Meu filho tem 4 anos, ainda dorme comigo na cama porque tem um sono muito agitado durante a noite, f

2 respostas
Meu filho tem 4 anos, ainda dorme comigo na cama porque tem um sono muito agitado durante a noite, fala, grita, se levanta, tenho medo dele se machucar ou cair da cama. Durante o dia ele também não para quieto. Estou investigando um possível TDAH, qual a especialidade médica que poderia me prescrever uma medicação pra ajudá-lo a ter um sono melhor?
Boa noite,
geralmente os transtornos do sono são manejados por neuropediatras, psiquiatras ou até mesmo otorrinos.
É necessária uma avaliação detalhada para determinar o que está gerando as alterações de sono no seu pequeno.
Mudar hábitos e manter uma rotina já é um ótimo caminho para início de tratamento!
Um abraço

Olá, entendo sua preocupação com o sono agitado do seu filho e a possibilidade de ele ter TDAH. Primeiramente, é importante saber que o especialista mais indicado para avaliar o caso do seu filho é o neuropediatra. Esse profissional tem o conhecimento necessário para diagnosticar e tratar distúrbios como o TDAH e problemas de sono em crianças.

Antes de pensar em medicação, gostaria de sugerir algumas dicas para melhorar a qualidade do sono do seu filho:

(1) Estabeleça uma rotina: Crie horários regulares para dormir e acordar, inclusive nos fins de semana.
(2) Ambiente adequado: Mantenha o quarto escuro, silencioso e com temperatura confortável.
(3) Rotina antes de dormir: Estabeleça atividades relaxantes antes de dormir, como ler um livro ou ouvir uma música suave.
(4) Evite eletrônicos: Limite o uso de dispositivos eletrônicos pelo menos 1 hora antes de dormir.
(5) Alimentação: Evite oferecer alimentos pesados ou estimulantes, como café e chocolate, antes da hora de dormir.
Se, mesmo após adotar essas medidas, o sono do seu filho continuar agitado, recomendo marcar uma consulta com um neuropediatra para uma avaliação mais detalhada.

Uma opção a ser considerada é a realização de uma teleconsulta, pois é uma forma prática e rápida de obter informações e orientações médicas. Nesta plataforma, há diversos neuropediatras bem avaliados que podem auxiliar no acompanhamento da criança e esclarecer suas dúvidas.

Agradeço sua pergunta e estou à disposição para maiores esclarecimentos. Cuide bem do seu filho e não hesite em buscar ajuda médica sempre que necessário. Lembre-se de que um sono de qualidade é fundamental para o desenvolvimento saudável da criança e, caso haja alguma preocupação, a orientação de um profissional capacitado é indispensável.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800