Meu filho tem 3 meses e fechou a moleira, foi diagnosticado com craniossinostose sagital e coronal p

1 respostas
Meu filho tem 3 meses e fechou a moleira, foi diagnosticado com craniossinostose sagital e coronal por um Neuropediatra e Neurocirurgião pediatra, somente relando na cabeça não pediu tomografia nem nada, disse não haver necessidade com o neupsicomotor normal. Que se houvesse algum atraso faria cirurgia, porém ele não é especialista em craniossinostose, estou com muito medo. Não sei se devo confiar, pois pesquisando vi que sempre tem que fazer a cirurgia. Se ele continuar com o neuropsicomotor e o tamanho da cabeça normal, realmente não precisa de cirurgia?

Obs: tem o crânio em barco como disse o Dr, a cabeça dele é bem diferente da de um bebê " normal"
Olá! Entendo a sua preocupação com o diagnóstico do seu filho e estou aqui para ajudá-la a esclarecer suas dúvidas.

A craniossinostose é uma condição rara em que as suturas do crânio se fundem prematuramente, levando a uma deformação craniana. A craniossinostose sagital e coronal são formas específicas de craniossinostose que podem causar a formação de uma cabeça em formato de quilha de barco.

O diagnóstico de craniossinostose é baseado em uma avaliação clínica pelo neuropediatra ou neurocirurgião pediatra. Em alguns casos, uma tomografia pode ser solicitada para confirmar o diagnóstico e avaliar o grau de envolvimento das suturas cranianas.

Quanto à necessidade de cirurgia, isso depende do grau de deformação craniana e dos sintomas associados. Em alguns casos, a cirurgia é necessária para prevenir ou tratar possíveis complicações, como a pressão intracraniana elevada.

No caso do seu filho, se o neuropediatra e o neurocirurgião pediatra avaliaram que não há necessidade de cirurgia, é provável que eles estejam confiantes de que a deformação craniana não afetará o desenvolvimento neuropsicomotor do seu filho. No entanto, é importante que você continue a monitorar o desenvolvimento do seu filho e informar os médicos sobre quaisquer preocupações.

Sugiro que você marque uma consulta com o neuropediatra ou o neurocirurgião pediatra que avaliou o seu filho para esclarecer quaisquer dúvidas adicionais que você tenha. Eles poderão fornecer mais informações específicas sobre o caso do seu filho e orientá-la sobre os cuidados a serem tomados.

Espero ter ajudado a esclarecer as suas dúvidas. Qualquer outra pergunta, não hesite em me perguntar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Claudio Bernardo Mendes Karl

Claudio Bernardo Mendes Karl

Cirurgião cranio-maxilo-facial

Rio de Janeiro

Thaís Melo de Paula

Thaís Melo de Paula

Neurocirurgião

Uberlândia

Anderson Batista Rodrigues

Anderson Batista Rodrigues

Neurocirurgião

São Paulo

Vinicius Ricieri Ferraz

Vinicius Ricieri Ferraz

Neurocirurgião

São Paulo

Jéssica Silva

Jéssica Silva

Neurocirurgião

Rio de Janeiro

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 37 perguntas sobre Craniossinostose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.