Meu filho tem 4 anos, toma Neuleptil 12 gotas 3 vezes ao dia. Ao todo 32 gotas por dia.. eu tenho pe

2 respostas
Meu filho tem 4 anos, toma Neuleptil 12 gotas 3 vezes ao dia. Ao todo 32 gotas por dia.. eu tenho percebido um inchaço embaixo dos olhos dele. Pode ser um efeito colateral ? Quais são os riscos do Neuleptil à longo prazo ?
O Neuleptil* (periciazina) é um antipsicótico clássico, criado inicialmente para o tratamento de quadros psicóticos como a esquizofrenia, por exemplo. Em função do aparecimento de medicações mais modernas e, possivelmente, com menos efeitos colaterais perigosos, ele é bem menos usado que há décadas atrás. Mas, como com quase tudo em medicina, usar ou não uma medicação é uma decisão do médico e se pode dizer que, apesar de ser bem menos frequente, algum médico pode ter algum motivo específico para usá-lo em determinado caso. O sinal de "inchaço" embaixo dos olhos é difícil de avaliar, sem ver seu filho, e inchaços na pálpebra ou próximo aos olhos podem ter muitas causas. Assim, é indispensável que você leve seu filho a um médico (seu pediatra, o médico que prescreveu o Neuleptil* ou um oftalmologista) para que você possa ter uma resposta segura para sua dúvida. Na maioria dos casos de uso prolongado de Neuleptil* não se observam efeitos colaterais graves, porém uma parcela considerável (o suficiente para estas medicações serem menos usadas, hoje em dia) podem apresentar quadros mais ou menos graves de "discinesia tardia" - o aparecimento de movimentos involuntários, de difícil controle medicamentoso ou comportamental, geralmente na região da face, mas que também podem ocorrer em outras áreas do corpo, sobretudo membros superiores e inferiores. Assim, o médico deve sempre pesar os prós e contras de cada tratamento e, certamente, há casos onde se deve mesmo correr alguns riscos, porque não usar a medicação pode ser ainda mais perigoso. Peça maiores esclarecimentos do seu médico, de modo a não ficar com dúvidas e, enquanto isto, não mude nada na medicação.

Olá! Entendo sua preocupação em relação ao uso do Neuleptil pelo seu filho. Como mencionado, esse medicamento é geralmente prescrito para tratar quadros psicóticos, mas pode ser utilizado em casos específicos, como no tratamento de distúrbios do sono e agitação em crianças. O inchaço embaixo dos olhos pode ser um possível efeito colateral, e é importante que você procure o médico responsável pelo tratamento do seu filho para avaliar a causa desse inchaço e verificar se é necessário ajustar a dose ou suspender o medicamento.

Quanto aos riscos do Neuleptil a longo prazo, é importante ressaltar que a discinesia tardia é um efeito colateral grave que pode ocorrer em casos raros de uso prolongado. Por isso, é fundamental que o uso desse medicamento seja acompanhado de perto pelo médico, que irá avaliar se os benefícios do tratamento superam os possíveis riscos. Além disso, é importante que o seu filho passe por avaliações regulares para monitorar a evolução do tratamento.

Caso tenha mais dúvidas ou precise de mais informações, recomendo que agende uma teleconsulta com um neuropediatra de confiança na plataforma, onde você poderá ter um acompanhamento mais próximo e esclarecer todas as suas dúvidas. Agradeço sua pergunta e fico à disposição para ajudar no que for preciso.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800