Meu filho tem 3anos é está apresentando agressividade no colégio,que bater quando tomando os brinque

30 respostas
Meu filho tem 3anos é está apresentando agressividade no colégio,que bater quando tomando os brinquedos da criança,o que devo faze?
Olá! O primeiro passo para enfrentar situação de agressividade é entender o que está acontecendo. A agressividade pode ser usada como uma linguagem infantil específica para extravasar intensos e urgentes sentimentos não percebidos. Outro fator importante é que as crianças se espelham nas atitudes dos outros ao se comportarem. É importante que o ambiente acolha a criança. Por isso, a família pode encorajá-la a expressar verbalmente suas emoções, desenvolvendo sensibilidade aos outros, e ajudá-la a encontrar outras formas de obter o que quer sem ser agressiva. Independentemente do motivo, as atitudes agressivas devem ser cortadas rapidamente para que a criança não se torne um adolescente ou adulto irritadiço e agressivo. Ele deve ter ciência dos limites sociais, busque auxilio de uma psicóloga infantil, ótima semana pra ti!

Olá, é necessário avaliar o que está causando essa agressividade, tente conversar com ele, ele tem 3 anos e já deve manter um diálogo e saber o que está sentindo, não invalide a raiva dele, apenas acolha e tente entender porque ele está com essa raiva e comportamento. Se necessário procure ajuda de um profissional de psicologia ou pedagogo, assim vai ter uma orientação pessoal para identificar se é apenas episódio de raiva ou se há um transtorno por trás desse comportamento.
SEU FILHO DEVE TER ALGUM MOTIVO OCULTO PARA FAZER ISTO, E PARA SABER QUAL É, ELE PRECISA SER ATENDIDO POR UMA PSICANALISTA. EU ATENDO CRIANÇAS ESTOU À DISPOSIÇÕA.nÃO COBRO A PRIMEIRA ENTREVISTA COM OS PAIS E AS ENTREVISTAS SEGUINTE QUEM DEFINE O VALOR É OS PAIS. OK?
Procurar acompanhamento psicológico para a criança com um profissional que escute a família (pai e mãe) também.
Olá! É importante que se compreenda o contexto em que a agressividade surge, afinal é uma expressão dele para algo que sente e não está sabendo lidar de outra maneira. Uma psicóloga poderá te ajudar avaliando quais os pontos do desenvolvimento sócio-emocional que precisam ser trabalhados com ele. Em casa, é importante manter uma postura de acolhimento e interesse com a criança: "por que você está assim?", "o que está sentindo?", "será que você consegue pensar em outro jeito de expressar esse sentimento?". Ao mesmo tempo, estabelecer limites indicando que esse comportamento pode ferir as outras pessoas ou até ele mesmo.
Olá, essas situações de dividir os objetos com outras pessoas, ganhar e perder, parecem simples mas demandam um manejo delicado por parte da criança. Seu filho está novo e no momento isso ainda é um desafio para ele, portanto na ausência de outra solução, ele acaba usando o corpo e o bater como forma de resposta. Sugiro que siga escutando o que ele tem a dizer e transmitindo esses limites e possibilidades no contato com os outras crianças. Importante também a equipe da escola estar disponível para ser sua parceira nesse processo de ajudar seu filho a construir outras respostas.
Olá, é muito importante que você mãe procure orientação de um psicólogo que possa fazer orientação parental. Por trás do comportamento da criança, há sempre uma comunicação. Ele é muito pequeno, não sabe se expressar verbalmente ainda, e não tem habilidades de comunicar, está expressando, provavelmente, através da agressividade. Te faço um convite para olhar e refletir como você está emocionalmente, como está o ambiente de casa, a rotina do dia dele, a noite, o tempo de conexão e qualidade que vocês têm tido juntos. As crianças são como esponjinhas, e muitas vezes refletem no comportamento como sintoma do que acontece em casa. Importante também manter um diálogo com a escola, fazer uma ponte e comunicar, questionar como tem sido o ambiente escolar também. Espero ter te ajudado de alguma forma, fico à disposição. Fiquem bem, abs.
Olá. Para te responder com mais precisão, seria necessário entender um pouco mais do contexto e da queixa dessa agressividade. A princípio, pelo seu relato, é bem comum que crianças nessa faixa etária, respondam dessa forma nessa situação que você relatou por exemplo (batendo em outra criança quando pega o brinquedo). Quando alguém "toma" o brinquedo da mão dele, ele pode sentir isso como algo agressivo, e também responder de forma agressiva. É a forma que ele tem de se comunicar e se "defender", como muitos outros profissionais ja falaram. Aos poucos é importante ir ensinando, de forma gentil e carinhosa que, existem outras maneiras de se defender e se comunicar, que é a linguagem verbal. Os pais e cuidadores podem ir conduzindo e dizendo: "não precisa bater, vocês podem conversar", "vamos tentar resolver conversando", "no amigo a gente faz carinho" etc. Lembrando que a forma como nós, adultos interagimos com as crianças, é a forma que eles aprendem a interagir com mundo. Somos espelhos para eles. Se não houver queixa de uma agressividade maior, importante, que destoa muito das crianças de sua faixa etária, com muitos momentos de raiva, pode ser apenas uma fase, própria do desenvolvimento da faixa etária do seu filho. Se você estiver tendo muita dificuldade para avaliar, ou se entender que a agressividade está sendo muito superior ao esperado, você pode buscar ajuda com um(a) psicologue ou um pediatra que possa te orientar. Espero ter ajudado. Abs.
Olá, como vai?

