Meu filho tem 4 anos e não fala direito não se concentra, mas entende quando falamos, não pega no
8
respostas
Meu filho tem 4 anos e não fala direito não se concentra, mas entende quando falamos, não pega no lápis direito, as vezes tem sonambulismo e parece sempre estar com os pensamentos viajando, tento estimula-lo com atvi mas, demorei percebe isso nele agora que esta na escola a professora veio me alertar, o que devo fazer?
Sugiro que procure ajuda profissional, um Psicólogo ou Neuropediatra, é preciso fazer uma avaliação dos sintomas e comportamentos da criança nos diversos contextos, aos 4 anos é saudável a criança ter a imaginação viva, elas não se concentram, a fantasia é gigantesca, tem medo de escuro, tem poucas habilidades manuais, enfim ... muitas características que você informou é natural e esperadas nessa idade, mas para tirar suas dúvidas e receios procure um profissional que você confie. Abraço!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, é muito importante que você monitore o comportamento do seu filho em casa e continue mantendo contato com a professora dele, pois será necessário que você saiba relatar com a maior precisão possível como ele tem se comportado em diferentes contextos (se você conseguir registrar o que ocorre antes e depois dele apresentar o comportamento que deve ser investigado, melhor ainda). Sugiro veementemente que procure um Psicólogo para realizar uma avaliação Psicológica com seu filho (nesta etapa serão extremamente relevantes as informações obtidas através do monitoramento), a partir desta avaliação o Psicólogo estará apto a elaborar um diagnóstico e um plano de tratamento, o qual invariavelmente incluirá os responsáveis pela criança e, possivelmente, a escola onde estuda. Caso seja necessário o encaminhamento para um profissional de outra especialidade, o Psicólogo não hesitará em fazê-lo.
Abraço!
Psicólogo Derek Kupski Gomes.
Abraço!
Psicólogo Derek Kupski Gomes.
É comum ter receio de buscar ajuda especializada de um psicólogo pois é possível que ainda exista uma certa resistência, baseada em alguns preconceitos. Hoje, trabalhamos com uma visão de promover a saúde psíquica, através de intervenções precoces, que são capazes de prevenir precocemente e tratar transtornos de personalidade. Por isso, é muito importante que os pais estejam alertas sobre o comportamento de seus filhos e possam buscar ajuda assim que identificarem algum comportamento que não está de acordo com o que é esperado no desenvolvimento infantil. Oferecer suporte emocional para seu filho significa um investimento na saúde mental da criança e da família.
Importante é relatar todos estes comportamentos para o pediatra que acompanha seu filho. Cada faixa etária possui marcos de desenvolvimento e espera-se que a criança possa desempenhar estas atividades. Alguns destes marcos encontram-se inclusive na carteira de vacinação do seu filho. Quando o pediatra com o auxílio dos responsáveis verifica que a criança não apresenta tais comportamentos encaminha para outro profissional especializado como o neuropediatra, psicólogo. Algumas crianças demoram mais para realizar algumas tarefas e no futuro conseguem voltar ao desenvolvimento normal da faixa etária. Mas é importante relatar ao pediatra e aos profissionais da escola para que juntos direcionem o melhor caminho para seu filho.
Sugiro também começar com uma consulta ao pediatra, pois neste caso é necessário pesquisar a existência de problemas orgânicos. O médico saberá indicar os especialistas a serem consultados. Diagnosticado ou descartado os problemas orgânicos, o psicólogo deverá ser consultado para que avalie e ajude a criança a se desenvolver em toda sua potencialidade. As crianças se desenvolvem em ritmos diferentes e com a ajuda dos profissionais certos e o amor de seus pais, qualquer dificuldade pode ser superada.
Um abraço ao seu pequeno.
Um abraço ao seu pequeno.
Olá,
Atrasos no desenvolvimento podem estar presentes em algumas patologias como nos transtornos do espectro autismo, transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade, enfim, inúmeras situações podem estar causando atrasos no desenvolvimento.
