Meu filho tem 4 anos, e super tagarela fala de tudo mais pronuncia algumas palavras erradas, sempre

4 respostas
Meu filho tem 4 anos, e super tagarela fala de tudo mais pronuncia algumas palavras erradas, sempre acompanhei ele no pediatra e hoje em uma consulta com uma pediatra nova ela me falou que ele esta com atraso na fala pois pronunciou uma palavra errada, fiquei assustada pois nem um outro pediatra havia me falado isso e ela nem teve um diálogo com ele somente ouviu uma palavra e ja deu o diagnóstico, devo pre preocupar?
Aos 4 anos esperamos que a fala da criança seja como a de um adulto, sendo assim, nessa idade não esperamos que a criança tenha trocas na fala.
Se seu filho pronuncia de forma incorreta algumas palavras, sugiro realizar avaliação fonoaudiológica.

Olá, até 5 anos a criança deve adquirir todos os fonemas, inclusive "R" da barata e os encontros consonantais (Prato / Clube...) que são os últimas a serem adquiridos. As vezes o que acontece é que a criança apresenta trocas que são sutis e passam desapercebidas. Na dúvida sugiro procurar um fonoaudióloga e fazer uma avaliação.
Olá !! É normal uma criança de 4 anos apresentar algumas alterações na fala, porém sugiro que ela passe em consulta fonoaudiológiga para a profissional diagnosticar se há um atraso na linguagem e no desenvolvimento articulatório.
É compreensível a sua preocupação. A fala das crianças pode variar bastante e, aos 4 anos, é normal que ainda ocorram algumas dificuldades na pronúncia. Porém, é importante considerar uma avaliação mais detalhada.

O fato de a nova pediatra ter identificado um possível atraso na fala baseado apenas em uma palavra pode não ser suficiente para um diagnóstico definitivo. Muitas vezes, é necessário um acompanhamento mais extenso para entender melhor o desenvolvimento da fala e identificar qualquer necessidade específica.

É aconselhável procurar um fonoaudiólogo, que pode realizar uma avaliação completa da fala e da linguagem do seu filho. Esse profissional poderá analisar a situação mais detalhadamente e, se necessário, sugerir intervenções apropriadas.

Aos 4 anos, espera-se que a criança já tenha desenvolvido grande parte das habilidades de fala e linguagem, mas variações são comuns e podem não indicar um problema grave. A avaliação fonoaudiológica é um passo importante para garantir que seu filho receba o suporte adequado.

Não hesite em buscar uma segunda opinião ou um especialista se tiver dúvidas sobre o diagnóstico. Além disso, é sempre útil acompanhar o desenvolvimento da criança e observar se há outras áreas em que ela possa precisar de apoio.

Em uma teleconsulta, você pode esclarecer mais dúvidas e obter orientações específicas para o caso do seu filho. Isso pode ajudar a proporcionar mais tranquilidade e informações sobre os próximos passos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900