Antes de tudo, é importante compreender o contexto em que a agressividade do seu filho se manifesta. Isso demanda análise tanto da criança quanto dos cuidadores dela. De maneira geral, podemos dizer que a agressividade é uma parte natural do desenvolvimento infantil. Compreender esse comportamento é fundamental para entender o que está acontecendo na mente da criança, possibilitando a identificação de conflitos emocionais ou problemas de relacionamento que possam estar por trás desse comportamento.
ola, primeiro verificar como ésta o ambiente que voces convivem, se ha muita gritaria, brigas etc e também saber como está este ambiente escolar. Verificando isso e estando tudo dentro da normalidade, o mais adequado seria junto com o pediatra buscar os profissionais adequados, psicologo, terapeuta ocupacional e ate quem sabe um fono para avaliar alguma alteração auditiva que possa estar afetando a criança.
A criança em questão tem apenas 3 anos, não tem os mesmos recursos que outra mais velha que tenha dominio da linguagem, pode ser por esse motivo que atue porque não encontra outra forma de resolver o conflito. Creio que está de acordo com a faixa etária, tentando estabelecer os laços.
Olá! Em relação ao desenvolvimento socioemocional esperado para uma criança de 3 anos, é necessário que se observe que ela está exatamente na passagem de uma comunicação mais corporal para uma mais verbal. Nesse sentido, nessa faixa etária, enquanto algumas crianças já identificam as emoções básicas, fazendo menções aos afetos e sendo capazes de buscar um adulto quando algo as incomoda, outras ainda estão alcançando esse feito. Desse modo, não é infrequente que, diante de frustrações, elas chorem ou fiquem agressivas, pois ainda estão alargando sua capacidade de autorregulação. Contudo, também é durante essa etapa, que a criança costuma sair de um período mais autocentrado para a percepção de que existem outros, com desejos diferentes dos seus, ao seu redor. E essa transição nem sempre é fácil. Desse modo, talvez fosse benéfico buscar ajuda especializada para lhe orientar durante as mudanças. Espero ter ajudado!
Existem diversos recursos para intervir na questão do comportamento agressivo. Por se tratar de uma criança de apenas 3 anos, os responsáveis precisam investir na construção de um relacionamento com ele que inclua claras explicações sobre conduta e limites, sem excluir acolhimento e nem correção. Além disso, estarem sempre atentos para outros fatores importantes que podem contribuir/ influenciar tal comportamento. Recomendo psicoterapia como suporte para enfrentamento dessa situação tendo o olhar e auxilio de um profissional capacitado para preservar o bem estar tanto da criança como dos responsáveis ao planejar intervenções necessárias nessas situações. Coloco-me a disposição!
Primeiro, é importante que você procure ajuda profissional para entender as causas da agressividade do seu filho. Pode ser que ele esteja passando por algum tipo de estresse ou ansiedade que esteja afetando seu comportamento.

