Meu filho tem 4 anos e está com suspeita de deficit de atenção (não apresenta hiperatividade). É

9 respostas
Meu filho tem 4 anos e está com suspeita de deficit de atenção (não apresenta hiperatividade). É possível que tenha o deficit sem dificuldades de aprendizado? Para diagnosticar o deficit a desatenção tem que ocorrer em mais de um ambiente ou pode ser somente na escola onde há muitos estímulos?
Primeiro, o seu filho é pequeno demais para diagnisticar tal coisa. Pelo contrário, um diagnóstico destes pode atrapalhar bastante o desenvolvimento social dele. Segundo, uma criança que nesta idade se concentra mal é totalmente normal. Se, no entanto, você tem a impressão que ele é intranquilo internamente, por exemplo que rõe unhas ou sofre de insônia, leve à sério. Tem alguma coisa no ambiente do menino que o atrapalha. Evalue a sua própria relação com ele, se você lhe da a atenção suficiente, o ambiente em casa: tem muita briga? Muita televisão? São estas coisas que importam. O comportamento do menino é só um resultado. Mexer nele vai fazer mais mal do que bem.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, bom dia. Então o TDAH deve ocorrer em mais de um ambiente e também pode ter apenas a desatenção sem a hiperatividade como o contrário. Pode ser também que não aja prejuízo no aprendizado. Seu filho tem 4 anos e nessa idade ainda não é possível fazer tal diagnóstico, mas seria importante acompanhar o caso. Converse com o pediatra de seu filho e se possível leve ele em um psicólogo(a) para avaliá-lo. Espero ter ajudado, abraço.
Concordo com vários especialistas aqui, principalmente com o psicólogo Dirk Albrecht. Crianças podem aprender a prestar atenção. Nem tudo é patologia. Não chegam prontas à escola.
Tem havido um exagero, muitas vezes de leigos e ou profissionais de áreas da educação, na avaliação de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Para um diagnóstico responsável e adequado, é necessário a avaliação de profissional capacitado como psicólogos e ou psiquiatras. Esse transtorno tem características específicas e critérios comprovados para sua classificação.
Olá!

Para avaliar se uma criança de 4 anos deve ser diagnosticada com Transtorno de Deficit de Atenção é importante que tal avaliação seja feita por uma equipe multidisciplinar. Somente uma avaliação conjunta e qualificada poderá avaliar se de fato a suspeita sobre o seu filho ter deficit de atenção é coerente.

Não necessariamente falta de atenção na escola significa Transtorno de Deficit de Atenção, mas é importante diante da suspeita e da dificuldade que a Escola indica ter seu filho, você observar como está o seu filho, como é a relação dele com os espaços sociais, como quando esta em situações de lazer, quando está em casa, ou em outros ambientes que ele frequente.

O mais indicado é que marque uma consulta com algum profissional para tirar suas dúvidas. Psicólogos podem auxiliar muito nessas situações, não só de transtorno de atenção, mas como de dificuldade em situações escolares!

Esperto ter ajudado e estou a disposição para mais dúvidas.


Seu filho ainda é muito pequeno para que seja diagnosticado com TDAH. Comportamentos como falta de concentração e foco são normais para essa faixa etária. A agitação excessiva pode estar relacionado com falta de exercícios suficientes para crianças nessa idade, sono insuficiente, respiração bucal, entre outras. Antes de partir para uma medicação, sugiro uma boa avaliação física (sono, meio ambiente, dentista - para avaliação de respiração bucal, ...). Procure seu pediatra e converse com ele sobre outras investigações a serem feitas.
Espero ter ajudado.
Concordo com os colegas acima. Minha única contribuição seria relativa a vivência dos pais com crianças na faixa etária apresentada aqui.

Sem entrar em questões técnicas as crianças entre 3 e 5 anos apresentam os primeiros desafios relacionais para os pais, no contexto da nossa cultura.

É muito natural que, principalmente no caso do primeiro filho ou filha, surjam novos tipos de ansiedade.

Minha indicação nos casos de algum diagnóstico psicológico em crianças nessa idade, antes de mais nada, sugiro que os pais busquem orientação profissional para avaliar se não se trata de ansiedade deles, o que é muito natural.
Aconselho uma avaliação psicológica ou neuropsicológica, mesmo sendo bem pequeno não temos prejuízo fazendo avaliação, agora se existir qualquer possível hipótese de diagnóstico mesmo não sendo um quadro totalmente fechado, pode ser aconselhado estimulação e tratamento, quando mais precoce qualquer estimulação, maiores os ganhos da criança.
Para diagnosticar déficit de Atenção, seria necessário que ocorresse em mais de um lugar! Se for pontual, só na escola por exemplo, pode tentar investigar o porque ele não se concentra lá... será que está desestimulado com a escola? Tem algo na escola que o contraria muito? Criança com 4 anos, é muito novinha para esse diagnóstico tão preciso. É importante tentar sanar essas questões ambientais antes!

Especialistas

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Solange Heckler

Solange Heckler

Psicólogo

Carlos Barbosa

Thais Hernandes Kiesel

Thais Hernandes Kiesel

Psicólogo

Taboão Da Serra

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 440 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.