Meu filho tem 4 anos, estuda há quase 2 anos e neste último ano apresenta comportamento agressivo,

24 respostas
Meu filho tem 4 anos, estuda há quase 2 anos e neste último ano apresenta comportamento agressivo, desrespeitoso e desobediente em sala de aula. Diante de tantas reclamações por parte da escola decidi afastá-lo por alguns dias da rotina escolar.Ele é muito comunicativo e chama atenção onde chega. Como posso ajuda lo?
Bom dia,
Acredito que antes de procurar ajuda profissional, você pode levantar hipóteses e tentar escutá-lo, perguntando sobre esse tema. Depois você pode fazer alguma coisa em relação as hipóteses relacionadas, se achar difícil procure um profissional psicanalista
Abc
Danilo A. da Cruz

Comportamentos agressivos tem de ser verificados pois é danoso tanto para a criança quanto aos que a protegem. É necessário pesquisar através de jogos lúdicos, desenho e outros meios a origem desse comportamento. Então, o melhor é consultar um psicólogo que tem essa disposição ou seja que faça testes psicológicos. Lembre-se somente psicólogos podem fazer testes psicológicos. Boa sorte. Abraço.
Seu filho tem 4 anos e estuda há 2?

O que ele estuda?

Nessa idade as crianças brincam para aprender e se desenvolver, de forma lúdica.

Se o seu filho é tão comunicativo e procure entender porque ele precisa chamar a atenção onde chega.

Caso tenha dificuldades, procure um Psicoterapeuta especializado em crianças.

Abraços.
Bom dia!
As crianças apresentam mudanças no comportamento quando algo não vai bem. Aconteceu alguma coisa diferente nesse tempo? Esse comportamento é só na escola? Os pequenos não sabem expressar de forma elaborada um problema, uma tristeza, um incomodo....(as vezes nem o adultos).
Procure ver o que aconteceu na escola ou de diferente. O ajude a entender algumas mudanças, converse com ele.Se ainda assim esse comportamento persistir, procure um profissional psicólogo que vai ajudar seu filho acom seus sentimentos e avaliar a situação junto a escola.
As crianças não se expressam como os adultos.
A agressividade pode ser uma forma de expressar algo que ele não consiga explicar.
Afastá-lo da escola ou de outros lugares que vocês frequentem não resolverá o problema.

Houve alguma mudança na rotina da família?

Creio que os pais devem procurar ajuda especializada para investigarem melhor o que pode ter gerado esta agressividade na criança.
Depois, receberão orientações de como proceder para melhorar ajudar a criança a expressar os problemas de outra forma e talvez resolver o que tem causado as agressividades.
Abraço.
A agressividade é uma forma que a criança tem de expressar seus sentimentos. Ela pode estar passando por alguma situação que lhe causa estresse, por isso é importante observar o que ela está querendo dizer com esse comportamento. Algumas crianças também percebem que podem obter ganhos com tais comportamentos, como birra ou atitudes agressivas. É importante não atender o que a criança quer nos momentos em que apresentar comportamento inadequado, mas sim compreender o que ela está querendo dizer com isso.
Se achar interessante, procure um psicólogo que irá te auxiliar nessa questão.