Além disso, é importante que você estabeleça limites claros para o seu filho e que o incentive a se comportar de forma adequada. É importante que você também incentive o seu filho a expressar suas emoções de forma adequada e a lidar com as frustrações de forma saudável.

Você também pode procurar ajuda de um terapeuta infantil para ajudar o seu filho a lidar com as suas emoções e a entender melhor o que está acontecendo.
Olá! É importante entender que a agressividade em crianças é um comportamento comum em algumas fases do desenvolvimento, mas também pode ser um sinal de dificuldades emocionais, problemas de comunicação ou de interação social. Para ajudar o seu filho a lidar com a agressividade, é importante:

1. Conversar com ele: explique que bater nos outros não é uma forma adequada de resolver problemas e que existem outras maneiras de se expressar e lidar com as emoções.

2. Estimular a comunicação: se ele está tendo dificuldades para se comunicar, pode estar frustrado e por isso agindo de forma agressiva. Incentive-o a expressar suas emoções e sentimentos de maneira adequada.

3. Estabelecer limites: é importante que ele entenda que existem regras e limites para o comportamento adequado. Converse com ele sobre as consequências de seus atos, sem ser agressivo ou punitivo.

4. Observar o comportamento em casa: tente identificar se existem situações que podem estar contribuindo para a agressividade, como excesso de estresse ou frustração em casa.

Se o comportamento agressivo persistir, pode ser útil buscar a ajuda de um profissional, como um psicólogo infantil, que poderá ajudar a identificar as causas do comportamento e orientar sobre estratégias de manejo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Uma criança de 3 anos ainda não sabe expressar o que está sentindo através de palavras, então utiliza o choro, a mordida, o grito, o bater, etc. Entenda essa agressividade como uma comunicação, de que algo não está indo bem, ele está tentando pedir alguma "falta". Considero importante Psicoterapia para os papais, na tentativa de entender todo o contexto da casa, uma vez que ele pode estar sendo somente um reflexo de tudo. Abraço
Imagino que seja uma situação difícil e preocupante para você. É importante lembrar que a agressividade em crianças pequenas pode ser um comportamento natural e faz parte do desenvolvimento delas. No entanto, é importante conversar sobre esse comportamento com seu filho, ensiná-lo, e criar formas para que ele lide com seus sentimentos de maneira saudável. Você pode conversar com ele sobre como ele se sente, e ajudá-lo a expressar sua raiva de uma maneira que não machuque outras crianças. Além disso, é importante lembrar que os adultos que convivem com seu filho são as referências de comportamento que ele têm, e por isso, é preciso que esses adultos também estejam olhando para o gerenciamento e canalização de sua própria raiva. Você também pode considerar a opção de buscar ajuda profissional, como um psicólogo infantil, que possa ajudá-lo a lidar com o cenário em questão.
Olá, é pertinente que essa criança tenha espaço para se expressar e atrás do relato da criança em questão e relato dos educadores que acompanha a criança também apresentarem seu ponto de vista para assim, se for o caso, procurar acompanhamento psicológico para a criança.
É ideal tentar entender a agressividade dele e validar seus sentimentos. Nessa idade as crianças estão aprendendo a manifestar suas emoções, podendo, por exemplo, morder alguém que gosta.
Ola, entendo que a agressividade em crianças pequenas pode ser preocupante, mas também é uma fase comum do desenvolvimento. Existem algumas estratégias que você pode adotar para ajudar seu filho a lidar com essa agressividade:

1. Comunicação e expressão emocional: Ensine seu filho a expressar suas emoções de maneira adequada, utilizando palavras e expressões faciais. Incentive-o a falar sobre o que o incomoda em vez de recorrer à agressão física.

2. Modelagem de comportamento: Demonstre um comportamento calmo e não agressivo em suas próprias interações. As crianças aprendem muito através da observação dos adultos ao seu redor, então seja um modelo positivo.

3. Estabelecimento de limites: Estabeleça regras claras e consistentes em relação à agressividade, explicando os comportamentos esperados e suas consequências. Seu filho precisa entender que bater não é aceitável e que existem outras formas de resolver conflitos.