O ideal seria que você procurasse um neuropediatra para que ele pudesse avaliar seu filho. Se houver alguma patologia a ser diagnosticada, quanto mais cedo for identificada maiores chances de qualquer tratamento adequado ser eficaz.
Atrasos no desenvolvimento podem estar presentes em algumas patologias como nos transtornos do espectro autismo, transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade, enfim, inúmeras situações podem estar causando atrasos no desenvolvimento.
O ideal seria que você procurasse um neuropediatra para que ele pudesse avaliar seu filho. Se houver alguma patologia a ser diagnosticada, quanto mais cedo for identificada maiores chances de qualquer tratamento adequado ser eficaz.
Na maioria das vezes, é na escola que a criança se descobre e é descoberta. Os transtornos sejam de comportamento, desenvolvimento ou aprendizagem, ficam mais visíveis na escola.
A família precisa atentar ao fato que uma vez identificado, uma dificuldade, um transtorno ou um problema de cunho cognitivo, comportamental ou social, deve buscar ajuda de profissionais habilitados. Lembrando que, quanto mais cedo, isso ocorrer, melhor.
A família precisa atentar ao fato que uma vez identificado, uma dificuldade, um transtorno ou um problema de cunho cognitivo, comportamental ou social, deve buscar ajuda de profissionais habilitados. Lembrando que, quanto mais cedo, isso ocorrer, melhor.
Procurar um psicólogo para trabalhar essa dificuldade cognitiva, sendo uma boa opção a Ludoterapia.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Boa tarde! Meu filho tem 5 anos e não quer comer sozinho. Aliás ele nunca quis comer sozinho. Mas como de tudo que coloco no prato, sempre se alimentou muito bem. Mas ainda quer que eu dê na boca dele. Não quer pegar na colher. Sabe usar o garfo e a colher para comer frutas e iogurte, mas quando é a…
- Olá minha filha tem 8 anos, está na segunda série em duas reuniões a professora fala q ela lê muito bem mas tem muita dificuldade em compreender informações implícitas e explicitas está tendo muita dificuldade não consegue entender oque leu e tirando notas baixas percebo que ela não está evoluindo nas…
- Meu filho de apenas 4 anos passou por uma perda recentemente (a vó paterna). Desde então, estou notando o comportamento dele diferente, ele anda agitado (não para um minuto), desobediente e algumas vezes meio agressivo. Estou tendo problema com ele na escola, a professora relatou que ele não tem obedecido…
- Boa noite! tenho um filho sexo masculino com 5 aninhos e ele vive com a mão na boca, isso de alguma forma seria algo para analisar ou é completamente normal? Ele tem hábito de ficar comendo as unhas e com a mão na boca o tempo todo. Me deixa agoniada , queria saber como mudar isso.
- Criança com comportamento desafiador porém tem comportamento diferente na escola e em casa. Em casa é desobediente, agressivo e se irrita facilmente e na escola é quieto, comportado e calado. Isso são características de TOD?
- Olá, minha filha tem 11 anos, é ativa, animada, porém desde pequena noto que tem dificuldades para manter o foco e ter disciplina. Sempre buscamos melhorar esta parte com diversas atividades. As notas na maioria das vezes são baixas, mesmo ensinando de diversas formas ela se recusa a aprender. Percebo…
- Minha filha de 3 anos está dormindo de bumbum pra cima, isso é normal, tem algum motivo pra ela estar dormindo assim?
- Minha filha fez 4 anos e atualmente está chorando muito, não é choro por birra Agora é mudanças e humor e muito choro Estou ficando muito preocupada
- Então minha filha de 5 anos falo que a amiguinha dela que é um pouco mais velha que tocou nas partes dela como devo prosseguir
- Meu filho tem 6 anos, tem muita vergonha de apresentar em publico, junto com os amigos da escola, ele chora muito e se culpa, da para perceber que é doloroso para ele, mesmo conversando com ele, e incentivando não consegue, o que fazer nesse caso?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 115 perguntas sobre Transtornos do comportamento infantil
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.