Meu filho tem 2anos. 4 meses e fala só com gestos ele só sabe fl não e aí mamãe ele fl nai devo me p

2 respostas
Meu filho tem 2anos. 4 meses e fala só com gestos ele só sabe fl não e aí mamãe ele fl nai devo me preocupar ele fica nervoso quando n consegue ele bate a mãozinha no meu braço e me mostra o que ele quer ele sabe as cores perguntando ele mostra jogo da memória ele sabe os animais ele sabe tudo do não fala mais conversa em gestos estou com medo de n poder falar
Dra. Nathalia Correia Krause Santos
Geneticista, Pediatra
Rio de Janeiro
Uma criança dessa idade já deveria estar apto a falar e estabelecer alguma forma de comunicação. Procure um pediatra que seja de confiança para avaliar histórico prévio dele, se há algum outro atraso de desenvolvimento, fatores de risco ou alterações sugestivas de transtorno de espectro autista, etc e solicitar os exames iniciais necessários para começar a avaliação, além de proceder o encaminhamento para fonoaudiologia e demais terapias que sejam necessárias.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lázaro Inácio Araújo Rodrigues
Pediatra, Neurologista pediátrico
Salvador
A preocupação expressa no texto selecionado é comum entre pais de crianças pequenas. Aos 2 anos e 4 meses, muitas crianças já começam a formar frases simples e a se comunicar verbalmente, além de gestos. No entanto, cada criança se desenvolve em seu próprio ritmo, e algumas podem levar mais tempo para começar a falar.

Aqui estão alguns pontos importantes a considerar:
- **Desenvolvimento Individual**: Algumas crianças podem ser mais focadas no desenvolvimento motor e podem falar mais tarde.
- **Comunicação Alternativa**: O uso de gestos é uma forma válida de comunicação e pode ser um sinal de que a criança está tentando se expressar.
- **Observação**: Se a criança entende instruções e se comunica de outras formas, isso pode ser um bom sinal de desenvolvimento cognitivo.
- **Consulta Profissional**: É recomendável consultar um pediatra ou fonoaudiólogo para avaliar o desenvolvimento da linguagem e descartar qualquer possível atraso.

Se a criança parece frustrada por não conseguir se comunicar verbalmente e isso está afetando seu comportamento, uma avaliação profissional pode ajudar a entender melhor a situação e a oferecer estratégias de suporte adequadas. É importante lembrar que cada criança é única e que o apoio e a paciência são fundamentais durante o desenvolvimento da fala.

Especialistas

Ana Gabrielly Soares de Oliveira

Ana Gabrielly Soares de Oliveira

Fonoaudiólogo

João Pessoa

Caroline Stefani Dias Basso

Caroline Stefani Dias Basso

Fonoaudiólogo

Catanduva

Mariana De Oliveira Junger

Mariana De Oliveira Junger

Fonoaudiólogo

Nova Friburgo

Dayane Moraes

Dayane Moraes

Fonoaudiólogo

Aracaju

Flávia Ferreira

Flávia Ferreira

Fonoaudiólogo

Aracaju

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 29 perguntas sobre Transtornos Do Desenvolvimento Da Linguagem
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.