Meu filho tem 3 anos e não gosta de outras crianças da idade dele ou menores é comum e por que isso

9 respostas
Meu filho tem 3 anos e não gosta de outras crianças da idade dele ou menores é comum e por que isso acontece?
Essa observação isoladamente é muito pouco para avaliar. É importante perceber como é a relação com outras pessoas, se faz contato visual, se seu filho tem flexibilidade e aceita mudanças na rotina, se tem algumas manias ou estereotipias. Devemos também avaliar fases de aquisição do desenvolvimento infantil como andar, falar, desfralde, entre outros.
Acredito que uma boa conversa com o seu pediatra vá ajudar muito. Caso ainda se sinta insegura procure uma segunda opinião.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Esta é uma idade em que a criança tende a ser mais independente. Dar suporte para suas próprias descobertas é muito importante também para que ela se sinta confiante para desenvolver habilidades sociais. A intuição de mãe, porém, deve ser levada em conta. Uma avaliação pode ajudar a ampliar horizontes. Um abraço!
Como ela manifesta isto? Como você sabe que ela não gosta? Chora? Se esconde? Vai para o colo dos familiares? Aceita brincar com crianças maiores? Disputa por brinquedos? É filho único? Perceba que não há uma linha reta entre atitude da criança e um problema instalado! muita coisa entra em jogo. Se ele gosta de brincas com crianças maiores, saiba que isto é possível. Crianças maiores sabem brincadeiras legais!
Analise as respostas dos especialistas acima e decida-se pela que você tem condições de seguir primeiro. Fale com o pediatra dele. Se ele também se preocupar, siga o parecer de outros especialistas.
Olá!
Este "não gostar" a que você se refere, em que contexto seria? Escolar, Familiar?
Porque na verdade crianças com esta idade já começam a ter suas preferências de amizades, tormam- se mais independentes entre outros. Porém é uma fase onde há um egocentrismo intenso. Não por serem egoístas mas porque ainda não possuem maturidade para compreender o sentimento e/ou a necessidade do outro. Por exemplo, se observarmos numa pré escola enquanto brincam, podem até estarem próximos, mas sempre brincando individualmente com seus brinquedos, é a fase onde um coleguinha não empresta brinquedo pro outro e tira brinquedo das mãos do colega e por ai vai..
Acontece até mesmo em relação aos pais e principalmente com a mãe, onde o filho com esta idade não permite de forma alguma que outra criança de sua idade ou bebê se aproxime de sua mãe, demonstrando uma empatia. Espero ter respondido à sua pergu tá. Boa sorte!
Olá, é importante uma análise mais aprofundada sobre esse "não gostar" de seu filho com relação a outras crianças. As relações entre mãe-pai-criança ou cuidadores podem ter uma grande influência sobre o comportamento infantil no meio social e vice versa. A (o) psicanalista/psicóloga (o) podem ser um meio facilitador para juntas buscarem esses "porquês" de acordo com os seus contextos e histórico de vida.
Parece que você se queixa de uma dificuldade de socialização. Pode ser que ele seja muito apegado aos pais. É importante que ele tenha várias oportunidades de conviver com outras crianças, irmãos, primos ou na escolinha. E que os pais não realizem todos os desejos da criança, para que ela possa começar a querer, desejar outras coisa e outras pessoas. Entretanto, só uma consulta com um especialista pode lhe dar um auxílio mais
eficaz.
Olá,
Entre 2 e 3 anos, geralmente (lembrando que o desenvolvimento de cada criança é único), as crianças estão deixando de ser bebês e ampliando sua percepção de ser um indivíduo.
É uma fase linda de descobertas, mas pode trazer algumas dificuldades de relacionamento, sobretudo com pessoas mais próximas.
É a chamada "adolescência da primeira infância".
Aparecem os muitos "Não!", "É meu!", etc....
Então, quando você coloca que seu filho não gosta de crianças menores, é preciso maior esclarecimento para saber se isso faz parte dessa etapa ou se trata-se de alguma dificuldade de interação com outras crianças.
Penso que é importante atentar-se também para o nome que você vai dando para o que observa em seu filho.... pois os adultos vão ensinando às crianças os nomes que os sentimentos têm.
Será que o nome disso que seu filho está vivendo é "não gosta." ?
Talvez fosse realmente importante procurar um profissional que possa ajudar nessas reflexões e na avaliação de alguma dificuldade, caso ela exista.
Abraço
Patricia Vendramim
Olá, é comum acontecer este tipo de conflito entre crianças nesta idade (3 anos) e outras crianças com idades menores quando estão num mesmo ciclo de convivência, a exemplo de irmãos. É como se o maior acreditasse que estaria correndo risco de perder afeto dos responsáveis com a chegada do menor. No entanto, aconselho buscar orientação profissional, pois quando a agressividade é muito grande e em contexto que não justifica tal comportamento, necessita de acompanhamento. A Psicoterapia infantil pode ajudar.
Olá, 3 anos é uma fase na qual a criança não precisa tanto da mãe, mas a mesmo tempo é um fase muito individualista, sente ciumes da mãe e das pessoas próximas, não gosta que outras crianças peguem os seus objetos(principalmente brinquedos). Mas nessa fase é importante o papel da mãe ou do adulto que passa a maior parte do tempo em chamar a atenção da criança até que a mesma passe a aceitar. Só com essa descrição é difícil dizer se existe alguma síndrome ou problema como autismo ou coisa do tipo. Sugiro uma avaliação psicológica, inclusive para ajudar os pais a como proceder. Procure um psicólogo infantil para ajudar seu filho e vocês como proceder quando acontecer.

Especialistas

Marcielen Santana

Marcielen Santana

Psicopedagogo

Porto Alegre

Geovana Souza Lima

Geovana Souza Lima

Psicólogo

São Paulo

Maisa Manhães

Maisa Manhães

Psicopedagogo

Rio de Janeiro

Ana Rita Ferreira Lima

Ana Rita Ferreira Lima

Psicólogo

Teresina

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 115 perguntas sobre Transtornos do comportamento infantil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.