4. Ensino de habilidades sociais: Ajude seu filho a desenvolver habilidades sociais adequadas, como compartilhar, esperar sua vez e resolver conflitos de forma pacífica. Role-playing e brincadeiras cooperativas podem ser úteis nesse sentido.

5. Reforço positivo: Reconheça e elogie o comportamento não agressivo do seu filho. Dê atenção e recompensas quando ele utiliza estratégias apropriadas para lidar com a frustração.

No entanto, se a agressividade persistir ou se intensificar, é recomendado buscar a orientação de um psicólogo infantil ou um profissional de saúde mental especializado em crianças. Eles poderão fazer uma avaliação mais detalhada do comportamento do seu filho, fornecer orientação personalizada e desenvolver um plano de intervenção adequado para ajudá-lo a lidar com a agressividade de forma saudável. Espero que tenha ajudado de alguma forma.
Independente da idade do seu filho ou do cenário que se encontra, é importante considerar que o sentimento que gerou o mau comportamento deve ser respeitado, investigado e discutido com ele. O que deve ser reprovado é o ato da agressão, mas nunca o sentimento envolvido.

Pois os sentimentos precisam ser acolhidos e compreendidos pelos pais para serem entendidos ou ressignificados. Após isso, é importante ensinar outras maneiras de expressar a irritação, raiva, ciúmes, frustração ou qualquer que seja o sentimento que o motivou a agir de tal forma.
Olá, tudo bem? Primeiramente, é essencial compreender a situação e o contexto no qual essa agressividade ocorre. Não podemos determinar uma causa específica e única para o comportamento agressivo do seu filho.
Assim, é necessário se perguntar sobre em quais momentos esse comportamento ocorre? Em que locais, apenas na escola ou em outros ambientes? Que situação costuma ocorrer antes da agressão? Como está a rotina da criança? De que forma é o ambiente familiar?

E além disso, verificar se há outros sinais e comportamentos preocupante, atrasos no desenvolvimento, dentre outros. Tente realizar algumas mudanças, mas é importante, nesse caso, buscar um auxílio profissional, de um psicólogo, e ainda, se o mesmo julgar necessário, realizar uma avaliação neuropsicológica para maiores investigações e compreensão do caso.

Espero ter esclarecido e te dado um norte, estou à disposição!

Conte comigo, um abraço!
Bom dia, a agressividade pode ser uma forma dos pequenos expressarem o que estão sentindo ou até mesmo podem estar demonstrando algum comportamento que estejam vendo em algum lugar, seja na escola, na internet, em desenhos/vídeos ou em algum ambiente familiar. Retirar esses estímulos "negativos" e conversar com o seu filho sobre isso poderá ajudar. A primeira infância (0-6 anos) é uma das principais fases do desenvolvimento humano e irá refletir na maneira do seu filho em se relacionar socialmente e expressar suas emoções ao longo da vida, portanto pode ser importante buscar atendimento especializado. É necessária uma avaliação mais detalhada para melhor compreensão e identificação do que pode estar ocasionando este comportamento. Caso o comportamento persista, pode ser indicada a avaliação psicológica, para tal recomendo que busque um profissional da psicologia especializado no atendimento infantil ou até mesmo uma psicoterapia para pais, pois isso pode ajudar no manejo da situação de uma maneira saudável. Algumas escolas possuem serviço de psicologia e isso poderá ser uma porta de entrada para receber o atendimento. Caso busque psicoterapia para pais, fico à disposição.
Olá! É interessante que procure o auxílio de um psicólogo infantil para que compreendam o porquê desses comportamentos agressivos e qual a melhor forma de manejar a situação. Existem também algumas estratégias que podem auxiliar, como acolher as emoções que a criança manifesta, manter uma postura empática e voltada ao diálogo, estabelecer regras e limites, elogiar quando a criança apresentar comportamentos adequados… No mais, é importante investigar o contexto escolar para identificar o que antecede essa agressividade. Espero ter ajudado, fico à disposição!
Olá, tudo bem?
É importante abordar a agressividade do seu filho de forma cuidadosa. Aqui estão algumas etapas que você pode considerar:

Comunique-se: Converse com seu filho sobre seu comportamento e explique por que é errado bater ou tomar os brinquedos dos outros. Use uma linguagem simples e adequada à idade dele.

