noite meu filho tem 5 anos brinca enfileirado as coisas, faz uma pergunta várias vezes ao dias, não conhece os números, não quer comer o que ele gostava, passa várias vezes a mão no cabelo e fala coisas que as vezes não entendo. Será que e normal pra idade dele ?
- Minha filha tem 4 anos, e de uns 10 dias pra cá, ela vem falando muita besteira, e pensando muitas bobagens. Por exemplo " Mãe, eu estava no banheiro e pensei que meu vô tava pelado " ou " Mamãe, eu só consigo pensar em coisas que mulher não pode ver homem fazendo ". " Mãe, eu pensei no meu Dindo pelado…
- Quando o Comportamento Repetitivo Infantil Deve Preocupar os Pais?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 127 perguntas sobre Transtornos do comportamento infantil
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.