Meu filho tem 3 anos e já desfraldou desde os 2 anos. Ele voltou a fazer xixi na roupa, as vezes sen

5 respostas
Meu filho tem 3 anos e já desfraldou desde os 2 anos. Ele voltou a fazer xixi na roupa, as vezes sentado no meu colo ou no sofá. Até mesmo em frente ao vaso. Normalmente quando ele faz xixi no chão, vai me avisar que fez no chão. Mas ele compreende e sabe exatamente onde fazer. Quando ele chora muito e fica irritado, na hora faz xixi. Na creche, as professoras dizem que ele pede para ir ao banheiro. Em casa asa ele não pede, porque sabe ir sozinho. Será que devo me preocupar com algum evento estressante ou traumático ou somente é fase já que ele só tem 3 anos? O comportmanrto dele também mudou um pouco. Ele está mais desobediente.
Pelo teu relato houve uma regressão no comportamento dele. Não necessariamente houve um trauma, mas valeria avaliar o que motivou a mudança e desenvolver estratégias para melhor ajudá-lo no processo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Infelizmente é difícil definir o que houve apenas com esse relato, mas considero importante buscar um psicólogo/ psicanalista para que possa avaliar o caso de forma mais detalhada para dessa forma construir o que possa ter ocasionado essa mudança comportamental em casa e a partir disso intervenções. Espero ter ajudado, estou à disposição!
É normal que crianças pequenas, mesmo após terem desfraldado, apresentem regressões no controle da bexiga. O comportamento do seu filho, que voltou a fazer xixi na roupa, pode ser devido a várias razões. Isso pode ocorrer em momentos de estresse, mudanças na rotina ou novas experiências, como a chegada de um irmão ou mudanças na creche. Além disso, fazer xixi quando está muito irritado pode ser uma forma de expressar desconforto emocional, indicando que ele ainda está aprendendo a lidar com suas emoções.

É importante manter a calma e não reagir com frustração. Tente conversar com ele para entender o que pode estar o incomodando e estabeleça uma rotina em torno do uso do banheiro, oferecendo lembretes suaves. O reforço positivo, elogiando-o quando usa o banheiro corretamente, também pode ser benéfico.

Se o comportamento persistir ou se você notar outras dificuldades emocionais ou comportamentais significativas, pode ser útil buscar a ajuda de um psicólogo ou um psicanalista. Esses profissionais podem ajudar a entender melhor as emoções do seu filho e oferecer orientações adequadas. Além disso, a orientação parental pode ser uma boa opção para ajudá-la a lidar com essa situação de forma eficaz e a fortalecer o vínculo com seu filho durante essa fase.
É importante observar que o comportamento de voltar a fazer xixi na cama (enurese) pode estar relacionado a várias causas, incluindo mudanças na rotina, ansiedade, ou mesmo questões de desenvolvimento emocional.
Houve alguma mudança na rotina dessa criança? Ele é filho único? Houve nascimento de um irmão ou outro fator que possa ter causado estresse. Mas é bom, conversar com a criança, de modo que não se sinta envergonhada ou punida por fazer xixi na cama. A abordagem deve ser compreensiva e sem pressão, reforçando a autoestima da criança.
Estabelecer uma rotinas consistentes: de ir com a criança ao banheiro antes de dormir e evitar consumo excessivo de líquidos à noite.
E conversar com a criança para ver se há algo na creche que a esteja incomodando ou assustando, o que poderia estar influenciando o comportamento de pedir para ir ao banheiro, já que em casa não há esse comportamento. Se o comportamento persistir, seria interessante considerar uma avaliação pediátrica para descartar possíveis causas físicas.

Espero que tenha ajudado!
Olá! Se ele já é uma criança que compreende e sabe como fazer e ele não quiser te comunicar o motivo dessa mudança talvez valha a pena levá-lo a um psicólogo para que ele se sinta mais seguro para trabalhar suas questões. É normal que crianças desobedeçam, pois isso tem a ver com o processo de diferenciação das figuras paternas. Se a questão está te causando muitas preocupações e angústia procure um profissional de confiança em sua cidade para levá-lo. Um abraço!

Especialistas

Larissa Gabriela Pereira

Larissa Gabriela Pereira

Psicólogo

São Roque

Thaiane Diniz

Thaiane Diniz

Psicólogo

Campinas

Franciele Ferreira Santos

Franciele Ferreira Santos

Psicólogo

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 42 perguntas sobre Encoprese
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.