Meu filho tem 4 anos e desde 1 ano e 8 meses começou a ter amigdalites de repetição foram 7 episódios

3 respostas
Meu filho tem 4 anos e desde 1 ano e 8 meses começou a ter amigdalites de repetição foram 7 episódios entre 2016 e 2017, ficou um ano sem. E este ano está tendo sinusite de repetição foram 4. Tem adenoide 50% e amígdalas tamanho 3. Tem sempre secreção, voz anasalada e catarro. É caso de retirar?
Prezado internauta, as infecções de repetição bem com a hipertrofia de adenoides e amídalas causam grande desconforto na criança chegando a alterar seu crescimento, humor e não apenas altera o aparelho respiratório. Aconselho sim, a conversar com seu otorrino sobre uma possível cirurgia para ele, vocês podem conversar sobre os prós e contras da cirurgia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não necessariamente. Depende do quanto o aumento do tamanho da adenoide e das amigdalas está interferindo na qualidade da respiração e impedindo a drenagem de secreção. Para poder indicar a necessidade ou não da cirurgia, é necessária uma minuciosa avaliação médica por otorrinolaringologista que fará perguntas pertinentes ao quadro relatado e complementará sua avaliação física com um exame de nasofibrolaringoscopia que permite ver ao vivo o tamanho da adenoide e das amigdalas e quanto isto interfere na respiração.
Olá... Em relação a sinusopatias de repetição, antes da indicação cirúrgica, é necessário fazer um levantamento de possíveis fatores que possam contribuir para essas infecções como: presença de rinopatia alérgica não tratada, tabagismo passivo, alterações de imunidade e outras doenças sistêmicas. A indicação cirúrgica é uma possibilidade de tratamento, uma vez que a adenóide pode funcionar como reservatório de bactérias resistentes, mas antes de ser indicada, a criança precisa ser bem avaliada.
Com relação a retirada das amigdalas: como ela não tem mais amigdalites de repetição e não tem distúrbio respiratório do sono, não há indicação amigdalectomia!

Especialistas

Renata Medrado

Renata Medrado

Otorrino

Campo Grande

Agendar uma visita
Pedro de Castro

Pedro de Castro

Otorrino

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Mariana Barroso Scaldini

Mariana Barroso Scaldini

Otorrino

Barbacena

André Torreão Machado

André Torreão Machado

Otorrino

São Paulo

Larissa Martins Watanuki

Larissa Martins Watanuki

Otorrino

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 214 perguntas sobre Amigdalectomia Com Ou Sem Adenoidectomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.