Meu filho tem 4anos e começou a gaqueija faz três dias oq posso fazer?

11 respostas
Meu filho tem 4anos e começou a gaqueija faz três dias oq posso fazer?
Procure por um Psicólogo para fazer a investigação, poderá ser de ordem emocional ou orgânico para encaminha-li a uma equipe multidisciplinar. Dependerá muito do contexto em que estiver inserido. Atenciosamente
neuropsicóloga

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A gagueira é uma alteração tratada pelo fonoaudiólogo(a). Não há causas psicológicas que justifique a existência da gagueira. Tendo seu filho começado a gaguejar há 3 dias espere mais duas semanas se continuar indico consultar um fonoaudiólogo especializado em disfluência ele lhe orientará da melhor forma e avaliará a necessidade ou não da terapia.

Atenciosamente, Vanessa, fonoaudióloga.
Olá.
Neste momento o melhor que você e outras pessoas que convivem com seu filho podem fazer é escuta - lo com atenção e paciência verdadeira. Não adianta aparentar calma, mas estar super ansiosa por dentro. A criança sente a pressão. Olhe para ele e espere falar sem completar as palavras, sem usar frases do tipo "fale com calma....respire....". Nada disso. Não fale, faça. Não mexa no celular enquanto o está ouvindo. Se não puder parar para ouvi - lo, diga "não posso te ouvir agora, mas depois quero ouvir sua história". E cumpra. Mesmo que dedique pouco tempo a ele esteja 100% presente neste momento. Muitas coisas podem ter desencadeado essa situação. As pesquisas nos mostram que 80% das gagueiras são de origem genética, mas provavelmente teve uma situação que funcionou como gatilho para a disfluência aparecer.
Se em duas semanas, agindo dessa forma que expliquei não passar, procure uma Fonoaudióloga especialista em Linguagem. Ela vai te orientar melhor e fazer encaminhamentos se necessário for.
Podem sim ter os dois fatores envolvidos, Fonoaudiológico e psicológico.
O que importa é que tem solução.
Já vi muitos casos se resolverem apenas com essas orientações que lhe passei, mas até em relação a isso, não crie expectativa. Faça e procure ajuda se persistir.
Boa sorte.
Olá, tudo bom? Neste instante, apenas observar se a gagueira irá evoluir. Interessante dar atenção aos últimos acontecimentos que possa ter levado a esta condição. As crianças ainda não sabem lidar com os sentimentos e as emoções. Qualquer reação negativa pode se transformar em um sintoma.
Caso persista por muitos mais dias, buscar ajuda profissional (psicoterapia infantil e fonoaudiologia)!!
Espero ter ajudado de algum modo!!
Tudo de bom,
Abraços fraternos!!
Ele já passou da fase da disfluência fisiológica, o que é usual ocorrer na aquisição da linguagem, deve procurar um profissional na área da fonoaudiologia.
Recomendo procurar ajuda com fonoaudiólogo e psicólogo. Porém, também é muito importante lidar com paciência e muita compreensão da família! Sempre ter paciência quando ele for falar, sempre tentar diminuir a ansiedade ao falar! E com auxílio dos profissionais citados, vocês poderão melhorar a fluência na fala!
Olá! como seu filho começou a gagueja a pouco tempo e de forma inusitada sugiro que aguarde ao menos 1 mês mantendo a calma e tranquilidade durante as conversas com ele já que a criança sente e responde à impaciência dos pais com mais episódios de gagueira. Passado esse período se o quadro persistir sugiro que procure uma fonoaudióloga para avaliação e definição da melhor conduta a ser tomada.
Olá. Nessa faixa etária pode ocorrer a Disfluência Fisiológica , normal do desenvolvimento. Porém, é muito importante ouví-lo com calma e atenção, não falar por ele, não pedir para que fale devagar ou que está gaguejando. Seu filho precisa ser ouvido e aceito como falante. Caso isso persista por muito tempo ou se a família estiver muito preocupada, sugiro passar em consulta fonoaudiológica para uma avaliação e orientações.
É bem comum ocorrer a "gagueira" ou disfluência chamada fisiológica nesta fase. Uma das vertentes pensadas é que com o excesso de estímulo / informação, a elaboração da linguagem não consiga acompanhar a pequena formação estrutural linguística e organizada da criança. É como se o cérebro pensasse rápido e a boca não conseguisse acompanhar. E aí começam os bloqueios. Uma boa avaliação poderá definir portanto se é necessária a intervenção, orientação, acompanhmento com outros profissionais ou não. O profissional habilitado para esta avaliação será incialmente o fonoaudiólogo.
Procure um fonoaudiólogo para fazer uma avaliação e para realizar orientações. Na fase de aquisição da linguagem existe a gagueira do desenvolvimento cíclica, ela aparece e depois desaparece. Caso haja necessidade de encaminhamento é o fonoaudiólogo o profissional capacitado para pensar na conduta.
Olá, existe a gagueira infantil. Ela pode ser passageira ou persistente. Como muitos profissionais destaram, é importante esperar o seu filho terminar de falar, sem correções ou frases de incentivo, do tipo: "Calma, respire..." .
Acho que uma avaliação de linguagem com um fonoaudiólogo(a) é necessária o quanto antes. Esses episódios de disfluência angustiam tanto a mãe, como a criança, portanto acredito que esperar passar não seja o indicado. Se o profissional que o avaliar, entender que com o tempo isso irá passar ou que não exista a necessidade de acompanhamento terapêutico, maravilha! Pelo menos ele foi avaliado e essa espera será realizada com maior tranquilidade. Boa sorte!!

Especialistas

João Lima

João Lima

Fonoaudiólogo

Natal

Daniela Pivetta Machado

Daniela Pivetta Machado

Fonoaudiólogo

Santa Maria

Renata Therezo

Renata Therezo

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Renata Ramalho

Renata Ramalho

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Lívia Maria Santos de Souza Neiva

Lívia Maria Santos de Souza Neiva

Fonoaudiólogo

Brasília

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Gagueira
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.