Meu filho tem 4 anos ele fez cirurgia das amigdalas e adenoide..ele ja falava enrolodado antes da cirurgia

3 respostas
Meu filho tem 4 anos ele fez cirurgia das amigdalas e adenoide..ele ja falava enrolodado antes da cirurgia agora pioro sera que deu alguma coisa errada com a cirurgia?
Possivelmente não há nada de erraso. É bem comum alteração da fala temporariamente após a cirurgia de amigdalas. Antes a criança falava "enrolado" porque tinha as amigdalas e adenóides muito volumosas o que atrapalhava a coordenação correta entre a fala e a respiração, causava voz anasalada e ainda atrapalhava a movimentação da língua para a formação das palavras. Agora, depois da cirurgia toda a região da faringe e lingua tem que "reapreender" a ARTICULAR a fala . E isso pode levar algum tempo, sem falar que se a cirurgia for recente ainda estará com um pouco de dor na região sendo ainda mais difícil articular as palavras. Desse modo, com o passar das semanas a questão deve se resolver sozinha, mas se persistir converse com o seu cirurgião e às vezes é necessário fazer sessões de fonoaudiologia para esse retreinamento da fala. A questão deve evoluir bem daí.

É comum a voz da criança ficar diferente após uma cirurgia de amígdalas e adenóide. O paciente com aumento das vegetações adenoamigdalianas geralmente tem uma voz anasalada e abafada que repercutem na articulação e sonoridade das palavras. No pós operatório há uma inchaço dessa região e da musculatura local....podendo piorar este sintoma temporariamente. Caso não melhore após 3 meses de cirurgia, o cirurgião indica uma fonoterapia para reabilitação da fala ensinando a criança a aprender a postar a voz da maneira correta e também para respirar pelo nariz e não pela boca.
Fique tranquila.
A voz geralmente volta ao normal dentro de algumas semanas.