Meu filho tem 3 anos e oito meses. Nunca teve nenhum tipo de convulsão. É inteligente e está desenvo

1 respostas
Meu filho tem 3 anos e oito meses. Nunca teve nenhum tipo de convulsão. É inteligente e está desenvolvendo super bem! Mas tem apresentado ao dormir alguns espasmos tipos um choque um susto! Isso durante o início do sono. Depois ou durante o dia não apresenta. Mas o pai dele tem epilepsia desde dos 10 anos de idade. Pode ser o início dessa doença ou só algo do sono?
Entendo perfeitamente a sua preocupação. Quando observamos algo incomum em nosso filho, naturalmente ficamos em alerta, ainda mais quando temos histórico de alguma doença na família.

Pelo que você descreve, o que seu filho está apresentando são espasmos que ocorrem durante o início do sono. Isso pode estar relacionado com uma condição chamada de mioclonia benigna do sono, que é bastante comum e, como o nome já diz, benigna. Ela se caracteriza por espasmos ou "sustos" que ocorrem justamente no momento em que a criança está começando a dormir.

Por outro lado, a epilepsia é uma condição bastante diversificada e, embora haja algum componente genético em determinadas formas de epilepsia, não significa que seu filho necessariamente desenvolverá a condição porque o pai tem. Além disso, as manifestações clínicas da epilepsia são muito variadas, e os espasmos no início do sono não costumam ser uma característica típica dessa doença.

No entanto, apesar das probabilidades de ser uma epilepsia serem remotas com base no que você me contou, é sempre bom procurar a orientação de um profissional para esclarecer suas dúvidas e observar a evolução do quadro.

Uma consulta com um neuropediatra seria uma ótima opção. Lembre-se que você pode utilizar a teleconsulta para isso. Assim, você tem a oportunidade de conversar com um profissional sem precisar sair de casa, o que facilita bastante, principalmente em tempos de pandemia.

Espero ter conseguido tranquilizá-la um pouco. Lembre-se: o importante é sempre buscar ajuda quando temos dúvidas sobre a saúde dos nossos pequenos. Agradeço pela sua pergunta e estou à disposição para qualquer esclarecimento adicional. Cuide bem de seu filho e de você!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!