Boa sorte!
As crianças muitas vezes não sabem expressar suas emoções verbalmente e acabam através do comportamento manifestando-as. A agressividade pode ser uma firma de liberar emoções que esteja sentindo e não está sabendo lidar de outra forma. É importante avaliar a rotina em casa, tempo dedicado a criança, manejo das emoções entre outros passos. Muitas vezes uma orientação aos pais ajuda muito neste processo e perceberá mudanças significativas. Sugiro que procure um terapeuta para auxiliá-lá no entendimento e manejo das emoções e comportamentos.
Boa sorte!
É natural que algumas crianças tenham dificuldade em se adaptar ao ambiente escolar. Nessa idade a criança interage e nessa troca aprende a ter limite, ceder, fazer atividades em grupo e essa interação é de grande aprendizado. É importante observar se essa agressividade acontece apenas na escola, quando se relaciona com outras crianças ou mesmo com adultos. Existem várias questões que podem estar envolvidas. Muitos pais não procuram um psicólogo por acreditar que assim estão assumindo que o problema é a criança.
O profissional poderá auxiliar a família e esclarecer muitas dúvidas. Em algumas situações é uma questão de orientação e mudança de comportamento da família que irá modificar o comportamento da criança. Não necessariamente a criança precisa de terapia. Espero ter ajudado.
Olá, seria de grande valia seu filho ter um acompanhamento comportamental, para que a partir disso obtenha comportamentos adequados. Além dos acolhimento terapêutico a terapia cognitiva comportamental proporcionará uma grande ajuda. Fixo a disposição. Boa sorte
Criança é como o ladrão de uma caixa d'água colocando água para fora, acusando que está cheia.
Quando uma criança tem atitudes e comportamentos agressivos, pode ser a hora da família refletir se está tudo indo bem no relacionamento familiar. Se o ambiente que convive seja dentro ou fora da família está tudo indo de forma tranquila ou na verdade produzindo nele situações que fazem com que ele sinta necessidade de dizer que não está bem.
Tirá-lo do ambiente da escola não é a solução. Procure imediatamente um psicólogo, ele te ajudará a identificar a causa de tudo isso.
Boa tarde. Compreendo, diante do que está dizendo, que a situação está realmente difícil. O contexto da agressividade, infelizmente, pode estar pautado em motivos diversos e, realmente, isso prejudica não só a relação com os estudos, mas com todos os envolvidos no processo educativo: família, professores, outros funcionários da escola, amigos. Acredito que, este é o momento de procurar um psicólogo que garanta um psicodiagnóstico interventivo, e a psicoterapia, caso necessária.
Lembre-se que nestes casos de queixa escolar o objetivo não é, de modo algum localizar culpados, mas fazer um acompanhamento de todos os ambientes em que ele está inserido, inclusive na escola, com a finalidade de unir-se em possibilidades de ajudar a criança.

Cordialmente,

Renato Guimarães
O equilíbrio da vida adulta é resultado de um processo que ocorre na linha histórica do indivíduo que se inicia na infância. O ambiente o qual ele vive, gera comportamentos adequados ou inadequados, pois são aprendidos. Os pais devem enxergar a criança como um potencial adulto e não colocando em uma posição de fragilidade e a superproteção. A criança tem que desenvolver sua autonomia, incentivar o diálogo,compartilhando formas de pensar e propondo reflexões. O comportamento desta criança é uma forma que ela encontrou de falar de seus sentimentos, de forma agressiva, mas é a forma que ele se encontra, porque o ambiente está lhe proporcionando isto. A única forma de resolver esta questão é a terapia e o diálogo Família x Escola.
Aconselho a você procurar ajuda de um profissional.
Certos comportamentos como os que você citou são comuns nesta transição para a segunda infância. Entretanto, se isso tem gerado conflitos ainda maiores, a busca por uma terapia se faz necessária. Tirá-lo da escola, mesmo que temporariamente, pode não ser o suficiente, pois a raiz destes comportamentos não será tratada com o distanciamento dos ditos "problemas", mas sim, com meios que viabilizem o enfrentamento deles. É importante também um contato seu mais aproximado com a Equipe Pedagógica do colégio.
Prezados pais,