Ensine empatia: Ajude-o a entender como os outros se sentem quando ele se comporta dessa maneira. Pergunte como ele se sentiria se alguém fizesse isso com ele.

Estabeleça limites: Deixe claro que a agressão não é aceitável e defina consequências apropriadas, como tempo limite ou perda de privilégios.

Modelo de comportamento: Demonstre comportamento gentil e respeitoso em casa para que ele possa aprender com o seu exemplo.

Reforce o compartilhamento: Ensine-o a compartilhar brinquedos e a resolver conflitos de forma pacífica.

Observe o ambiente: Avalie se algo no ambiente da escola ou em casa pode estar contribuindo para o comportamento agressivo. Se necessário, fale com os professores para obter insights adicionais.

Procure ajuda profissional: Se o comportamento persistir ou piorar, considere procurar orientação de um psicólogo infantil ou terapeuta para ajudar a entender e abordar as causas subjacentes da agressividade.

Lembre-se de que a paciência e a consistência são essenciais ao lidar com comportamentos desafiadores em crianças.

Conte comigo para ajudar.
Christine
Recomendo que você procure um psicoterapeuta com abordagem mais familiar para conseguir trabalhar com vocês. Criança, Pai e mãe. Abraço!
A agressividade em crianças pequenas pode ser uma expressão de frustração ou dificuldade em lidar com emoções. É crucial abordar essa questão de maneira sensível. Inicie conversando com seu filho sobre sentimentos e incentive-o a expressar suas emoções de maneira verbal. Além disso, ensine técnicas de resolução de conflitos, como compartilhar e pedir turnos para brincar. Reforce o comportamento positivo e elogie quando ele lida bem com as situações. Além disso, considere consultar um pediatra ou um psicólogo infantil para uma avaliação mais aprofundada e orientação específica sobre como lidar com esse comportamento.
Busque compreender, junto à escola, o que pode estar ocorrendo nesse espaço de convivência do seu filho. Em seguida, procure auxílio profissional, de um psicólogo infantil, para que possam ajudá-lo a lidar com o que está ocorrendo. Abçs
Olá, tudo bem?
É muito importante que você entenda ou procure investigar os motivos que estão levando seu filho ter esse comportamento. O comportamento pode estar vindo de frustrações, por estar aprendente a lidar com as emoções ou até mesmo reflexo de ambientes que ele está convivendo.
Converse com os professores dele, na escola, investigue como está sendo os comportamentos das pessoas ao redor dele.
Além disso, aconselho encaminhar para um psicológo infantil, assim ambos terão um retorno melhor.
Abraços,
Lidar com comportamentos agressivos em crianças requer paciência, compreensão e estratégias adequadas. Aqui estão algumas dicas para ajudar você a enfrentar essa situação:

Entenda a Atitude Agressiva:
A agressividade é uma emoção natural, mas é importante ajudar a criança a gerenciar esses impulsos.
Por trás do comportamento violento, estão emoções como frustração, raiva, medo e vergonha.
Contextos e Causas:
Ambiente familiar: Tensões e conflitos em casa podem influenciar negativamente o comportamento da criança.
Mídia violenta: Jogos e programas violentos podem induzir agressividade.
Falta de socialização: A ausência de interações sociais adequadas pode gerar comportamento agressivo.
Na Escola:
Comunique-se com os professores: Trabalhe em conjunto com os educadores para entender o contexto escolar e as situações específicas em que a agressividade ocorre.
Observe padrões: Identifique se há momentos específicos ou desencadeadores para o comportamento agressivo.
Estratégias para Lidar com a Agressividade:
Redirecione a atenção: Quando ele mostrar agressividade, distraia-o com outra atividade ou brinquedo.
Ensine habilidades sociais: Ajude-o a expressar emoções de maneira mais adequada.
Promova o exercício físico: Atividades físicas ajudam a liberar energia e melhorar o controle emocional.
Reforço Positivo:
Elogie e recompense o bom comportamento.
Mostre que a agressividade não é a única maneira de lidar com emoções.
Lembre-se de que cada criança é única, e a abordagem deve ser adaptada ao seu filho. Se a agressividade persistir, considere consultar um profissional para orientação específica.