Meu filho tem 3 anos e 9 meses. Colocou a válvula com 50 dias de vida, obstruiu com 1 ano e 3 meses

2 respostas
Meu filho tem 3 anos e 9 meses. Colocou a válvula com 50 dias de vida, obstruiu com 1 ano e 3 meses e foi trocada e agora com 3 años e 9 meses teve de trocar novamente. Isso é normal?
A válvula para correção de hidrocefalia (ou como chamamos, derivação ventrículo-peritoneal) pode necessitar de trocas ao longo da vida. A quantidade e a frequência das trocas dependerá de alguns fatores: crescimento do paciente (ficando a válvula pequena ou incompatível com o momento da criança), obstrução dos catéteres ou até mesmo rejeição.
Quanto mais jovem é o paciente no momento da primeira derivação, mais comum é a necessidade de troca.
Sugiro esclarecer as dúvidas com o neurocirurgião do seu filho e avaliar com ele se nesse caso haveria indicação de algum procedimento definitivo e sem prótese, tal como a terceiro ventriculostomia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A DVP (derivação ventriculoperitoneal) assim como os outros sistemas de derivação utilizados na Neurocirurgia são dispositivos mecânicos que utilizam princípios hidráulicos para funcionamento. Uma série de causas que podem causar mal funcionamento, posição inadequada do cateter intracraniano, infecção, quebra do sistema, múltiplas cirurgias abdominais, quadro de distenção abdominal, entre outros. Uma vez observado o mal funcionamento deve ser feita investigação da causa e tentado tratar a causa, na falha do sistema, normalmente é necessário ser trocado. Uma vez solucionado todos os problemas não é necessário fazer troca preventiva ou novas cirurgias. Importante sempre fazer acompanhamento regular com médico especialista.

Especialistas

Victor Cintra

Victor Cintra

Neurologista

Belo Horizonte

Samuel Miranda de Moura

Samuel Miranda de Moura

Neurocirurgião

Petrolina

Nadja Cappellesso

Nadja Cappellesso

Neurologista

Redenção

Thaís Melo de Paula

Thaís Melo de Paula

Neurocirurgião

Uberlândia

Rairis Barbosa

Rairis Barbosa

Neurologista

São Paulo

Marcello Weynes Barros Silva

Marcello Weynes Barros Silva

Neurocirurgião

Sobral

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 701 perguntas sobre Hidrocefalia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.