Aos 4 anos a criança está em processo de desenvolvimento fisiológico e psicológico e por isso é um período em que alterações de comportamento podem ser regulares ou normais.
Assim, em primeiro lugar, para melhor ajuda-lo seria necessário detectar o que está gerando este comportamento agressivo, desobediente e desrespeitoso? Estes comportamentos ocorrem em que situações? E ocorrem apenas na escola? Além da escola e do ambiente familiar, ele frequenta outros contextos sociais?Nestes contextos ele também se comporta com agressividade? Ao obter a resposta para estas perguntas poderemos detectar: onde e como o referido comportamento está acontecendo, e assim definir orientações aos pais, e também para escola, para melhor conduzir seu filho, no processo de desenvolvimento psicológico e emocional saudável.
Olá, muitas coisas podem ser feitas: primeiro procure com calma e uma boa conversa saber dele o que está deixando ele tão alterado, na realidade você precisa saber dele ou ter uma noção do que realmente possa estar acontecendo na escola ou na sua casa que você mesma pode pensar que ele não esteja atento, na escola procure saber como esta o ambiente da sala, a relação com a professora e os colegas e se há dificuldades na tarefas; depois vá a escola e solicite uma reunião com a professora e a coordenadora pedagógica e todas juntas vejam quais são os reais problemas, como começou o problema, se tem influencia de colegas ou se está relacionado com a questão pedagógica ou se há algo que venha de casa e influencia no ambiente escolar; depois faça uma reflexão de tudo e avalie se há necessidade de uma avaliação psicológica para saber como está o aspecto emocional do seu filho. Também junte desenhos feito por ele na escola e em casa, a produção gráfica ajudará na diagnóstico psicológico.
Olá,
Se seu filho esta apresentando esse comportamentos é sinal que ha algo que nao esta bem, e importante vc percebe em que momento esse comportamentos estão acontecendo, essa oposição com quem?? são questões importantes vc percber, algo mudou na rotina da familia ?? da escola?
O mais importante e vc procurar um bom analista, psicanalista infantil, pode ajuda-la com orientações e para o atendimento clinico com seu filho, para alivio desse sofrimento que ele esta mostrando com o corpo sendo agressivo e com o discurso opositor.

Qualquer duvida estou a disposição,

abraços
Olá, primeiramente é importante conversar com a criança, é preciso descobrir o que esta gerando esse comportamento. Iniciar uma terapia também é recomendável, é necessário aprofundar mais as questões. Desde quando esta ocorrendo este comportamento? Na mesma época houve alguma mudança em casa? Algum bebe nasceu? Alguém faleceu? Brigas discussões em casa? Quando este comportamento ocorre? É só na escola? Com quem mais esta criança se relaciona? Como esta o convívio em casa? E com as outras pessoas? Ele tem muitas tarefas diariamente? Como esta dormindo? Há muitas questões a serem investigadas, procure um psicólogo, ele poderá te orientar de como lidar nesta fase.
Afastá-lo não o ensinará a lidar com sua dificuldade. Se tais comportamentos aparecem em ambiente escolar é importante que sejam planejadas intervenções com professores, pais e com a criança.
É preciso entender o que pode estar influenciando o aparecimento desses comportamentos e como os adultos tem lidado quando eles aparecem.
Comportamentos agressivos e de oposição podem se manter por diferentes causas. É preciso ter um olhar individualizado para entender o que acontece com o seu filho.
Busque auxílio especializado para ajudá-los nesse processo.
Boa tarde! É muito importante a avaliação profissional. O psicólogo é o profissional que poderá auxiliar nesta avaliação preliminar. Não deixe de procurar ajuda, diagnóstico e intervenção precoce tem um impacto significativo. Será importante que pais e professores sejam orientados.
As mudanças de comportamento precisam ser analisadas. Procure a ajuda de um profissional de psiclogia, pois te ajudará da melhor maneira possivel.
Primeiro, é importante entender o que está motivando o comportamento agressivo, desrespeitoso e desobediente do seu filho. É possível que ele esteja passando por algum tipo de estresse ou ansiedade, ou que esteja tentando chamar a atenção de alguém.

Uma boa forma de ajudar seu filho é conversar com ele para entender o que está acontecendo. É importante que você o ouça e que o incentive a expressar seus sentimentos. Além disso, você pode procurar ajuda profissional, como um psicólogo ou terapeuta, para que ele possa lidar melhor com suas emoções.

Você também pode incentivar seu filho a praticar atividades que o ajudem a relaxar, como desenhar, ler, ouvir música ou brincar.
Olá,

Que bom que você esteja pensando em soluções para isso. De modo geral, acredito que afastá-lo não irá ajudar, nem ele, nem você, nem a escola. Todos precisam viver a experiência e aprender com ela. Um bom profissional, é claro, facilita este processo. Acredito que, em terapia, procuraria compreender a função desta agressividade dele e ajudar vocês a pensar em alternativas. Disponha.
Olá! Recomendo que você leve seu filho a um Psicólogo infantil, para que possa ser entendida a totalidade dos sentimentos, eventuais dificuldades e momentos que ele esteja passando. É difícil sugerir qualquer tipo de intervenção sem conhecer melhor o caso, mas, de toda forma, trate-o com amor, acolhimento e cuidado.